Escritores
Lançamentos

Bram Stoker achava "que os vampiros eram reais"

121
No seu mais recente livro, Dacre Stoker, sobrinho-bisneto do escritor, fala sobre a juventude do seu "famoso familiar" e as origens de "Drácula", que acredita ter sido inspirado em relatos reais.
Lançamentos

"Bucólicas": um mundo idealizado por Vergílio

285
O poema com pastores eruditos que citam Teócrito e Calímaco é um repositório de temas tão diversos como a expropriação de terras ou o amor. A primeira grande obra de Vergílio tem uma nova tradução.
Lançamentos

"Poema à Duração" de Peter Handke com nova edição

125
A edição da Assírio & Alvim do poema do autor austríaco estava há muito esgotada. A tradução e introdução é de José A. Palma Caetano. Livro chega às livrarias esta quinta-feira.
Livros

"Grande Sertão": o "monstro" de Guimarães Rosa /premium

Um dos mais importantes romances brasileiros, "Grande Sertão: Veredas" tem nova edição em Portugal. Falámos com Silviano Santiago, que nos guiou por rios e afluentes rumo ao coração negro do Brasil.
Escritores

Manuscrito de Charlotte Brontë vendido por 780 mil

O caderno é um de vários com edições da "The Young Gentlemen's Magazine", uma revista fictícia criada pelas irmãs Brontë. O museu dedicado às escritoras já tinha tentado comprar o manuscrito em 2011.
Lançamentos

Dois livros novos no centenário de Jorge de Sena

Os dois livros, um volume de correspondência com o capitão Sarmento Pimentel e uma fotobiografia, são da responsabilidade da filha do escritor, Isabel de Sena. Devem sair "em breve" pela Guerra & Paz.
Livros

"O catecismo responde, a literatura faz perguntas"

158
Num novo livro, Alberto Manguel fala de "monstros fabulosos", criaturas imaginárias que marcaram gerações de leitores e que continuam, ainda hoje, a oferecer perguntas a quem se atreve a procurá-las.
Escritores

Marina Perezagua, entre o encanto e a solidão /premium

Nasceu em Sevilha, viveu em Itália, Inglaterra e há anos que se estabeleceu nos Estados Unidos. Na vida de Marina Perezagua, há muitos mundos e nos seus livros também. Falámos com a autora em Óbidos.
Escritores

"A literatura africana vai ser a mais importante" /premium

Há uma mudança em curso na literatura. Geovani Martins, que nasceu e cresceu nas favelas do Rio de Janeiro, faz parte desse movimento de abertura, que acredita que será cada vez maior no futuro.
Escritores

"Somos o mesmo animal independentemente da década" /premium

Donald Ray Pollock deixou o emprego que tinha numa fábrica de papel para se tornar escritor. Hoje conta com três livros publicados e a certeza de ter descoberto o que quer fazer para o resto da vida.
Livros

Prequela de "Os Pilares da Terra" editada em 2020

A prequela do romance de Ken Follett vai ser publicada no outono de 2020. "The Evening and The Morning" surge 31 anos depois do mais famoso romance do escritor inglês.
Escritores

Jonathan Coe escreve próximo livro em Cascais

O escritor inglês Jonathan Coe vai escrever parte do seu próximo livro em Cascais no âmbito de uma residência literária internacional na Fundação Dom Luís I.
Livros

O que Harold Bloom escreveu sobre Fernando Pessoa

345
No livro em que definiu os autores que, para si, faziam parte do cânone ocidental, Bloom incluiu alguns portugueses. Pessoa foi, porém, o único a ter direito a algumas páginas, que aqui reproduzimos.
Escritores

Já se conhece o programa do encontro Malcolm Lowry

Durante dois dias, o autor de "Debaixo do Vulcão" vai ser celebrado em Lisboa. Esta é a primeira vez que o evento internacional organizado pela Fundación Malcolm Lowry vai decorrer fora do México.
Nobel da Literatura

Olga Tokarczuk já reagiu ao Nobel da Literatura

107
Apesar de constar das listas de favoritos, a escritora foi apanhada de surpresa com a atribuição do Nobel. Só esta sexta-feira é que conseguiu sentar-se calmamente e escrever sobre o que aconteceu.
Nobel da Literatura

Um ano depois, o Nobel continua europeu e branco /premium

456
Depois da polémica, uma nova polémica. O Nobel da Literatura esteve parado para restabelecer a sua credibilidade e criar uma maior transparência mas, passado um ano, tudo parece mais ou menos igual.
Nobel da Literatura

Selma Lagerlöf, a primeira Nobel da Literatura

1262
Depois do escândalo que fez com que o Nobel não fosse atribuído, espera-se que entre os vencedores desta semana esteja uma mulher, um acontecimento raro. Há 110 anos, Selma Lagerlöf foi a primeira.
Literatura

Afonso Reis Cabral vence Prémio José Saramago

1839
O autor de "Pão de Açúcar" é o vencedor do Prémio Literário José Saramago, atribuído de dois em dois anos pela Fundação Círculo de Leitores. O anúncio foi feito esta terça-feira, ao final da manhã.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de outubro

