829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Chefs

Lifestyle

Chefs on Fire pop-up Aveiro

O fogo não para. Depois de Santarém ter acolhido, no princípio do mês, a mais recente edição pop-up do festival, é agora a vez de Aveiro receber o Chefs on Fire nos dias 19, 20 e 21 de julho.
Chefs

"É na casa dos chefs que os conhecemos" 

Lançou agora o livro "Chefs Sem Reservas — Terceiro Prato" e, em entrevista, Nelson Marques reflete sobre a gastronomia atual, confessa hábitos e vícios e conta histórias de bastidores.
Lifestyle

Chefs on Fire pop-up Santarém

É já em julho, nos dias 5, 6 e 7, que o Jardim das Portas do Sol, em Santarém, acolhe mais uma edição pop-up do festival que tem levado chefs de renome a fazer fogueiras por todo o país.
Culinária

Chefs portugueses promovem gastronomia nos EUA

Os chefs Alexandre Silva e André Cruz protagonizam uma ação de promoção da gastronomia portuguesa em São Francisco, na Califórnia, com um jantar de sabores tradicionais. 
Chefs

“Só tinha homens no júri e disse 'não pode ser'"

No ano em que o concurso Chefe do Ano faz 35 anos, Paulo Amado fala de mudança, da influencia da sociedade na gastronomia e do impacto positivo que quer ter na mesma, com os eventos que lidera.
Noticiário

4h. Biden anuncia construção de cais em Gaza

Revelação feita pelo presidente norte-americano no discurso do Estado da União. Ainda neste jornal, o volume de comércio que passou pelo Canal do Suez caiu 50% nos dois primeiros meses de 2024.
Comida

Festival reúne restaurantes do Alentejo e Ribatejo

Food Love Fest tem como objetivo destacar a gastronomia das regiões do Ribatejo e Alentejo e também promover o talento de uma nova geração de cozinheiros. Festival irá decorrer em 12 localidades.
Mesa para 4

O frango assado matou a codorniz?

Sempre foi petisco de tasca e tem sido ignorado pelas gerações mais novas, que preferem frangos assados ou fritos. Um episódio feito com frigideira ao lume para criar um prato simples e delicioso.
Guia Michelin

Guia Michelin: 7 chefs preparam o jantar da gala

Depois de deixar o Vistas, Rui Silvestre sai da lista de chefs que vão preparar o jantar da gala do Guia Michelin em Portugal. Junto de Dieter Koschina está João Oliveira e mais cinco chefs.
Mesa para 4

Uma espécie de canja com espinafres

A sugestão de refeição do Chef Leopoldo Calhau, que mostra o espinafre é verdura para qualquer prato. Ressalta que o legume é versátil e que se pode comer com outros tantos ingredientes à mistura.
Mesa para 4

Vai um gelado de nata com alho francês salteado?

A sugestão de entrada do Chef Leopoldo Calhau, com sal e pimenta. O alho francês tornou-se versátil e pode ser o elemento principal de um prato. Cozido, grelhado ou em molhos, o segredo é o corte.
Mesa para 4

Vieiras e mioleira, "mar e terra" como Portugal

Uma combinação improvável que até faz sentido, num refugado de tomate triturado. O Chef Leopoldo Calhau aconselha a selar a vieira rapidamente, como se frita um bife, para ficar com melhor textura.
… em 40 minutos

“A segunda estrela Michelin trouxe muita inveja"

Dos EUA, com passagem por Londres e Austrália, o chef Henrique Sá Pessoa fala sobre a primeira paixão, o basquetebol, sobre o início da carreira na cozinha e sobre os prémios que continua a conquistar
Mesa para 4

Toucinho. "Não é do céu, mas leva-nos ao céu"

O Chef Leopoldo Calhau fala-nos de um ingrediente que "só faz bem a quem come". Toucinho curado, fatiado muito fininho. Acompanha bem com cogumelos estufados, com uma feijoada ou cozido de grão.
Mesa para 4

Fígados de galinha, no fundo, "são umas iscas"

O Chef Leopoldo Calhau ensina a confeccionar fígados de galinha. O segredo é estufar com a tampa fechada "para criar mais sucos" e no final adicionar vinho do porto e vinagre.
Atualidade

A receita da casinha de gengibre da Tia Cátia

Do 24Kitchen para a sua cozinha, a Tia Cátia abriu as portas de casa para responder ao desafio do Observador: ensinar como se constrói e decora uma casinha de biscoito de gengibre para o Natal.
Mesa para 4

Cecina, o presunto de vaca

Um produto que os espanhóis têm desenvolvido há anos. A carne é curada como os presuntos, come-se cru e às fatias finas. O Chef Leopoldo Calhau confessa: "nunca comi presunto tão bom quanto a cecina".
Mesa para 4

Bacalhau com romã "a murro" e couve-flor

Nesta sugestão do Chef Leopoldo Calhau, descasca-se a romã "à pancada". Confita-se o bacalhau para "lascar", juntamos um puré de couve-flor e temperamos com romã para "um prato cromaticamente bonito".
Mesa para 4

"Perdiz suculenta é perdiz confitada"

O Chef Leopoldo Calhau fala-nos das dificuldades do mundo da restauração. Ainda, a receita para uma perdiz de escabeche. Para não ficar seca, o segredo é confitar em banha de pato em baixa temperatura
Restauração

Faca de dois (le)gumes

Sinto que todo o investimento que se fez em formação na área da restauração e hotelaria serviu para exportar excelentes recursos humanos. Já não valem os legados de chefs, nem dos grandes hotéis.
Mesa para 4

Bogango, uma abóbora "com a mania"

