Fernando Gomes, à segunda tentativa, conseguiu. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi esta terça-feira eleito para o Comité Executivo da UEFA, depois de, em 2013, ter retirado à última hora a candidatura a este órgão da entidade que gere o futebol europeu. O português recebeu votos favoráveis de 48 das 54 federações nacionais que em Viena, na Áustria, participaram no sufrágio.

O líder da federação é um de 12 candidatos a sete vagas disponíveis no comité que, em anos anteriores, já contara com quatro portugueses. O primeiro foi Francisco Caza-Ribeiro, eleito em 1968, com 18 votos em 32 possíveis. Seguiu-se Silva Resende, em 1984 (19 em 34) e, depois, seria Gilberto Madaíl a ser eleito para este órgão, em 2007 (27 em 52).

Fernando Gomes, portanto, é o candidato português que colecionou o maior número de votos de sempre — em números, teve o apoio de 88,8% das federações nacionais de futebol que são membros da UEFA. O ex-administrador da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do FC Porto chegou à presidência da FPF em dezembro de 2011, altura em que abdicou da liderança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), cargo que ocupava desde junho de 2010.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR