A Liga Portuguesa de Futebol (LPF) emitiu um comunicado reagindo às acusações da Federbet, organismo que vigia as apostas online. A LPF avança que vai apresentar uma participação junto da Procuradoria da República (PGR) contra a Federbet que denunciou à Comissão Europeia a existência de resultados viciados em jogos das principais ligas portuguesas.

“A Federbet tem vindo a oferecer, sem sucesso, os seus serviços à Liga Portugal e aos seus associados por quantias absolutamente incomportáveis. A fórmula que tem vindo a utilizar é um meio de pressão absolutamente repudiável”, lê-se no comunicado da LPF, que considera o comportamento da Federbet “reprovável”.

“Ao invés de denunciar às autoridades competentes, de forma reservada, sem clamor social, a suspeição de comportamentos criminais, opta por lançar a suspeição pública, sem qualquer pudor, sobre os nossos clubes e as nossas competições desportivas”, acrescenta a LPF, comparando o procedimento da Federbet à de outras empresas concorrentes que estão ligadas à FIFA e que o fazem “de forma reservada e sem lançar suspeições públicas”.

Para a Liga, o que a Federbet fez causou “danos irreparáveis na imagem dos clubes e das pessoas que neles trabalham” e, por isso, decidiu avançar com uma participação junto da PGR.

A Federbet apresentou esta terça-feira, dia 2 de maio, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o relatório anual de 2015 sobre “jogos viciados”. Apontando Portugal como um dos países onde o fenómeno mais cresceu na última temporada, sobretudo na II Liga, o secretário-geral do organismo, Francesco Baranca, classificou-a mesmo como uma competição “doente”. Na lista de jogos suspeitos surge uma partida da I Liga, envolvendo o bicampeão Benfica. Trata-se do Penafiel-Benfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR