Entre os dias 6 e 10 de maio, o Convento da Trindade vai celebrar “o melhor da área criativa” em mais uma Semana Criativa de Lisboa, uma iniciativa do Clube de Criativos de Portugal, uma organização sem fins lucrativos que existe desde 1997, que tem como missão promover a criatividade na comunicação.

A Semana Criativa deste ano é dedicado ao tema “Urgente é a Poesia“. O programa é extenso e distribui-se por conferências, exposições, masterclassesworkshops, culminando na entrega dos prémios do melhor da comunicação comercial na Gala do XVII Festival CCP na ETIC, e na festa de encerramento.

Na edição deste ano, as sete curadorias permitem aumentar número de iniciativas: Marco Dias está responsável pela arte e design, Pedro Ferreira pela fotografia, Jorge Silva pela Ilustração, João Fernandes com a tecnologia, Ricardo Henriques com as letras, Sonja com a música e Rui Vieira no cinema.

A festa de abertura da Semana Criativa de Lisboa dá-se às 18h30 com a “Performance pausa para chichi”, uma perfomance spoken word em homenagem a Ary dos Santos, Joaquim Pessoa e Alexandre O’Neill musicada pelo DJ Mike Stellar. Também haverá tempo para homenagear Herberto Hélder na exposição Música Projeto Submerso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O festival é aberto a todos, embora seja preciso inscrição prévia e/ou pagamento em algumas atividades. Entre os conferencistas nacionais e internacionais incluí-se Alex Webster (Passion Pictures Londres), Fred Saldanha (Isobar Brasil), Phil Linturn (Glassworks Londres), Filipe Carvalho (Randomthoughtpattern) e Pedro Janeiro (Novabase). À exceção da conferência que faz uma antevisão de Cannes, que terá entrada gratuita, as conferências são grátis para os sócios da CCP, alunos ETIC e parceiros, 5 euros para estudantes e 15 euros para não-sócios. Terá ainda lugar um workshop de Design Thinking, dirigido por Pedro Janeiro, e a Masterclass de Fotografia “Similitudes” com João Palmeiro e Rogério Sarrasqueiro.

A festa de encerramento dá-se com um concerto de Thunder & Co no Station Club do Cais Sodré à meia-noite de dia 10, após a Gala de Entrega de Prémios Clube Criativos de Portugal e os Prémios Young Lions de Cannes, apresentados pelo anfitrião João Manzarra.

Veja aqui o programa completo.