Escritores e leitores vão ficar mais próximos quando a “Viagem Literária” começar, no dia 25 de abril. Uma vez por mês até setembro de 2016, a Porto Editora vai organizar um encontro em todas as capitais de distrito portuguesas e também em Ponta Delgada e Funchal. Só Porto e Lisboa ficam de fora.

Em cada cidade vão estar sempre dois escritores à conversa, com moderação do jornalista João Paulo Sacadura. A primeira etapa desta “Viagem Literária” começa no Teatro Municipal de Bragança, no dia da liberdade, às 17h00, com o chileno Luis Sepúlveda e o português Valter Hugo Mãe.

Para eventos futuros estão já confirmadas as participações de autores como Laurentino Gomes, Richard Zimler, Francisco José Viegas, José Eduardo Agualusa, José Rentes de Carvalho, Miguel Esteves Cardoso, Rosa Montero e Gonçalo M. Tavares, “numa lista que vai crescer e será atualizada oportunamente”, promete a Porto Editora, em comunicado.

As sessões vão acontecer preferencialmente nos teatros municipais locais, e não em livrarias ou bibliotecas, de modo a permitirem a entrada (gratuita) de muitos leitores. Lisboa e Porto ficam de fora porque a ideia é “envolver os públicos que, regra geral, não têm acesso à mesma oferta cultural que existe nos dois maiores centros urbanos”, refere o mesmo comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR