2 fotos

Nome: Milene Veiga. Idade: 28 anos. Carreira: Sou modelo há quase 13 anos. No primeiro desfile da Moda Lisboa tinha 16 anos. Desfilei pelo Sangue Novo (plataforma que dá espaço aos novos criadores), no Convento do Beato. Aqui já fiz os estilistas todos. Lá fora fiz showroom para a Kenzo, Galliano, Yves Saint Laurent e alguns editoriais de moda. Percalços na passerelle? Já fiquei sem sapatos. O sapato era grande e tive de o tirar na passerelle. Como é a vida de modelo? São muitas horas à espera do desfile. Costumo ler, ouvir música, conviver. Há muito pessoal aqui que só vemos de 6 em 6 meses. Estas ocasiões são boas porque voltamos a ver pessoas que não vemos durante o ano. Último trabalho antes de estar aqui? Estive a fazer um catálogo no Porto para a marca Spacio na sexta-feira passada. Para onde vai a seguir? A seguir ainda não sei.

2 fotos

Nome: Fernando Cabral. Idade: 27 anos. Carreira: Comecei em 2010. Tenho um irmão mais velho que já faz isto há muito tempo. Vim assistir a um desfile dele aqui na Moda Lisboa e estavam cá uns criadores de Angola. Precisavam de modelos africanos e convidaram-me para fazer parte do desfile. Depois fiz uma campanha da H&M e aí foi o boomO melhor de ser modelo? Viajas muito, conheces muitas cidades e acabas por fazer muitos amigos. É um meio bonito. Técnica para andar na passerelle: acho que não há. Tens de fixar um ponto e vais em frente. Último trabalho antes de estar aqui? Estive em Estocolmo a fotografar. Para onde vais a seguir? Vou trabalhar em Nova Iorque, mas não digo o que é. Os trabalhos só se revelam quando já estão fotografados. Só falo dos meus trabalhos quando já os fiz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 fotos

Nome: Amilna Estevão. Idade: 16 anos. Carreira: Participei no Elite Model Look Angola, fui a vencedora, participei na China e depois explodi (risos). Isto foi há um ano e meio. Comecei agora a carreira internacional. Fiz Nova Iorque, Milão, Londres e Paris. Para que designers desfilou? Fiz Prada. Foi lindo. Eles raramente têm meninas negras a desfilar. Como foi quando soube que tinha sido escolhida? No princípio estava exausta, porque fiquei cinco horas até dizerem se aceitavam ou não. Disseram-me para voltar no outro dia, eu voltei, já estava quase na hora do show e ainda nem me tinham escolhido para fazer o fitting (as provas de roupa). Não sabia o que fazer. Mas depois foi uma emoção. Conheci a Miss Prada, conheci e Karlie Kloss, a Cara Delevigne, a Kendall Jenner, muitas modelos. Desfilei para a Fendi, Alexander Wang, Balenciaga, entre outros. Para onde vais a seguir? Vou voltar para Paris. Saudades? Tenho muitas saudades de casa. Do meu pai, da minha mãe, da minha família e principalmente dos meus irmãos. Em que pensa quando está a desfilar? É focar algo, penso em tudo de bom, tudo o que me põe alegre e dou o meu melhor. Quero ser uma top model.

2 fotos

Nome: João Sousa. Idade: 22 anos. Carreira: Comecei no casting Elite Model Look de 2013. Depois do concurso, fui para Milão e começou a carreira internacional. Não desfilei para muita gente internacionalmente, mas lembro-me de um em especial: Corneliani em Florença. É uma cidade bastante bonita. Como são passadas as horas antes do desfile? Na internet, a comer maçãs e a beber água (risos). Um desfile especial? Provavelmente Júlio Torcato no último Portugal Fashion que fiz, pela roupa que vestimos. Foi a primeira vez que desfilei fatos. Fica sempre na memória, até porque os fatos tinham características e ideias novas.

Luís Pereira, diretor de casting e chefe de bastidores

Moda Lisboa, modelo, modalisboa, modelos, moda,

Luís Pereira

Nome: Luís Pereira. Idade: 48 anos. Carreira: Comecei como manequim, depois tornei-me produtor de eventos, assistente de vários coreógrafos, chefe de camarins, trabalhei em São Paulo, Paris, etc. Hoje sou diretor de casting e chefe de bastidores. O que é essencial num manequim? Para mim, o mais importante é as medidas e a forma como desfila. As feições da cara também são importantes. Tem de ser leve, não ter muito peito, ter uma medida de anca no máximo 88. Quando escolho as manequins, tento sempre que não sejam todas iguais. Quero que sejam versáteis, mas que tenham andares diferentes na forma de lançar a perna, por exemplo. Mas o essencial é ser profissional e gostar do que se está a fazer. Como são os castings? Eu faço um casting para 19 desfiles que são completamente diferentes uns dos outros. Tenho de ter vários géneros de manequins. Alguns criadores só querem ter manequins jovens, outros não. Cada um tem um estilo diferente. E os tamanhos perfeitos? Acho que os tamanhos ideias nunca vão mudar. O tamanho 36 é o que fica bem. Para mim, a mulher perfeita veste o 36.