159
O último romance de Olga Tokarczuk, a segunda parte da trilogia de Virginie Despentes, um novo livro de John le Carré e as biografias de Cohen e Churchill: estes são alguns dos destaques de outubro.
Fernando Pessoa

Quando Pessoa ajudou Crowley a fingir o suicídio

577
Há 90 anos, duas das personagens mais interessantes do século XX cruzaram caminhos. Dessa estranha amizade, que durou menos de dois anos, resultou um falso suicídio que agitou a imprensa portuguesa.
Escritores

Lisboa recebe encontro sobre Malcolm Lowry

O evento organizado pela Fundación Malcolm Lowry vai decorrer pela primeira vez fora do México. Lowry é autor de "Debaixo do Vulcão", um dos mais importantes romances modernistas do século XX.
Livros

Livro revela que tio de Garrett traficou escravos

147
António Bernardo Garrett, um tio-avô do escritor, dedicou-se ao tráfico de escravos no estado do Maranhão, no Brasil. Livro escrito por um descendente da família Garrett é apresentado esta quinta.
Literatura

Mia Couto recebe título Doutor Honoris Causa

13598
O escritor moçambicano irá receber na sexta-feira o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, onde também dará palestra com o mote "Encontros que transformam".
Livros

Margaret Atwood avisa: o perigo ainda não passou /premium

Trinta e quatro anos depois, a muito aguardada sequela. "The Testaments" não é "The Handmaid's Tale", mas está perto o suficiente para deixar um aviso e a possibilidade de um final mais feliz.
Livros

Amazon envia novo livro de Atwood mais cedo

A sequela de "The Handmaid's Tale" só chega às livrarias a 10 de setembro, mas alguns leitores norte-americanos já a receberam. O envio de exemplares terá acontecido devido a um erro.
Booker Prize

Sequela de "Handmaid's Tale" finalista do Booker

"The Testaments" passa-se 15 anos depois do final de "Handmaid's Tale". A história é contada por três personagens femininas. Livro será lançado no dia 10. Repetente Salman Rushdie também é finalista.
Escritores

Marcelo condecora autores e editor portugueses

As condecorações foram atribuídas no começo da quarta edição da Festa do Livro em Belém. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que estas cinco condecorações pretendem "homenagear o livro e a leitura".
Escritores

Biblioteca da Guarda lembra escritor Júlio Dinis

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, anunciou que, em setembro, o escritor Júlio Dinis será lembrado com uma mostra bibliográfica e um documentário.
Feira do Livro

Porto. Feira do Livro vai viajar à volta do globo 

231
O evento promete não deixar passar em branco os 50 anos da viagem à Lua e os 500 da circum-navegação de Fernão de Magalhães. Programa divulgado esta terça-feira inclui homenagens a Agustina e Sophia.
Lançamentos

Editado livro de Olivier Rolin escrito em Portugal

104
"Peregrinação", o título escolhido pelo autor para a edição portuguesa do seu novo livro, foi escrito parcialmente em Cascais, onde esteve em residência literária no final do ano passado.
Cultura

Clara Cabral participa em festivais literários

375
A escritora Clara Macedo Cabral, autora do "A Inglesa e o Marialva", participa do Festival Literário Internacional de Pune e do Long Nights of Literature, na Índia, e apresenta a sua versão traduzida.
Fundação Calouste Gulbenkian

Amin Maalouf vence Prémio Calouste Gulbenkian 2019

O jornalista e escritor líbano-francês é o vencedor do Prémio Calouste Gulbenkian 2019, no valor de 100 mil euros, que será entregue pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, na sexta-feira.
Escritores

"A TV está para nós como os romances no séc. XIX" /premium

147
Podia ser feliz em Lisboa, mas é incapaz de pôr um ponto final no longo e "complicado" casamento com Nova Iorque. Michael Cunningham, Prémio Pulitzer em 1999, está em Cascais à procura de inspiração.
Escritores

Christos Ikonomou. A Grécia, o amor e a morte /premium

Christos Ikonomou foi um dos homenageados na Noite da Literatura Europeia. Em entrevista ao Observador, falou sobre a Grécia e o papel do escritor, que é afastar o medo da morte. E citou Miguel Torga.
Escritores

Yukio Mishima, o escritor que sonhou com a morte /premium

683
Yukio Mishima viveu como escreveu e morreu como sonhou. Um dos nomes mais importantes da literatura japonesa do século XX, transformou-se numa lenda depois de se suicidar através do ritual "seppuku".
Literatura

Noite da Literatura Europeia com 14 países

292
A Noite da Literatura Europeia acontece este sábado, em vários locais da cidade de Lisboa. Entre as 19h e as 23h30, haverá interpretações de excertos de obras europeias e leituras de poemas.
Escritores

Agustina homenageada na Feira do Livro de Lisboa

A escritora, que morreu esta segunda-feira aos 96 anos, vai ser homenageada, no sábado, no evento do Parque Eduardo VII. Hélia Correia, Maria Filomena Molder, entre outros, lerão textos da autora.
Lançamentos

Novas edições de duas obras de Agustina

A Relógio d'Água, que tem vindo a disponibilizar a obra completa da autora, vai publicar neste mês "Vento, Areia e Amoras Bravas" e "O Sermão do Fogo". Até ao final do ano, deverão sair dois inéditos.
Óbito

20 frases de Agustina Bessa-Luís (1922-2019) /premium

3556
"Nunca tive a ambição de ser conhecida", disse uma vez ao El País. "Escrever é comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo", escreveu ainda. Agustina morreu esta segunda-feira, aos 96 anos.
Escritores

A incurável: 61 livros de Agustina Bessa-Luís

278
Agustina Bessa-Luís estreou-se nos livros em 1948, com o romance "Mundo Fechado". O Observador recorda-lhe uma parte da vasta obra publicada por um dos nomes maiores da literatura portuguesa.
Escritores

Morreu Agustina, a escritora sem medo

34512
Quando, há mais de dez anos, o tema da morte surgiu numa entrevista, Agustina admitiu não ter medo de nada: "Quem tem medo de morrer... Enfim, era melhor não nascer". A autora tinha 96 anos.
Booker Prize

P.H. Newby, o desconhecido primeiro Booker Prize

O talento de P.H. Newby, bestseller no seu tempo, foi reconhecido em vida com a atribuição de vários prémios, incluindo o primeiro Booker. Passados 50 anos, esse é o único feito pelo qual é conhecido.
Escritores

Descoberto local onde foi criado "Romeu e Julieta"

227
Um historiador inglês diz ter encontrado o local onde Shakespeare terá vivido quando escreveu uma das suas tragédias mais famosas, "Romeu e Julieta". Peça poderá ter sido inspirada por vizinhos.
Livros

Christopher Paolini dá aula aberta em Lisboa

O autor de "Eragon" vai estar em Lisboa na próxima semana para apresentar o seu mais recente livro, "O Garfo, a Bruxa e o Dragão". A 26 de março, vai dar uma aula aberta na Faculdade de Letras.
Livros

"A falta de educação é estruturalmente planeada" /premium

278
"Torto Arado", o primeiro romance de Itamar Vieira Junior, fala sobre a ruralidade do Brasil, onde os trabalhadores vivem num estado de servidão igual ao da escravatura. Falámos com o Prémio Leya.
Entrevista

"Brasil não falha tanto. Machado de Assis é prova" /premium

494
A literatura como espinha da história, o cinema que dela se serve, a preparação "estética" para a morte. Homenageada em Portugal, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto.
Escritores

Mário de Carvalho fala de mundo em transformações

A "reativação do nazismo" é uma das preocupações que o autor expressa. Contudo, Mário de Carvalho aconselha que nunca se deve "perder de vista o horizonte dum mundo mais fraterno, justo e solidário".
Escritores

László Krasznahorkai: literatura para o Apocalipse

145
Chegou a Portugal o livro de um dos mais importantes e originais escritores da actualidade: "Tango de Satanás", de László Krasznahorkai, nada mais nada menos do que o autor dos filmes de Bela Tarr.
Literatura

"Livros de ficção não servem para fazer política" /premium

O Prémio Cervantes falou com o Observador sobre a Nicarágua corrupta que enche as páginas do último livro, que marca o regresso de Dolores Morales. E ainda houve tempo para os hipopótamos de Escobar.
Literatura

Querem desfazer-se da "madrugada" de Sophia

504
A autora recordou Sophia de Mello Breyner no Correntes d'Escritas. Ela "compreenderia que a sociedade de hoje se quer desfazer da mitologia da madrugada por que ela tanto esperou", afirmou.
Literatura

Na ilha de Germano Almeida só havia um polícia

O vencedor do Prémio Camões esteve na Póvoa de Varzim para falar sobre liberdade. Germano Almeida recordou a infância em Cabo Verde, onde só havia um polícia e o administrador ia trabalhar de pijama.
Literatura

CPLP. Presidente defende livre circulação

652
Jorge Carlos Fonseca esteve no Correntes d'Escritas para falar da importância da língua, "capaz de ultrapassar utopias, barreiras políticas, guerras". E apelou à livre circulação entre países da CPLP.
Literatura

Poeta Luís Quintais vence Prémio Casino da Póvoa

139
O vencedor do prémio literário do Correntes d’Escritas foi anunciado esta terça-feira. Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve na abertura do festival, admitiu condecorar a organizadora Manuela Ribeiro.
Lançamentos

Mia Couto e Germano Almeida com novos livros

183
Os novos livros dos Prémio Camões vão ser publicados na reta final do ano. Mia Couto e Germano Almeida são duas das apostas da Caminho para o novo ano literário.
Escritores

Morreu o escritor israelita Amos Oz

186
Amos Oz morreu esta sexta-feira, vítima de cancro. Tinha 79 anos. Em outubro último, o escritor israelita admitiu: "Não estou bem, mas estou a lutar".
Escritores

"Masterclass" com escritor Olivier Rolin na sexta

O escritor francês, que está em Cascais numa residência literária, vai apresentar o livro "Porto-Sudão" na Faculdade de Letras de Lisboa ao final da tarde . Depois da sessão, haverá uma "masterclass".
Doodle

