A empresa de telecomunicações finlandesa Nokia Corp. está em “negociações avançadas” para comprar a rival francesa Alcatel-Lucent SA. A aquisição tem o objetivo de criar uma rede de equipamentos de telecomunicações capaz de rivalizar com a líder do setor, a Ericsson, e com a chinesa Huawei Technologies, nas áreas de comunicações sem fios e de equipamentos para a instalação de Internet.

O acordo envolve a compra total da Alcatel-Lucent pela Nokia através de uma oferta pública de aquisição (OPA), segundo anunciaram as duas empresas esta terça-feira. Contudo, as negociações ainda podem dissolver-se, segundo o jornal norte-americano Wall Street Journal.

Nesta fase das negociações ainda não se chegou a um valor definitivo para a valorização das ações da Alcatel-Lucent, a serem compradas pela Nokia. A capitalização de mercado da empresa encontra-se aproximadamente nos 11 mil milhões de euros. Já o valor de mercado da Nokia ronda os 28 mil milhões, escreve o Wall Street Journal.

Após ter sido comunicada a OPA na manhã desta terça-feira, as ações da Alcatel-Lucent subiram cerca de 13% nos mercados de Paris para 4,38 euros.

Se o processo de aquisição se consumar, as duas empresas terão uma expressão conjunta de 25,9 mil milhões de euros em termos de lucros e mais de 100.000 colaboradores.

Quanto às concorrentes, a líder de mercado Ericsson atingiu, em 2014, lucros de 25,1 mil milhões de euros. Já a Huawei apresentou lucros de aproximadamente 23,6 mil milhões de euros no decorrer do ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A aquisição da Alcatel-Lucent por parte da Nokia representa um ponto de viragem para a empresa que há apenas dois anos esteve à beira do colapso, devido a dificuldades financeiras. Em 2014, a finlandesa vendeu a divisão que abrangia o design, o fabrico e a comercialização de dispositivos móveis à norte-americana Microsoft.

Desde essa altura, a parte da empresa finlandesa que se manteve sob o nome Nokia passou a dedicar-se exclusivamente ao fabrico e manutenção de redes de telecomunicações, ao desenho de mapas digitais e a serviços de geolocalização.

Após a compra por parte da Microsoft, os lucros da Nokia estabilizaram e os preços das ações quadruplicaram desde 2012. Nesse ano, as ações da empresa tinham atingido valores mínimos e a empresa esteve perto de enfrentar a insolvência.