Conversas

Futuro e Tecnologia: conheça os seis oradores

É já no dia 30 que vamos conversar sobre o Futuro e a Tecnologia. Aqui ficam os nossos convidados com quem queremos que venha conversar.

Patrick Lux/Getty Images

Autor
  • Diogo Queiroz de Andrade

Está completo o painel para a Conversa do Observador sobre a Tecnologia do Futuro. Temos um conjunto de pessoas bastante abrangente e diversificado, capaz de agitar ideias e provocar a plateia. São eles:

  • Ana Neves, diretora da Knowman. A Ana tem uma grande experiência na divulgação de ferramentas da economia digital para melhorar a cidadania e a atividade social.
  • Celso Martinho, diretor geral do Sapo. O Celso criou o SAPO em 1995 como experiência universitária e desde aí tem-se destacado na exploração de tudo o que se relaciona com o digital.
  • Leo Xavier, CTO do Observador e fundador da Quodis. Depois de ter fundado e gerido a Quodis até a colocar num patamar de inovação raro em Portugal, o Leo tornou-se CTO do Observador, gestor do projeto Liberdade 229 e organizador do LXJS.
  • Paulo Bastos, jornalista de tecnologia da TVI. Tem a honra de ter sido o primeiro ciberjornalista português e nunca largou a área. Hoje, com o NXT, tem o melhor magazine audiovisual sobre matérias digitais e tecnológicas.
  • Pedro Lima, professor de Robótica do Instituto Superior Técnico. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica, é professor do IST especializado em robótica.
  • Rudolfo Quintas, artista plástico a trabalhar nas artes digitais. É investigador em artes digitais e um criativo que desenvolve projetos multidisciplinares e que neste momento desenvolve uma colaboração com a Universidade de Harvard.

Como de costume, o que pretendemos é um debate livre e descomprometido – por isso o convite segue diretamente para si, com quem queremos conversar sobre o futuro. Queremos perceber que mudanças se aproximam, com o que vamos ter de lidar e que riscos vamos correr. Inscreva-se e venha daí!

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ensino Superior

As propinas: uma história muito mal contada

Jose Bento da Silva

A questão não são as propinas. Isso é de fácil resolução. O desafio é: qual o modelo de gestão que queremos para as nossas universidades? O modelo atual não passa de um circo pago pelos contribuintes.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)