Ou desobedecemos ou aceitamos a escravidão“, escreveu Ada Colau Ballano na rede social Twitter em 2013, após terem sido introduzidas novas leis contra os protestos públicos “que muitos acreditam ser destinadas às suas iniciativas”. A história é recordada pelo o New York Times. Ada fundou a “Plataforma de Afetados pela Hipoteca (PAH)“, chegou a ser detida durante protestos e lidera agora a plataforma Barcelona en Comú , que reúne cinco partidos de esquerda (entre os quais o Podemos). Este domingo, foi a primeira mulher a ser eleita como presidente da Câmara de Barcelona.

Tem 41 anos, estudou Filosofia, e é conhecida por pelo seu carácter difícil e atitude ousada. Depois de ter chamado”criminoso” a um representante da Associação de Bancos Espanhola durante uma audição parlamentar em 2013, a sua popularidade no Twitter disparou. Os 8 mil seguidores multiplicaram-se para 100 mil, e o seu nome começou a aparecer como uma alternativa popular aos políticos atuais.

À medida que se tornava conhecida, Ada Colau lutava com o PAH pela alteração das rígidas leis de hipoteca em Espanha, conseguindo evitar que centenas de habitantes fossem despejados das suas casas por não conseguirem pagar o valor do crédito bancário.

Em julho de 2013, a fotografia da sua detenção explodiu nas redes sociais.

A imagem mostra Ada a ser detida durante um dos protestos da PAH numa agência do Banco Popular, enquanto pedia a renegociação da hipoteca de um homem que não conseguia pagar a sua dívida, conta o jornal El País. Contudo, o agente que a deteve não pertencia à Guarda Urbana, a polícia municipal. Era um membro dos Mossos d’Esquadra, uma organização adjacente à Generalitat, o governo regional da Catalunha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não sou particularmente inteligente, não sou poderosa. Sou apenas uma pessoa normal, e isso é o que mais os preocupa. Isto é uma amostra do poder que os cidadãos comuns têm”, afirmou a nova líder da cidade de Barcelona em entrevista à BBC, em fevereiro de 2014.

Nessa mesmo entrevista, para ilustrar o perfil da ativista, a BBC mostra uma imagem em que Ada é escoltada por dois agentes da polícia num protesto. Esta foi a segunda foto mais partilhada nas redes sociais após a sua eleição este domingo. A primeira, foi a imagem anterior.

Este domingo, Ada Colau pôs fim à liderança de Xavier Trias, da Convergência e União (CiU). Xavier era presidente da Câmara de Barcelona desde 2 de julho de 2011.

Convergencia i Unio (CIU) party's candidate for mayor of Barcelona and current mayor, Xavier Trias gestures following the results in Spain's municipal and regional elections in Barcelona on May 24, 2015.  Spain's "Indignado" protest movement won the most votes in the race for mayor of Barcelona on today and came second in Madrid where it could forge a governing coalition, near-complete results showed.   AFP PHOTO / JOSEP LAGO        (Photo credit should read JOSEP LAGO/AFP/Getty Images)

Xavier Trias do partido Convergência e União (CiU) (Photo credit should read JOSEP LAGO/AFP/Getty Images)

A vitória de Colau é relevante não apenas para a cidade como também para a própria Catalunha, uma vez que estas eleições eram vistas como uma espécie de primeira volta das autonómicas, que se realizarem em setembro na Catalunha. Nessas, estará em jogo a independência da região, reclamada pelo CiU, do até agora autarca Trias.