Doodle do dia celebra Clarice Lispector

129
Nascida na Ucrânia em 1920 no seio de uma família judaica, a escritora e jornalista naturalizada brasileira foi uma das figuras mais emblemáticas da cultura do país do século XX.
Escritores

Olivier Rolin: "A morte é um grande adversário" /premium

146
Visitou os 4 cantos do mundo. Esteve na América, na Ásia e agora está em Portugal para escrever. Olivier Rolin, o celebrado autor francês que acha Proust irritante, falou com o Observador em Cascais.
Literatura

200 anos depois, quem é Emily Brontë? /premium

1066
Teimosa, com um espírito indomável e antissocial: há 200 anos que Emily Brontë é considerada a mais estranha das "três irmãs estranhas". Uma nova biografia mostra-a como uma mulher à frente do tempo.
Literatura

Arquipélago de Escritores começa esta quinta-feira

218
A primeira edição do festival literário de Ponta Delgada irá contar com a presença de cerca de 200 autores regionais, nacionais e estrangeiros. Norte-americano Nathan Hill é um dos nomes em destaque.
Literatura

Textos inéditos de Frederico Lourenço estão online

O escritor Frederico Lourenço tem agora uma página na Internet, que congrega toda a informação referente à sua obra, incluindo a bibliografia completa e alguns textos inéditos.
Poesia

Congresso celebra obra de António Ramos Rosa

Considerado um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, António Ramos Rosa faria 94 anos a 17 de outubro. Nesse dia, no congresso em seu nome, haverá uma "mesa de amigos".
Escritores

Coimbra celebra Saramago e atribuição do Nobel

398
A 8 de outubro começa em Coimbra o congresso internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”, que pretende celebrar a atribuição do prémio ao português. Inscrições terminam a 15 de setembro.
Angola

Luanda acolhe exposição sobre escritor Óscar Ribas

A mostra em homenagem àquele que foi uma das maiores fontes orais de Angola, intitulada "Óscar Ribas, Objetos, Rituais e Tradições", vai reunir mais de 10 telas.
Escritores

Yvette K. Centeno: "Não há lugar para a lamechice"

1614
É uma das ultimas aristocratas da literatura portuguesa, Yvette K. Centeno, poeta, romancista, ensaísta a quem devemos a tradução do poeta Paul Celan não tem hoje uma editora portuguesa que a publique
Escritores

Agualusa e Luís Cardoso finalistas do Prémio APE

204
O júri, constituído por Isabel Cristina Mateus, Isabel Ponce de Leão, José Carlos Seabra Pereira, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho, reuniu-se na terça-feira e analisou 72 obras.
Cabo Verde

20 escritores de língua portuguesa em Cabo Verde

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) acontece na cidade da Praia, que no dia 29 comemora 160 anos, e também numa semana em que acolhe vários eventos de natureza musical e cultural.
Literatura

Autobiografia de Elias Canetti chega a Portugal

Primeiro volume -- "A língua resgatada -- História de uma juventude" -- já está nas livrarias. O segundo volume sai em junho e o terceiro ainda não tem data definida.
Cultura

Festival Livros a Oeste conta com Mário Zambujal

O festival Livros a Oeste acontece na Lourinhã entre 8 e 12 de maio. Este ano conta com a presença de escritores como Mário Zambujal e João Tordo, e também com o ministro da Cultura.
Livros

Livro homenageia 75 anos de Alice Vieira

O livro "Retratos Contados: Alice Vieira 75 anos" procura homenagear a escritora que esta terça-feira faz 75 anos e traçar uma retrospetiva da autora de "Este Rei que Eu Escolhi".
Literatura

Rosa Oliveira vence Prémio Inês de Castro

Rosa Oliveira venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2017, com o livro de poesia "Tardio". O galardão será entregue numa cerimónia marcada para sábado, no Hotel Quinta das Lágrimas.
Literatura

Helder Macedo vence Prémio D. Diniz/2018

A obra "Camões e outros contemporâneos" venceu por unanimidade o Prémio D. Diniz/2018, relativo a edições de 2017, anunciou a Fundação da Casa de Mateus.
Livros

Tradutor por afeto, escritor por vocação

Jornalista, escritor e premiado tradutor brasileiro (não necessariamente por esta ordem), Eric Nepomuceno estreou-se recentemente em Portugal com um primeiro livros de contos. Falámos com o autor.
Literatura

Nuno Júdice vence prémio Rosalía de Castro

407
O prémio Rosalía de Castro distingue, de dois em dois anos, escritores relevantes de língua castelhana, catalã, basca e portuguesa. Júri considera que Júdice "tem um ótimo trabalho em vários géneros".
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de março

155
A obra completa de Arthur Rimbaud pela primeira vez em Portugal, o novo livro de Alberto Manguel e o primeiro ensaio português sobra a história da violação: estes são alguns dos livros de março.
Escritores

Grossman vence maior prémio literário israelita

O escritor é o vencedor deste ano do Israel Prize, o mais importante galardão literário israelita. No anúncio, o júri elogiou a grande sabedoria e sensibilidade do autor "mais adorado" de Israel.
Manuel Alegre

