894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Gonçalo Poças

Colunista

Artigos publicados

Educação

Greve à sexta-feira

Há uma multidão de revoltados com situações como esta das greves semanais à sexta-feira e respectivo silêncio e cumplicidade vindos das elites.
Minorias

Um desabafo

Podemos perfeitamente estar a desperdiçar muitos dos nossos possíveis melhores em benefício de nada. Excepto as minorias de criminosos e as minorias de radicais, os grandes conquistadores de terreno.
Tribunal Constitucional

Náusea

O assunto já morreu, em bom rigor. Mas não deixa de ser fascinante observar este pequeno pormenor da vida institucional do Estado português e ver nele todo um retrato.
Orçamento do Estado

O bocejo possível

É tempo de elogios aos arlequins políticos que, à falta de melhor para mostrar, exibem, com este cabo das Tormentas orçamental, o único mérito a que, na verdade, sempre se propuseram: sobreviver.
Orçamento do Estado

A campanha eleitoral permanente

Esta campanha eleitoral permanente é um tédio monumental, não serve nada, não serve ninguém. Exceto o jornalista activista que queria ser político ou o comentador a quem faz falta o recibo.
Estado da Nação

Deixar-se ir e chegar

Não se vislumbrando em toda esta cacofonia uma ideia, uma filosofia, um futuro, a melancolia e a apatia começam a parecer-me melhor refúgio, confesso.
Governo

Um problema estrutural

Não sendo possível mudar de povo, os partidos convenceram-se de que a sua sobrevivência só é possível acenando com a manutenção do status quo.
Mário Centeno

Agosto? Presidenciais, pois claro

Reparei que por aí se badala o nome de Centeno para uma candidatura à Presidência da República. Mas o país não precisa de outro presidente que encarne tão perfeitamente um situacionismo de séculos.
Ditadura

Os sonsos

O que cansa e aborrece é a complacência e a benevolência que subsistem para com um ror de gente que, instalada, passa o tempo a destilar ódio sobre os outros, e a dar uso à sua cabeça totalitária.
Sociedade

A batalha pela normalidade liberal

Esta é a verdadeira batalha cultural em marcha, não a que uma certa agenda impõe e a que outra agenda responde pavlovianamente: pela normalidade liberal e não pelo Bem absoluto.
Lisboa

O intelectual lisboeta

O intelectual lisboeta não é lido, mas escreve. Não é visto, mas aparece. Não é escutado, mas fala. Convive frustradíssimo com um povo que não o compreende e faz tudo ao contrário do que ele deseja.
Eleições Europeias

Para quê?

A ninguém parece interessar o ‘para quê?’ em tudo isto. Para que serve António Costa no Conselho Europeu? Para que serve um Governo que não pode governar?
Sociedade

A Geração de 80

A geração de 80 desapareceu o radar. Foi usada como arma política entre 2011 e 2015 e totalmente esquecida entre 2016 e 2024.
Liberdades

Três notas de liberdade

A capacidade de ouvir, a liberdade de ser, e o sonho de novos patamares de liberdade.
Comunicação Social

Os protagonistas

O poder substantivo é hoje e sempre o que de quem melhor manipula a emotividade da turba, cada vez menos racional, cada vez menos livre.
Democracia

Liberdade não tem mas

É um caminho perigoso que se vai tomando. A democracia é conceito formal e processual, e não substantivo e programático.
Democracia

Terra da fraternidade

Nenhuma democracia sobrevive assente numa partidocracia que permite tudo aos seus e que aos outros decide aplicar a lei.
Política

Entre o céu e a terra

Nenhuma comunidade subsiste quando as elites se afastam demasiado das massas. O que sobra é um fosso que é quase sempre ocupado por um oportunista.
Partido Chega

Dia de reflexão

Mais do que entre a esquerda e a direita, o país vive dividido entre os de cima e os de baixo. A viragem à direita não é uma motivação ideológica, mas social.
Eleições

10 de Março, o dia AD?

Luís Montenegro arriscou e habilita-se agora a parar a sangria de eleitorado para o Chega e a fazer o Partido Socialista provar do seu próprio veneno.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.