O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse que não há nada a modificar no acordo assinado com nove sindicatos relativamente ao caderno de encargos da privatização da TAP e diz que acredita no bom senso dos pilotos.

“Acordamos os que tínhamos de acordar, o nosso compromisso é respeitar o acordo que fizemos em dezembro, não há nada a modificar relativamente a este acordo”, disse Pires de Lima, escusando-se a responder diretamente se pondera sentar-se com os pilotos, para tentar evitar a greve, à margem da cerimónia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Portugal, que trouxe a Lisboa o vice-presidente do Brasil, Michel Temer.

O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) entregou um pré-aviso de greve, entre 01 e 10 de maio, que segundo Pires de Lima a realizar-se “vai causar um grande dano à economia portuguesa, nomeadamente ao setor do turismo”.

“Tenho a esperança de que conhecendo melhor a situação e percebendo o impacto de que este pré-anúncio [de greve] está a ter na opinião pública, os pilotos reconsiderem. Eu quero acreditar que não vai acontecer uma greve que seria de um dano tremendo para a TAP e muito mau para a economia”, reforçou, quando questionado sobre as reuniões que vão decorrer entre pilotos e o presidente da transportadora aérea durante estes dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre a possibilidade de uma requisição civil, o ministro da Economia nada disse, apenas que não quer especular sobre essa matéria.

Pires de Lima centrou parte do seu discurso durante a cerimónia na questão das privatizações e portos de Portugal, lembrando que a transportadora aérea portuguesa TAP realiza quase 90 voos semanais e presta “um serviço de interesse estratégico nos dois países”, sendo a “maior transportadora da Europa para o Brasil, “mais do dobro das frequências aéreas do que a segunda ou a terceira companhias aéreas que voam para o Brasil juntas”.

O ministro falou da “junção de vontades” dos dois países, e deu a biotecnologia, a aeronáutica, os centros de serviços partilhados, as tecnologias de informação e as energias renováveis como áreas de mais parcerias.

“Destaco o programa de privatizações em curso em Portugal, com particular destaque para a TAP, CP Carga, EMEF e o novo terminal de contentores do Porto de Lisboa a lançar muito em breve”, disse.

Questionado sobre se estava a lançar um “piscar de olhos” às empresas brasileiras, Pires de Lima disse: “Não se tratou de um piscar de olhos, apenas de dar nota da importância estratégica da TAP”.

Entre os candidatos à privatização da TAP estão as brasileiras GOL e AZUL.