Costa salienta "comunhão" entre Camões e Alegre

777
O primeiro-ministro destacou Manuel Alegre como uma voz "politicamente indomável" porque "poeticamente livre" e considerou que havia uma "comunhão que atravessa séculos" entre o socialista e Camões.
Moçambique

João Paulo Borges Coelho vence prémio literário

O escritor João Paulo Borges Coelho venceu a 8.ª edição do prémio literário BCI em Moçambique com a obra "Ponta Gea". O livro conta as histórias de infância do autor moçambicano.
Literatura

Correntes: um palco para a língua portuguesa

108
O Correntes d'Escritas, o festival literário da Póvoa de Varzim, regressa a 20 de fevereiro para a 19ª edição, com uma programação maioritariamente composta por escritores de língua portuguesa.
Óbito

Morreu escritor José Correia Tavares

900
José Correia Tavares, poeta, romancista e jornalista, morreu esta quinta-feira, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, vítima de acidente vascular cerebral. Encontrava-se internado desde dezembro.
Lançamentos

Estas são as novidades literárias de 2018

385
Há livros para todos os gostos: do romance ao conto, passando pela poesia e pelo ensaio, sem esquecer os mais pequenos. Estes são "alguns" dos livros que 2018 vai trazer.
Literatura

Porto Editora anuncia novos escritores no catálogo

O grupo Porto Editora anunciou que os escritores Julieta Monginho, Inês Pedrosa e Jacinto Lucas Pires passam a fazer parte do seu catálogo.
Nobel da Literatura

Jorge Amado esteve quase a ser Nobel em 1967

Os brasileiros Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade estiveram muito perto de ganhar o Prémio Nobel da Literatura de 1967. Os arquivos da academia, recém-divulgados, revelaram todos os nomeados.
Lançamentos

Obra completa de Rimbaud publicada em português

189
A editora Relógio d'Água vai publicar já em janeiro a obra completa de Arthur Rimbaud. A produção literária do poeta francês nunca tinha estado disponível na íntegra em Portugal.
Escritores

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Vergílio Ferreira

1267
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra ficcional e ensaística". A cerimónia de entrega do galardão, criado em 1996, será a 1 de março.
Fernando Pessoa

O Arquivo do Livro do Desassossego já está online

619
Depois de seis anos de trabalho, o Arquivo Digital Colaborativo do "Livro do Desassossego" está pronto e permite consultar e comparar as quatro principais edições da obra de Bernardo Soares.
Escritores

O dia em que houve hobbits na Faculdade de Letras

131
Durante um dia (e pelo quinto ano consecutivo), a Faculdade de Letras de Lisboa voltou a receber um seminário sobre o autor de "O Senhor dos Anéis", hobbits e outras coisas que "não existem".
Óbito

Morreu o escritor francês Jean d'Ormesson

O escritor e académico morreu em casa, aos 92 anos, na sequência de um ataque cardíaco. Publicou mais de quarenta livros e foi diretor do jornal francês Le Figaro entre 1974 e 1977.
Escritores

"Não preciso investigar mais a ditadura no Chile"

214
Em entrevista ao Observador, Isabel Allende falou do novo romance, "Para Lá do Inverno", criticou Donald Trump e os "sentimentos negativos" que já existiam nos Estados Unidos antes dele.
Livros

Vitorino Nemésio. Obras editadas a partir de 2018

129
A Companhia das Ilhas vai publicar, em parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, as obras completas do escritor Vitorino Nemésio. Os livros vão sair a partir de 2018.
Cultura

Encontro em Famalicão recorda Mário Cesariny

101
A Fundação Cupertino Miranda vai receber a 11.ª edição dos encontros dedicados ao poeta Mário Cesariny. As atividades começam na quinta-feira e terminam no sábado.
Livros

Vencedor do Prémio LeYa é publicado hoje

"Os Loucos da Rua Mazur", de João Pinto Coelho, é publicado hoje. A obra, que se passa em Paris no ano de 2001, venceu o Prémio LeYa a 20 de outubro.
Literatura

Rosa Montero vence prémio espanhol de literatura

405
Rosa Montero venceu o Premio Nacional das Letras Espanholas 2017, um galardão que o júri justificou com a longa trajetória novelística, jornalística e ensaística da escritora espanhola
Livros

A vida extraordinária da filha de Estaline

128
Svetlana Alliluyeva queria ser escritora, mas acabou por ficar conhecida pela única coisa que não podia controlar: ser filha de Estaline. A biógrafa canadiana Rosemary Sullivan contou a sua história.
Literatura

Portugal e Cabo Verde criam prémio literário

As imprensas de Portugal e Cabo Verde criaram o prémio literário Arnaldo França. Vai distinguir anualmente escritores cabo-verdianos e publicar as suas obras nos dois países.
Escritores

Julián Fuks vence Prémio José Saramago

123
Julián Fuks, autor de "A Resistência", é o vencedor do Prémio Literário José Saramago, atribuído pela Fundação Círculo de Leitores. O anúncio foi feito ao final da manhã desta quarta-feira em Lisboa.
Escritores

Miguel Sousa Tavares: "A crítica detesta-me"

532
No Festival Literário Escritaria, em Penafiel, onde foi homenageado, Miguel Sousa Tavares afirmou que, apesar de ter "uma péssima crítica", vive bem com isso. "Sou um escritor de leitores", disse.
Livros

"Vida de escravo não está nos livros de História"

Sete livros depois, Colson Whitehead ganhou finalmente coragem para escrever a história que sempre quis contar. A viagem de Cora a caminho da liberdade valeu-lhe o Pulitzer Prize em 2017.
Escritores

Raduan Nassar já não vem a Portugal

O Prémio Camões cancelou a vinda a Portugal por motivos de saúde. Raduan Nassar era um dos grandes nomes da edição deste ano do FOLIO — Festival Literário Internacional de Óbidos.
Livros

Arundhati Roy: "Temos de ansiar por justiça"

1543
Ao fim de 20 anos, Arundhati Roy volta aos romances com "O Ministério da Felicidade Suprema". A escritora indiana esteve este fim-de-semana em Cascais, no Festival Internacional de Cultura.
Livros

O que não pode perder no FIC

111
O FIC — Festival Internacional de Cultura arranca esta sexta-feira com Arundhati Roy e Paul Auster como convidados principais. Mas há muito mais para ver e para fazer até ao final do mês em Cascais.
Óbito

Morreu o cronista do cerco nazi a Leninegrado

O escritor Daniil Granin, autor da crónica sobre o cerco da antiga Leninegrado pelos nazis, durante a II Guerra Mundial, morreu na noite de terça-feira, aos 98 anos, num hospital de São Petersburgo
Livros

90 escritores norte-americanos reúnem-se em Lisboa

236
Cerca de 90 escritores norte-americanos estarão reunidos em Lisboa entre domingo e 7 de julho para participarem na edição deste ano do programa literário internacional Disquiet.
Óbidos

Raduan Nassar e Milton Hatoum em Óbidos

127
O escritor brasileiro Raduan Nassar, vencedor do Prémio Camões 2016, vai estar no Festival Literário de Óbidos naquela que será uma das suas raras aparições públicas.
Livros

Nassar e Plínio Apuleyo Mendonza no FOLIO

Apesar dos rumores que indicavam o contrário, o FOLIO está mesmo de volta. O Festival Literário de Óbidos regressa a 19 de outubro com uma programação variada e autores de várias nacionalidades.
Entrevista

"A minha gargalhada é que me ajudou a sobreviver"

356
Preferia o "cheiro a chumbo" nos jornais a livros — que só escreveria por causa dos filhos. A gargalhada de Alice é inconfundível nesta entrevista de vida: "Foi a defesa para uma infância complicada."
Escritores

Textos autobiográficos inéditos de Virginia Woolf

Cinco ensaios autobiográficos inéditos de Virginia Woolf serão publicados na sexta-feira pela Ponto de Fuga, sob o título "Momentos de Vida". Serão divulgadas também várias fotografias da família.
Escritores

Escritor Frederico Pedreira vence prémio

O escritor Frederico Pedreira, com o texto "Uma Aproximação à Estranheza", venceu o Prémio Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Vasco Graça Moura 2016.
Poesia

Helder Moura Pereira vence Grande Prémio de Poesia

165
O escritor Helder Moura Pereira venceu o Grande Prémio de Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra "Golpe de Teatro". Anúncio foi feito esta quarta-feira.
Literatura

"Não confio na História porque tem uma agenda"

103
Numa altura em que foram anunciados os primeiros finalistas do Man Booker Prize, falámos com Marlon James, o primeiro jamaicano a ganhar o prémio literário. A experiência, garante, tem sido incrível.
Escritores

Raul Brandão. Um site para comemorar 150 anos

244
Guimarães prepara-se para receber o Festival Literário Húmus, que vai assinalar os 150 anos de Raul Brandão. Antes, será lançado um site dedicado ao escritor, que estará online dia 20.
Literatura

Livro de Valter Hugo Mãe lido em sessão pública

O romance "O nosso reino", de Valter Hugo Mãe, criticado recentemente por um grupo de encarregados de educação, vai ser objeto de uma sessão de leitura pública no próximo dia 15, em Lisboa.
Lançamentos

Caminho reedita "O Rio Triste", de Fernando Namora

Publicado originalmente em 1982, o romance sai no final de janeiro numa nova edição da Caminho. Este é um de dois livros de Fernando Namora que a editora planeia reeditar este ano.
Obituário

Morreu William Peter Blatty, autor do "Exorcista"

William Peter Blatty publico "O Exorcista" em 1971 e foi o autor da adaptação cinematográfica de 1973. Tinha 89 anos e morreu num hospital de Bethesda, no estado norte-americano de Maryland.
Livros

Ainda nos lembramos de Júlio Dinis?

707
O romance de Júlio Dinis foi publicado pela primeira vez em livro em 1867, depois de ter saído em folhetins um ano antes. Outrora popular, é a obra de um autor que caiu no esquecimento.
Escritores

Novo romance de Paul Auster é publicado dia 31

O novo romance de Paul Auster, "4 3 2 1", vai ser publicado em Portugal, no próximo dia 31, em simultâneo com as edições de língua inglesa, anunciou fonte editorial.
Lançamentos

Eduardo Galeano com novas edições em português

560
A Antígona vai iniciar a publicação das obras do uruguaio Eduardo Galeano. O famoso ensaio "As Veias Abertas da América Latina", uma das novidades da editora para 2017, sai já em fevereiro.
Literatura

José Luís Peixoto é o vencedor do Prémio Oceanos

1780
José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares eram os únicos portugueses entre os finalistas. Para o júri, o romance "Galveias" é um mergulho no “Portugal profundo” e rural.
Literatura

Eduardo Mendoza vence Prémio Cervantes

Eduardo Mendonza é o vencedor do Prémio Cervantes, o mais importante galardão de literatura de língua castelhana. Mendonza é o 22º autor a espanhol a receber o galardão.
Cultura

Valter Hugo Mãe cantou Amália no Jô Soares (vídeo)

2141
No final de um dos últimos programas da carreira de Jô Soares, o convidado português anunciou que ia "dizer um fado" e fazer uma coisa "bem maluca, mais maluca do que devia ser". Veja o vídeo.
Escritores

Há um site para divulgar a obra de Sá-Carneiro

1815
As dezenas de cartas e postais que o poeta enviou a Fernando Pessoa entre 1912 e 1916, o ano em que morreu, estão agora disponíveis para consulta através do site "Mário de Sá-Carneiro online".
Halloween

11 livros para ler sozinho neste Halloween

156
Dia 31 de outubro é dia das bruxas e uma boa oportunidade para ler alguns dos melhores clássicos de terror. O Observador selecionou os que lhe vão deixar os cabelos em pé.
Escritores

Paulo Varela Gomes. Prémio póstumo

991
O escritor e historiador Paulo Varela Gomes foi distinguido, a título póstumo, com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), pela obra "Era uma vez em Goa".
Livros

Kaddour, o romancista que não fala das notícias

Foi poeta, mas agora é um romancista que espera de "tempos a tempos" conseguir escrever uma linha de poesia. Hédi Kaddour esteve em Portugal para apresentar "Os Preponderantes", o seu último livro.
Livros

"Só disse que era escritor ao meu décimo livro"

168
Mário de Carvalho voltou às pequenas histórias como "Ronda das mil belas em frol", livro de ficção que segue os sobressaltos e espantos das aventuras amorosas de um narrador nada dado a romantismos.
Livros

Descoberta verdadeira identidade de Elena Ferrante

121
A escritora Elena Ferrante, que nunca aceitou revelar a sua identidade, pode ter visto o seu anonimato desfeito. O jornalista italiano Claudio Gatti garante que descobriu o verdadeiro nome da autora.
Livros

"As pessoas estão muito alienadas da democracia"

139
De passagem por Portugal, Salman Rushdie falou com o Observador sobre Donald Trump e "estes tempos de coisas estranhas". E explicou como os contos de fadas podem ser um portal para a realidade.
Livros

"Não quero escrever um livro que se esquece"

139
Jón Kalman Stefánsson é hoje um dos grandes nomes da literatura europeia. O islandês, fã de Saramago, viajou até Portugal a propósito do FOLIO e nós aproveitámos a oportunidade para falar com ele.
Escritores

Obra inédita de Vargas Llosa editada em outubro

A obra inédita de Mario Vargas Llosa 'Os contos da peste' é editada em outubro, em Portugal. O humor, o poder da imaginação, o amor e as relações entre classes sociais são as chaves desta obra.
Escritores

"É como defino a minha carreira: acabo livros"

230
Nobel da Literatura esteve no festival literário de Óbidos. Em entrevista conduzida por José Mário Silva, e publicada em 2016, Naipaul falou do sofrimento que muitas vezes a escrita envolve.
Livros

Memória de le Carré revelam pormenores da infância

No novo livro de memórias, "The Pigeon Tunnel", John le Carré revela como foi maltratado pelo pai e abandonado pela mãe. "Hoje, não me lembro de sentir nenhum afeto", escreveu o autor.
Escritores

O'Neill, há 30 anos sem ti nesta feira cabisbaixa

2297
O indomável Xana, que nos esfregou na cara Portugal em todo o seu miserável e risível esplendor, que não aceitou comendas e que correu mais atrás das mulheres que da poesia, morreu faz hoje 30 anos.
Escritores

Faleceu escritor húngaro Péter Esterházy

O escritor húngaro Péter Esterházy, o maior expoente do pós-modernismo literário da Hungria, faleceu esta sexta-feira aos 66 anos, informou a editora húngara Magveto.
Escritores

Este romance é de dez escritores, um por capítulo

Na passada sexta-feira, o Centro Nacional de Cultura publicou o início de um romance feito por dez escritores portugueses. Dia 8 será publicado um novo capítulo.
Livros

"Nenhum governo chileno sente simpatia por mim"

125
Luis Sepúlveda atravessou a fronteira para apresentar o seu mais recente livro, "História de um cão chamado Leal", na Feira do Livro de Lisboa. Aproveitámos a oportunidade para falar com o autor.
Escritores

Luís Sepúlveda vence prémio Eduardo Lourenço

O escritor chileno Luís Sepúlveda é o vencedor da 12.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 7.500 euros, foi esta sexta-feira anunciado na Guarda.
Escritores

Manuel Alegre recebe Prémio Vida Literária

180
Manuel Alegre recebe de Associação Portuguesa de Escritores o Prémio Vida Literária 2015/1016. A cerimónia decorre no salão nobre da sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.
Escritores

Morreu o escritor e académico francês Alain Decaux

O escritor e académico francês Alain Decaux, que colocou a História acessível a todos através da rádio e da televisão, morreu este domingo com 90 anos.
Literatura

O que não pode perder nas Correntes d'Escritas

326
Mais de 80 escritores vão estar no 17.º Correntes d'Escritas, que arranca esta terça-feira na Póvoa de Varzim. Fomos ver o programa e mostramos aqui os eventos que não pode perder.
Literatura

Os livros inacabados de grandes escritores

1239
George R. R. Martin não é o primeiro autor a não conseguir terminar um romance. Está bem acompanhado por Kafka, Charles Dickens, John Steinbeck, Saramago e vários outros. Alguns acabaram publicados.
Escritores

Contos infantis com tristes histórias reais  

186
Harry Potter é uma história de depressão e Peter Pan reflete a dor de uma mãe que não ultrapassa a morte do filho. Os autores destas histórias inspiraram-se na vida real (dura) para criar contos.
Literatura

Teste: quem disse estas frases?

710
Fernando Pessoa, George Orwell, Miguel Torga... Algumas das personalidades literárias mais ilustres do mundo deixaram frases que ainda hoje repetimos. Mas sabemos mesmo quem estamos a citar?
Cultura

Polémicas entre escritores que acabaram a murro

165
Nem só a literatura portuguesa alimentou polémicas e criou inimigos. Mesmo no Olimpo onde moram grandes escritores e poetas há cenas de murros, tiros e ciúme.
Escritores

No dia 25 de abril começa uma Viagem Literária

157
Todas as capitais de distrito, exceto Lisboa e Porto, e as capitais das Regiões Autónomas, vão acolher eventos literários gratuitos com escritores como José Eduardo Agualusa e Miguel Esteves Cardoso.
Escritores

Por seis dias, a Madeira é um jardim de literatura

258
O Funchal vai receber mais um Festival Literário da Madeira e, com ele, dezenas de escritores, conversas literárias e outros espetáculos. Até Gregório Duvivier do grupo Porta dos Fundos vai lá estar.
Artistas

Amigos da solidão, num mundo que não para de falar

144
José Gil, Mário Laginha e Sandro William Junqueira procuram-na todos os dias, quando querem criar. E não faltam casos e estudos que apontam a solidão como um ombro amigo. Conseguiam viver sem ela?
Dia dos Namorados

Os melhores poemas de amor da língua portuguesa

3536
Para o dia dos namorados, o Observador pediu a nove escritores para escolherem os melhores poemas da língua portuguesa. Aqui ficam as suas sugestões.
Literatura

As mulheres criam os filhos como pequenos sultões

328
A escritora de maior êxito na Turquia aproveita cada intervenção pública para disparar em todas as direções. Elif Shafak esteve em Lisboa para apresentar o polémico livro “A Bastarda de Istambul”.
Álcool

A cura para a ressaca, segundo 6 artistas famosos

308
Os artistas têm a fama, e alguns também o proveito. Eis as receitas de seis artistas famosos.
Literatura

Shakespeare and Company: um americano em Paris

Possivelmente, a livraria independente mais famosa do mundo. Aberta em 1951 por George Whitman foi (e é) frequentada por inúmeros escritores. Hoje é a filha, Sylvia, quem gere o negócio literário.
País

Escritores querem pôr Amazon em tribunal

Depois da batalha entre a retalhista digital Amazon e o grupo editorial Hachette, vários escritores juntaram-se para apresentar uma queixa às autoridades americanas. Querem uma investigação.
Tribunais

Julguei muitos criminosos de grande crueldade 

João Felgar, juíz, trabalhou para as Nações Unidas em Timor, e julgou autores dos piores crimes contra a Humanidade. Em Portugal teve processos mediáticos e andou escoltado. Publicou o seu 1º livro.
Escritores

Os engates dos escritores que amamos

163
Sabia que Bram Stoker disputou a namorada com Oscar Wilde, que teve um caso com o escritor Alfred Douglas, que por sua vez era casado com a poetisa Olive Custance? Agora tem tudo isso num gráfico só.
Poesia

Sophia: a grande senhora

269
“Corajoso é combater o que está à nossa frente e no poder” disse um dia Sophia, a mulher simples e vertical que se recorda vestida de branco, contra o azul do mar, imersa no único lugar possível.
Ciência

Ainda sabemos escrever à mão?

675
Memória e criatividade. Escritores e crianças. Professores e alunos. O que é que estamos a perder quando abandonamos o papel e a caneta?
A página está a demorar muito tempo.