“Existe uma admiração doentia em relação a Sepp Blatter, semelhante à que existe em relação a um velho chefe da Máfia que, de alguma forma, conseguiu evitar ir para a cadeia“. Esta é apenas uma das passagens de um artigo de opinião demolidor que Diego Maradona escreve esta segunda-feira no britânico The Telegraph. Sepp Blatter é acusado pela lenda argentina de ser “um ditador” que transformou o futebol num “recreio para corruptos“.

Num texto de opinião publicado no The Telegraph que promete fazer correr muita tinta, Diego Maradona lamenta que Sepp Blatter, que transformou o futebol num “embaraço doloroso“,  caminhe para o quinto mandato à frente da FIFA. “Ainda que não consiga encontrar quase ninguém que apoie Blatter, muitos acreditam que ele irá obter um quinto mandato à frente da FIFA”. Um quinto mandato que, só por si, é “algo inaceitável nos países democráticos“.

Maradona acusa Blatter de ser “um ditador” que “conseguiu garantir apoio ao longo dos anos graças a favorecimentos pouco éticos”. Os apoiantes de Blatter, diz Maradona, apenas o defendem por este estar a conseguir “manter-se sempre um passo à frente dos investigadores – sejam eles auditores ou o FBI [norte-americano]”.

Ao longo dos últimos anos, acusa Maradona, Blatter ocupou-se de “se rodear de criminosos que encheram os bolsos à custa do desporto”. “Se [Blatter] fosse um homem honesto, certamente não teria passado metade do tempo a impedir uma investigação externa às contas da FIFA”, acusa Maradona, acrescentando que Blatter é “um incompetente” que está “submerso em perdas financeiras, subornos e não se apercebe de nada”. Daí que Maradona conclua que “Blatter ou é um idiota ou um ladrão“.

“Precisamos de uma liderança jovem e criativa na FIFA – uma liderança que seja inclusiva e aberta a novas ideias”, diz Maradona. “Precisamos de uma cultura do futebol, não uma cultura da Máfia“, remata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR