O gabinete da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, enviou emails a dirigentes da área da justiça a pedir para estes avaliarem que medidas do programa eleitoral do PS já foram tomadas por este Governo. A edição desta sexta-feira do Diário de Notícias conta que o gabinete da ministra enviou um pedido “com caráter de urgência” a todos os diretores gerais de serviços da justiça a pedir para identificarem que medidas já foram tomadas pelo Governo.

As medidas que estavam elencadas no programa tinham sido, no entanto, retiradas do programa socialista, sem que isso estivesse mencionado na comunicação.

Ao Observador, o deputado Jorge Lacão diz que esta situação “é inaceitável” e que se trata de “instrumentalizar a administração pública a propósito de interesses políticos partidários”, diz. Por isso, garante que vai confrontar Paula Teixeira da Cruz esta manhã no Parlamento: “Tem de haver responsabilidade política. A ministra não poderá deixar de ser confrontada com a necessidade de dar explicações”.

Esta pode no entanto não ser a única situação. O socialista diz que “já tinha havido rumores de que este tipo de orientações estavam em curto no Governo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR