Norte

A voz da fadista Mariza vai poder escutar-se no Pavilhão Multiusos de Guimarães, este sábado, às 22h00. Ainda esta semana esgotou um concerto em Londres e o jornal The Guardian, que foi ver, elogiou a paixão, a delicadeza e o humor da “rainha do fado”. Os bilhetes para ver e ouvir de perto esta rainha custam entre os 15 euros (plateia em pé) e os 100 euros (Camarote VIP).

No Dia Mundial da Poesia, que se comemora no sábado, os Jardins do Palácio de Cristal recebem o evento “Poesia em Sophia“, uma homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. As celebrações começam às 15h00 na Avenida das Tílias, que irá ser o centro as várias atividades ao ar livre, do teatro à música, das artes plásticas aos contos infantis com inspiração na poetisa que nasceu no Porto. A concha acústica será o palco da leitura (do ator António Capelo) do “Manifesto pela Poesia”, um original de Maria Andresen, poetisa e filha da autora de O Nome das Coisas. Às 17h00, o Auditório da Biblioteca Almeida Garrett abre portas para um espetáculo de poesia, música e bailado. Em palco, personalidades como Rui Moreira, Olga Cardoso, Júlio Magalhães, Carlos Daniel, Diana Pereira e Óscar Branco vão prestar o seu tributo. Rita Sousa Tavares, neta da poetisa, dará testemunho da vivência afetiva com Sophia. E Pedro Eiras, rofessor da Universidade de Letras, fará o enquadramento da obra poética. Participar neste encontro não custa nada.

Ver muita arte e, pelo meio, quem sabe, fazer umas compras de primavera, é das propostas de sábado à tarde. A partir das 16h00 há 19 inaugurações simultâneas nas ruas Miguel Bombarda, D. Manuel II e Rosário, em que as galerias apresentam novas exposições de arte contemporânea que ficarão patentes até dia 2 de maio. Além das exposições, o programa inclui várias outras atividades ao longo da tarde e noite dentro, levando música e animação às galerias, espaços de comércio, restauração e alojamento, com destaque para o concerto dos Oh Honey, a partir das 19h00. O acesso, como sempre, é livre.

Inaugurações, Bombarda, Quarteirão Bombarda, Rua Miguel Bombarda, Exposições, Arte, Pintura, Fotografia, Nuno Fangueiro,

Sábado há inaugurações simultâneas em Miguel Bombarda. © Nuno Fangueiro / Divulgação

Ainda no centro do Porto, este sábado o projeto Locomotiva dá um novo Largo à cidade. O antigo parque de estacionamento da REFER na Rua da Madeira dá lugar ao “Largo da Estação“. Onde antes estavam carros passam a estar gente, ideias e cultura. Dentro da estação, no lado que a liga a este novo Largo, estavam os armazéns da REFER, que passam agora a ser “Armazéns da Estação” e, em vez de fechar a sete chaves peças, papéis e objetos ferroviários, passam a abrir as portas e a revelar à cidade a exposição “Prenúncio”, com direito a visita guiada às 22h30. Até à meia-noite haverá muita música para celebrar. O acesso é gratuito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta é original. No domingo, às 15h00, dezenas de pessoas vão reunir-se no Parque da Cidade, junto à praia de Matosinhos, para largarem papagaios em direção ao céu. Com o mote “ter os pés na terra e a cabeça no ar”, a ideia é juntar gente de todas as idades à volta de uma arte perdida, a construção de papagaios de papel que fazem parte do imaginário de muitos de nós. Além da largada, haverá workshops sobre o tema e uma exposição de papagaios feitos por crianças. A largada vai-se concentrar junto ao Edifício Transparente, no Parque da Cidade e vai decorrer das 15h00 às 18h00. A participação é gratuita, é só aparecer.

Centro

7 e ¼ – Mosaicos de Instantâneos da UC” é uma produção fotográfica da Universidade de Coimbra e está em exposição até ao final do mês no edifício da Associação Académica de Coimbra, a responsável pela secção de fotografia. Os retratos de Cláudia Lobo, João Queiroz, Olavo Costa, Paulo Abrantes, Pedro Frias, Ricardo Cruz e Sandra Fonseca estão expostos no Edifício AAC no âmbito da 17ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. A entrada é livre.

A companhia Valdevinos Teatro de Marionetas apresenta o espetáculo “Apara o Rapaz que Vai e Vem“, este sábado (Dia Mundial da Marioneta), às 10h30, no Cine-Teatro São Pedro, em Abrantes. Trata-se de um espetáculo visual para toda a família, no qual a palavra é substituída por um suporte musical original, que visa refletir sobre a abundância e a escassez de recursos, o valor dos bens materiais, o valor da vida e o valor da água como geradora de vida. O espetáculo dura 45 minutos e a entrada custa um euro.

apara-o-rapaz-que-ai-vem

No Dia Mundial da Marioneta, que se comemora no sábado, ela acorda cedo, em Abrantes. © Valdevinos Teatro de Marionetas

Para quem gosta de caminhar enquanto admira património cultural, Castelo Novo, no Fundão, é o roteiro a seguir. No sábado de manhã inaugura-se o troço de Castelo Novo da Grande Rota das Aldeias Históricas, com participação gratuita (mas que requer inscrição). O programa inclui quatro horas de caminhada, com direito a pausa para aconchegar o estômago e recuperar energias.

Sul

Para celebrar o Dia Mundial da Poesia, que se comemora a 21 de março, a Casa Fernando Pessoa instala no Jardim da Parada, em Campo de Ourique, uma Feira do Livro de Poesia. As promessas são aliciantes: vendas de livros de pequenas e grandes editoras, lançamentos, leituras, encontros com escritores e editores, sessões de autógrafos e oficinas de serviço educativo, fora e dentro de portas, ou seja, também na Casa Fernando Pessoa. No Jardim da Parada, os visitantes podem encontrar os livros na sexta-feira das 12h00 às 20h00, sábado e domingo das 10h00 às 20h00. E ainda um concerto do Hot Clube, no coreto do Jardim, sábado às 15h00.

Ir ao Village Underground Lisboa este sábado, entre as 11h00 e as 19h00, é boa ideia. Para a primeira edição do Cargo, que quer dar oportunidades a novas marcas e projetos emergentes nas áreas do design, ilustração, moda, artesanato e joalharia, vai estar presente a Feira da Buzina, onde os vendedores expõem os seus artigos a partir das bagageiras dos próprios carros. O projeto de comida de rua Food Trucks Test, vai estar responsável por fornecer petiscos e guloseimas a quem os procurar. Tudo animado por DJs. A entrada custa dois euros.

Entrelinhas” estreou em fevereiro de 2013. Quem não viu esta peça de Tiago Rodrigues e Tónan Quito tem nova oportunidade a partir desta sexta-feira. O local de apresentação é o improvável “janelão” do Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa, uma ótima forma de dar as boas-vindas à primavera que agora começa. Para ver diariamente até quinta-feira, sempre às 19h00, com bilhetes a 10 euros.

Ainda no Teatro S. Luiz, destaque para o drama musical “O Pequeno Elfoy“, de Henrik Ibsen, com interpretações de António Filipe, Carlos António, Catarina Wallenstein e Rita Loureiro. Neste espetáculo, a tragédia da morte de um filho põe em causa o relacionamento de um casal, abordando temas como a culpa e a possível redenção. Para ver até 25 de março, sempre às 21h00, na sala principal. Bilhetes entre os 12 e os 15 euros.

passeio-verde-na-quinta

Em Cascais celebra-se a chegada da primavera com atividades para famílias. © Divulgação

O público está habituado a ver César Mourão fazer rir de improviso. Não será o caso de “Esperança“, o novo espetáculo que o ator estreou no Teatro da Trindade, em Lisboa, e onde se apresenta a solo com uma comédia poética, que escreveu juntamente com Frederico Pombares e dirigida pelo encenador brasileiro André Paes Leme. Esperança é mais do que um conceito. É, na verdade, uma simpática octogenária, que tem opiniões para dar e vender e alguns segredos para desvendar. Para saber mais será preciso comprar bilhete para uma das sessões (quarta a sábado às 21h30, domingos às 18h00). Os bilhetes custam entre 13 e 20 euros.

No primeiro domingo de primavera, a Quinta da Ponte e a Quinta Pedagógica Armando Villar, em Cascais, convidam as famílias a entrar na segunda edição do Passeio Verde, um evento de celebração da natureza. Os visitantes podem experimentar o que de melhor se faz nestes espaços: visita aos animais, insufláveis, “Babyoga”, atividades científicas, slide, ateliês didáticos e muito mais. As atividades acontecem entre as 10h00 e as 17h00 e a entrada custa quatro euros por criança, ou três euros por adulto. A inscrição é necessária, através do e-mail passeioverdenaquinta@gmail.com.

Se depois de tanta cultura a fome apertar, que tal tentar a sorte no Nut’Chiado, o novo paraíso da Nutella em Lisboa? Em dezembro, um pequeno espaço no centro de Leiria começou a dar que falar pelas filas que se formavam à porta. A culpa era do famoso creme de cacau e avelã que os irmãos Sérgio e Tânia Santos decidiram aplicar em várias receitas criativas. A partir deste domingo, às 10h00, a Nut’ começa a conquistar os lisboetas e turistas pelo estômago, ao abrir o primeiro franchising no número 20 da Calçada Sacramento, no Chiado. Choco kebab, muffin de Nutella com recheio de Nutella, croissant com Nutella, crepes, waffles, panquecas e bolas de Berlim recheadas com Nutella são algumas das tentações listadas no menu.

O Festival Internacional de Teatro do Alentejo continua a encher os palcos e a alma dos públicos amantes das artes cénicas. Esta sexta-feira, às 10h30 e às 14h30, há peças para ver em Grândola. Às 21h30, as atenções dividem-se entre Évora (Teatro Garcia de Resende) com o espetáculo “Cadiz en mi corazon”, da companhia espanhola Albanta, e Beja (Teatro Pax Julia), com “El Baile”, trazida de Cuba pela companhia Teatro D’Os. Até 28 de março ainda há muito para aproveitar, não só em teatro, mas também concertos.