Olhe para o céu. Dependendo da sua localização, é pouco provável não encontrar um único avião lá no alto. Isto porque, a cada minuto do dia, milhares de aviões rasgam os céus em todo o mundo.

E se pudesse visualizar todos os voos a decorrer no mundo, no ecrã do seu computador, smartphone ou tablet? Foi para isso que surgiu o Flightradar24, um serviço online que, através do cruzamento de dados de diversas fontes, apresenta-lhe um mapa com informação detalhada de cada voo.

Assim, em 2014, este serviço publicou um vídeo em time-lapse de um minuto que mostra essa mesma complexidade e magnitude do tráfego aéreo na Europa, ao longo de 38 horas.

Segundo um relatório da Air Transport Action Group (ATAG), em 2014 circularam 37.4 milhões de voos comerciais e 2.97 mil milhões de passageiros. A média diária de voos em 2013 foi de 99 700 e, em 2014, superou-se a marca dos 100 000 (média de 102 465 voos por dia).

Regressando ao Flightradar24, o serviço permite consultar informações atualizadas em tempo real que vão desde a altitude, coordenadas, velocidade e número de registo dos aparelhos, além de dar a conhecer a origem e o destino de cada voo, bem como a média de tempo de atraso por aeroporto e a percentagem de voos atrasados ou cancelados, tanto em partidas como em chegadas.

Por exemplo, nesta página, é possível consultar o histórico de voos do Aeroporto da Portela (Lisboa) e saber quais as partidas ou chegadas agendadas, bem como os aparelhos que lá vão aterrar ou os que já aterraram. Existem também páginas semelhantes para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ou para outros aeroportos portugueses. O serviço também está disponível numa aplicação que pode ser descarregada para dispositivos Android ou iOS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR