A portuguesa Leonor de Sá Machado torna-se a primeira estrangeira a receber a medalha Ruth Cardoso, que premeia o trabalho em prol das mulheres, em cerimónia do Conselho Estadual da Condição Feminina, ligado ao Governo de São Paulo.

Leonor de Sá Machado é fundadora da TheBridge, empresa de responsabilidade social que atua no Brasil e em Angola, e desenvolveu desde outubro de 2013, em São Paulo, um projeto para facilitar a realização de cirurgias plásticas reparadoras para mulheres vítimas de violência doméstica.

“Tive uma enorme surpresa [ao saber que receberia a medalha]. Pode dar mais visibilidade, pela divulgação do projeto, para que as mulheres que sofrem uma violência saibam que podem recorrer às cirurgias reparadoras”, afirmou Leonor de Sá Machado à Lusa, por telefone.

A empresária realçou que a medalha pode ajudar também a encontrar empresas que façam projetos com a mesma qualidade, e divulgar a ação para que ela possa ser em outras áreas do Brasil.

O projeto de Leonor de Sá Machado, denominado Primeiro Programa de Cirurgia Reparadora para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, funciona como um intermediador entre as mulheres que sofreram a violência doméstica e a possibilidade da cirurgia gratuita, que é oferecida pelo sistema público de saúde no Brasil, segundo o que está previsto na lei Maria da Penha, mas que tem uma extensa lista de espera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há mulheres que esperam 12 a 16 anos na fila. E mulheres que levaram 20 facadas na barriga. Nós agilizamos esse atendimento”, afirmou a fundadora da TheBridge.

A ação funciona em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para que as vítimas possam ligar a um número grátis para serem avaliadas por psicólogas e indicadas aos médicos. No ano passado, o projeto encaminhou 140 mulheres a hospitais, e 30 delas realizaram a cirurgia.

De acordo com Leonor de Sá Machado, algumas vítimas precisam fazer diversas cirurgias para reconstruir a parte afetada de seu corpo. “Com o rosto queimado, com marcas de violência, muitas mulheres não se sentem as mesmas mulheres de antes. Mostramos que elas podem retomar a sua vida”, afirmou.

O projeto, lançado em São Paulo, expandiu-se para o Estado do Mato Grosso, no centro-oeste brasileiro. A intenção, segundo Leonor de Sá Machado, é entrar também na área de cirurgia reparadora de seio após a mastectomia, realizada em casos de cancro.

“Sinto-me orgulhosa, é importante ganhar um prémio por um trabalho contra violência doméstica, que ocorre em todo o mundo”, afirmou.

A medalha Ruth Cardoso será entregue a Leonor de Sá Machado na Assembleia Legislativa de São Paulo. A condecoração foi criada em 2008, para reconhecer projetos e personalidades que atuam na defesa dos direitos da mulher.

A TheBridge é uma empresa que trabalha com projetos de responsabilidade social, educação, capacitação de professores e pela diminuição da desigualdade social.