O Chef Leopoldo Calhau fala de cozido de grão e de bogango, uma abóbora com a sua identidade, menos doce e com menos filamentos que a abóbora normal. Recomenda o restaurante "O Alentejo em Moreanes".
Lifestyle

Foz Côa e Maldivas em brasa com Chefs on Fire

Após o sucesso da 5.ª edição do Chefs On Fire, em Cascais, em setembro, este ano promete mais surpresas do festival de comida e música mais sustentável do país, agora com um destino internacional.
Mesa para 4

Coelho. "Não gosta? Pode ser desconhecimento"

Coelho é uma "carne seca", como tal, o segredo é "cozinhá-lo em três gorduras para ficar mais suculento: azeite, manteiga e banha". No final da cozedura, trituram-se os sucos, serve-se desfiado e frio
Mesa para 4

Raia. Um prato que não dá raia

Por ser um peixe "suave e saboroso". A sugestão do Chef Leopoldo Calhau é juntar-lhe "um molho holandês e cacau". A recomendação da semana é o restaurante Check In do Chef Leonel Pereira em Faro.
Casas Reais

O que Hélio Loureiro vai servir no casamento real

Conheceu D. Duarte Pio quando este ainda era solteiro e tornou-se próximo da Casa Real. Viu a Infanta D. Maria Francisca crescer, agora vê-a casar. Vai servir Portugal à mesa a 6 e 7 de outubro.
Casas Reais

150kgs, 250 ovos e filigrana: o bolo da boda real

É a oferta de casamento do chef Hélio Loureiro à infanta Maria Francisca. Na verdade, serão dois os bolos de noiva, e o público em Mafra será o primeiro a provar a iguaria. Depois, os convidados.
Mesa para 4

Batata à alentejana. "Uma variante sem carne"

Na verdade, a carne está no molho. Mas nesta variante, o Chef Leopoldo Calhau revela que o segredo está no "mil folhas de batata" e na amêijoa. O Chef recomenda o restaurante "Chez Chouette".
Mesa para 4

Xerém, a polenta italiana à moda portuguesa

Um ingrediente muito tradicional no sul do país, "cozinhado como se fosse arroz, mas com o dobro da água". A sugestão do Chefe Leopoldo Calhau é juntar este granulado de milho ao bacalhau e desfrutar.
Mesa para 4

Já provou a "Francesinha" do Alentejo?

Nesta edição trazemos-lhe a receita da "Alentejaninha" que leva poejo - "a erva que só os alentejanos conheciam". Vamos até Portalegre conhecer o restaurante "Tombalobos" do chefe José Júlio Vintém. 
Lifestyle

O festival em que as rockstars são os chefs

Marque na agenda: de 8 a 10 de setembro regressa o festival Chefs on Fire, onde alguns dos melhores chefs portugueses e espanhóis vão cozinhar com fogo ao som de grandes bandas e artistas nacionais.
Mesa para 4

"Somos nabos em não explorar o nabo"

Uma raiz vegetal "super versátil". Apesar de comermos "quase sempre cozido" devemos aventurar-nos a fazer puré, picles e saladas. São sugestões a conhecer do Chef Leopoldo Calhau.
Mesa para 4

Uma caldeirada de enguias "bem portuguesa"

Nem todos gostam e "ainda bem", uma vez que está em vias de extinção. É o que explica o Chef Leopoldo Calhau, que recomenda os fãs de enguia a provarem a caldeirada do restaurante Marinhas, em Aveiro.
Mesa para 4

Arroz de lingueirão. Sem tomate, porque não?

Mesmo sendo fã de tomate, o Chefe Leopoldo Calhau explica que o fruto "afeta o sabor dos bivalves". Para o molho do arroz, o segredo está no "falso bulhão pato", uma mistura de água com vinho branco.
Chefs

Que Alentejo é este que a chef Ana Moura serve?

É a nova cozinha alentejana num menu que se faz de memória, tradição e inovação. Uma chef que não deixa a equipa e a sala, mesmo sentido FOMO dos amigos em Lisboa. Fomos ao Lamelas, em Porto Covo.
Mesa para 4

Polvo do Norte ou do Sul: qual o melhor?

Polvo do Norte e do Sul de Portugal têm sabores diferentes e o ponto de cozedura é difícil para os dois. Os ingredientes desta semana do Chef Leopoldo Calhau são polvo, beringela e pimentos.
Mesa para 4

Ostras são caras? Amêijoas são mais

Abrir ostras tem ciência mas são excelentes para "abrir refeições". Ostras e beterraba é a sugestão do Chef Leopoldo Calhau e também o restaurante Casa da Igreja, em Cacela Velha, no Algarve.
Mesa para 4

6 horas de carro para ir à La Tasquita de Enfrente

Uma longa viagem que o Chef Leopoldo Calhau garante valer a pena. Dos "figos com anchova" aos "lagostins com molho de salpicão", há muita variedade neste restaurante em Madrid.
Mesa para 4

Beldroegas:"Em adultos descobrimos o que perdemos"

O chef Leopoldo Calhau fala do legume que "não é kid friendly" mas que dá boas sopas e também serve para a salada. Ainda, uma sugestão, a comida alentejana e as sopas do "Galito" em Benfica.
Mesa para 4

Já provou borrego com pimentos? "Funciona!"

Ou "puré de beringela com batata doce" para opção vegetariana. A receita do chefe Leopoldo Calhau e a sugestão: o "Páteo 13" em Alfama, um restaurante "sazonal onde a salada de pimentos nunca falha".
Sobremesa

O segredo da tarte de queijo de Hugo Candeias

A famosa sobremesa do chef do Ofício já tem nome: Dona. Assistimos ao processo e tentámos desvendar aquilo que a torna única. Pelo meio, descobrimos mais sobre as raízes da tarte vencedora.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas