Norte

Better not stop, Better not stop moving, Better not stop, Better not stop moving, Better not stop, Better not stop moving, Better not stop, Better not stop moving. Quando o maior sucesso dos portugueses We Trust começa a dar na rádio, é possível que fique a cantarolar esta frase nos minutos seguintes. “Time Better not Stop” será uma entre várias canções que a banda vai tocar ao vivo, esta sexta-feira, às 21h30, no Theatro Circo, em Braga. Os bilhetes para o concerto custam oito euros.

Este fim de semana há Festa da Caricatura para marcar a inauguração da exposição do 17.º PortoCartoon, no Museu Nacional da Imprensa, no Porto. Entre as centenas de trabalhos expostos, destaque para o vencedor do Grande Prémio, o italiano Alessandro Gatto. A exposição, que este ano teve como tema “A Luz”, pode ser visitada entre 22 de junho e 30 de dezembro, mas sábado e domingo há muita atividades gratuitas para aproveitar na Baixa do Porto. Sábado, às 12h00, é inaugurada a Rua do PortoCartoon, na Rua Mouzinho da Silveira. Se sempre quis ter uma caricatura sua, feita por cartunistas de renome, não vai querer perder a Festa da Caricatura, sábado e domingo, entre as 15h e as 18h, na Estação de São Bento.

O 38º FITEI – Festival Internacional de Teatro e Expressão Ibérica está a acabar, mas ainda há um Shakespeare para ver. A companhia Mala Voadora vai levar “Hamlet” ao Grande Auditório Manoel de Oliveira do Teatro Rivoli, no Porto, este sábado à noite. Os bilhetes custam 7,50 euros.

I gelatti più fini del mondo acabaram de chegar ao centro do Porto, depois de décadas a fazer as delícias de portugueses e turistas em Cascais. A Santini inaugurou a sua primeira gelataria a norte, no Largo dos Lóios, e tem uma surpresa: o “Invicto”, novíssimo sabor com uma base de nata com vinho do Porto, figo seco e nozes que a empresa criou exclusivamente para o Santini com pronúncia do norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

PORTO-CARTOONGrandePremio-alessandro-gatto

Caricatura “Window” (“Janela”), com que Alessandro Gatto venceu o XVII Porto Cartoon

Centro

Em 1987 chegou aos Açores o primeiro cidadão português deportado, vindo do Canadá. Desde então, muitos mais portugueses de sangue foram expulsos e condenados pelos Estados Unidos e pelo Canadá a viver num país onde não cresceram e cuja língua nem sequer sabem falar. “É uma dupla pena”, disse ao Observador, na altura da estreia da peça, Nuno Costa Santos, que com Dinarte Branco criou “I Don’t Belong Here”. O espetáculo apresenta-se esta sexta-feira e sábado, às 21h30, no Teatro Viriato, em Viseu, com bilhetes entre os cinco e os 10 euros. Por haver cinco deportados em palco, os autores tomaram a opção artística de apresentar a peça em inglês.

O último fim de semana das Festas de Ourém traz música gratuita para quem se deslocar até ao Parque da Cidade António Teixeira. Esta sexta-feira, prepare-se para dançar ao som dos Kumpania Algazarra, às 23h00, depois da atuação dos The Peorth. No sábado. às 23h00, sobem ao palco os Diabo na Cruz. Domingo, o primeiro momento musical a ter em conta é Imagine the Beatles, um tributo à banda britânica, que começa às 21h30. Às 23h00 é hora de ouvir Rita Guerra.

Lisboa

Este sábado, das 14h00 às 24h00, a Associação Faz Música Lisboa irá levar à capital, pelo quinto ano consecutivo, uma das maiores celebrações de música ao vivo do mundo, sob o signo da Fête de la Musique. Pelos nove palcos espalhados pela cidade vão passar inúmeros nomes como Vicente Palma, Old Yellow Jack e Roots Big Band.

Mais música, também ela gratuita e também ela no sábado, ainda que o Dia Europeu da Música se comemore no domingo, 21 de junho. O Bairro da Graça, em Lisboa, vai ser palco do Festival Novos Talentos FNAC, a partir das 15h00 e com o fim  durar até de madrugada. No Miradouro da Graça, por exemplo, atuam os Deolinda, Benjamim e Inês Salpico; no Mercado de Santa Clara (Feira da Ladra) vão estar presentes nomes como Samuel Úria, Chibazqui, Basset Hounds e Old Yellow Jack. Já em ambientes mais intimistas, vão passar pelo bar Damas, Mazgani, The Fool Moon Cool, Henrique Amoroso e Toulouse; pelo afamado Botequim de Natália Correia vão tocar as Golden Slumbers e na Galeria Laboratório o público poderá assistir a Shcuro e Die Von Brau.

Por falar na Graça, esta semana inaugurou um novo jardim em Lisboa, que aproxima a Baixa e o bairro da Graça. De um sonho antigo de José Sá Fernandes, de um investimento de 874 mil euros da Câmara Municipal de Lisboa e de um acordo que permitiu à autarquia ficar com terrenos que eram do Ministério da Defesa, nasceu o Jardim da Cerca da Graça. São 1,7 hectares de espaços verdes no coração da cidade histórica, com uma grande varanda situada logo à esquerda da entrada e da qual se tem uma vista desafogada para o Castelo, o Chiado e o Tejo. O jardim tem ainda extensas áreas relvadas, um pequeno pomar, um parque infantil e um quiosque.

videomappingocubo

O atelier O Cubo apresenta mais um espetáculo multimédia. ©OCubo.com

A abertura oficial do Palácio do Marquês de Pombal ao público, em Oeiras, acontece esta sexta-feira, sábado e domingo, das 22h00 às 01h00. Durante estas três noites, os jardins e as fachadas do edifício construído no século XVIII vão encher-se de luz e cor, com a realização do espetáculo “Noites no Palácio Encantado”. A entrada neste espetáculo multimédia imersivo é gratuita.

De pequenino se leva o menino à ópera. Mais concretamente ao Teatro São Carlos, em Lisboa, que iniciou em janeiro deste ano o ciclo de concertos com agrupamentos da Orquestra Sinfónica Portuguesa. O programa termina este sábado, às 11h00, e a entrada é livre, mediante entrega de um brinquedo ou livro que reverte para o Instituo de Apoio à Criança. Vale a pena ir ver Joana Carneiro dirigir “A loja do mestre André“.

Algarve

De Seattle para Loulé. O músico e compositor Rocky Votolato vai apresentar, no Bafo de Baco, o disco Hospital Handshakes, produzido por Chris Walla, ex-Death Cab For Cutie. O concerto está marcado para sábado à noite e os bilhetes custam 10 euros se comprados antecipadamente. No próprio dia o preço sobe para 12 euros.

Abrakadabra! A palavra que não pode faltar num espetáculo de magia deu o nome ao primeiro festival de magia do Algarve, que acontece esta sexta-feira, sábado e domingo no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira. João Blümel, Lanydrac e Luís de Matos mostrarão dias 19, 20 e 21, respetivamente, as suas diferentes artes mágicas, em espetáculos com início às 21h30. A entrada custa 10 euros por dia.