776kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paula Teixeira da Cruz

Justiça Cega

"Ataque às manobras dilatórias é prioritário"

Ex-ministra da Justiça advoga a integração do Constitucional e do Supremo Administrativo no Supremo Tribunal de Justiça e defende uma reforma profunda do processo penal com o foco na eficiência.
Noticiário

8h. Paula Teixeira da Cruz critica Governo

A antiga ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, admite que ficou surpreendida com tantos casos polémicos no Governo. Ainda este jornal, os abusos sexuais na Igreja Católica.
Justiça

"Estamos a aproximar-nos de uma crise profunda"

Ex-ministra da Justiça defende reforma profunda do processo penal, elegendo o ataque às manobras dilatórias e à litigância de má-fé como prioritária. E advoga a integração do Constitucional no STJ.
Justiça

Ex-ministra: Van Dunem tinha de saber dos erros

Polémica à volta da nomeação do procurador europeu continua a adensar-se. Ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz diz que é impossível que a atual ministra não soubesse dos erros enviados à UE.
Operação Marquês

Caso Sócrates: Decisão "nem daqui por 20 anos"

Marinho e Pinto rejeita que Pinto Monteiro tenha protegido Sócrates e que Marques Vidal seja o "arauto" das investigações atuais. Também fala de Elina Fraga e da "clientela de Paula Teixeira da Cruz".
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
Comentário

"Agora o PSD tem Santana Lopes, paz e amor"

O discurso de Pedro Santana Lopes no congresso e a acusação de "traição" feita por Paula Teixeira da Cruz a Rui Rio. O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos no fim do 2º. do congresso do PSD.
Paula Teixeira da Cruz

Eutanásia "não requer revisão constitucional"

Teixeira da Cruz diz que não é preciso mudar Constituição para legalizar eutanásia; para deputado Baptista Leite, médico, um referendo seria "estupidificar debate". Visões diferentes do PSD em debate.
Política

Teixeira da Cruz admite agressão e laser na cabeça

Em entrevista à revista Sábado, a ex-ministra da Justiça admite uma invasão a sua casa, na qual acordou com golpes nos braços. Teixeira da Cruz fala ainda no seu mandato, Angola e Cavaco Silva.
Justiça

Van Dunem: "Vamos revisitar o mapa judiciário"

Ministra da Justiça opõe-se a qualquer mudança radical das reformas do governo PSD/CDS mas admite alterações pontuais do mapa judiciário de forma a melhorar acessibilidade dos cidadãos aos tribunais.
Justiça

Especialistas do FMI elogiam reformas na Justiça 

Dois especialistas fazem rasgado elogio a reformas de Paula Teixeira da Cruz e diz que redução de pendentes, novo mapa judiciário e aumento da eficácia das penhoras fomentam crescimento do PIB.
Polícia Judiciária

Teixeira da Cruz contra fusão de forças policiais

A ministra da Justiça defendeu, esta terça-feira, a autonomia e a independência da Polícia Judiciária, demarcando-se de "tentações perversas" de fusão das diversas forças policiais.
Justiça

Teixeira da Cruz diz que já cumpriu a sua missão

Ministra da Justiça despediu-se dos operadores judiciários na cerimónia da abertura do ano judicial, confirmando sem supresa o seu desejo de deixar a pasta da Justiça.
Sindicatos

Novo estatuto de Magistrados "nunca foi prometido"

A ministra da Justiça admitiu que o rancor de alguns sindicatos pela não aprovação dos Estatutos dos Magistrados, até final da atual legislatura, prende-se com a não satisfação dos aumentos salariais.
Paula Teixeira da Cruz

Reformas na Justiça são "referência" internacional

A ministra da Justiça afirmou, segunda-feira à noite, que as reformas dos últimos quatro anos no setor são "uma referência" internacional sendo apontadas pela União Europeia com um "modelo a seguir".
Justiça

Dirigentes mandados avaliar programa do PS

O gabinete da ministra da Justiça terá pedido a dirigentes da área para avaliar as medidas do programa socialista. PS acusa Paula Teixeira da Cruz de "instrumentalização" da administração pública.
Sindicatos

Ministra: Exigências salariais dos juízes são irrealistas

Paula Teixeira da Cruz justificou o atraso na revisão do estatuto dos magistrados com os níveis salariais exigidos. Sindicato diz ser falso. Ministério insiste e fala em aumentos de 2 mil euros.
Parlamento

Ministra critica aumentos pedidos pelos juízes

Teixeira da Cruz diz que exigências salariais feitas pelos magistrados estão a bloquear aprovação dos Estatutos das Magistraturas. Quer baixar valores e aprovar Estatutos ainda nesta legislatura.
Justiça

Teixeira da Cruz desmente Isaltino Morais

Ministra da Justiça rejeita ter interferido no processo do ex-autarca e diz que nunca foi despedida por Isaltino pois nunca foi funcionária da Universidade Atlântica, detida pela Câmara de Oeiras.
Justiça

"Já sabia que me ia deparar com muitas dificuldades"

Ministra entrou na antena da TSF esta manhã para defender o registo de pedófilos e afirmou que o Tribunal Europeu de Direitos Humanos legitima esta iniciativa.
Conselho de Ministros

Portas e Teixeira da Cruz criticaram lei do tabaco

No último Conselho de Ministros, o vice-primeiro-ministro e a ministra da Justiça criticaram a restrição total de fumo. Diploma está a ser finalizado para ser aprovado na próxima semana.
Crimes Sexuais

De 80 para 18%. Esta sim é a taxa de reincidência

A ministra da Justiça, Paula Teixeira Cruz, justificou a existência de um registo de pedófilos com a elevada taxa de reincência dos crimes sexuais, que seria de 80%. Mas, afinal, este número é de 18%.
Justiça

Base de dados de pedófilos vai ser realidade

Governo aprovou "a criação de um registo de identificação" de pedófilos. No entanto, caberá às autoridades a decisão de divulgar ou não aos pais se determinado individuo foi efetivamente condenado.
País

PJ no Ministério Público? "Impossível"

Sindicatos têm proposta para entregar ao Ministério da Justiça. Paula Teixeira Cruz começou por estar disponível para analisar mas, mais tarde, disse ser "muito difícil para não dizer impossível".
Terrorismo

Governo rejeita "deriva securitária”

Governo rejeita acusações do PCP e BE sobre leis anti-terroristas. PS quer disciplina de educação para a cidadania obrigatória em todos os níveis de ensino.
Terrorismo

"Não nos podemos condicionar pelo medo"

O Governo aprovou esta quinta-feira oito alterações legislativas para combater o terrorismo. Ministra da Justiça pede a que não haja medo e para que não se alterem comportamentos
Paula Teixeira da Cruz

Ministra defende drogas leves nas farmácias

Paula Texeira da Cruz não gosta da palavra "liberalização", mas defende uma despenalização das drogas leves, para que não seja alimentado um negócio e seja "rentável" para o Estado.
Ordem dos Advogados

Bastonária e ministra: nova guerra sem tréguas

Crimes que não existem, remissões para artigos inexistentes e erros. A Ordem dos Avogados não poupa críticas à proposta de alteração do estatuto. Bastonária vai pedir demissão da ministra da Justiça.
Paula Teixeira da Cruz

Vistos gold fazem mais "vítimas"

inistra da Justiça exonerou o presidente do Instituto de Registos e Notariado e a secretária-geral do Ministério da Justiça, ambos em prisão preventiva no âmbito do caso dos vistos "gold".
Citius

Uma "ameaça" e uma ministra de "cabeça erguida"

Problema do sistema informático Citius volta ao Parlamento. Bodes expiatórios? "Não houve aqui nenhuma perseguição. Atuei nos termos da lei, não podia atuar de outra forma", defendeu a ministra.
Timor-Leste

Ministra diz que não há condições para cooperação

A Ministra da Justiça afirmou, em comunicado, não estarem criadas as condições adequadas para a política de cooperação na área jurídica com Timor-Leste, depois da expulsão de juízes portugueses.
Comissão Europeia

Carlos Moedas: O comissário "low profile"

Entrou para a política há pouco tempo e ascendeu de forma rápida dentro do PSD e dentro do Governo. Carlos Moedas inicia esta segunda-feira em Bruxelas o seu trabalho como comissário europeu.
Justiça

Citius: PGR confirma investigação de sabotagem

PGR confirma estar a investigar suspeita de crime de sabotagem informática no Citius. Ministra afirmou que limitou-se a reencaminhar relatório interno para a Procuradoria-Geral da República.
Citius

Citius: Relatório aponta para ilícitos criminais

A ministra da Justiça enviou para a Procuradoria Geral da República um relatório do IGFEJ que aponta para que tenha havido omissões por parte de chefias intermédias no caso do Citius.
PSD/CDS

Teixeira da Cruz: "tocámos em interesses"

O palco das jornadas parlamentares PSD/CDS serviu para tudo: de discursos eleitoralistas a acusações. Reforma da justiça "toca em interesses" e é por isso que se fala no Citius, diz a ministra.
Justiça

Citius está a normalizar

A ministra da justiça afirmou que "reformar é saltar para a fogueira", comentando as críticas aos problemas da plataforma informática Citius, feitas por "arautos da desgraça".
Orçamento do Estado

Mapa judiciário permite poupança de 1,1 milhões

A ministra da Justiça nunca quis falar em poupanças com o novo mapa judiciário, mas a proposta de Orçamento do Estado para 2015 sublinha esse valor: 1,1 milhões de euros.
Citius

Lei manda recorrer ao papel até Citius funcionar

Desde 26 de agosto que existem falhas informáticas na plataforma da Justiça. Vários operadores judiciários tinham pedido um regime de justo impedimento. Lei foi publicada esta segunda-feira.
Justiça

"Desastre estava pré-anunciado" no Citius

Ex-chefe de gabinete de Paula Teixeira da Cruz diz que avançar com novo mapa judiciário sem mudar a plataforma informática foi manobra de "alto risco". E criou a "tempestade perfeita". Governo reagiu.
Citius

PS pede demissão. Ministra responde à letra

Paula Teixeira Cruz diz que os tribunais estão a funcionar normalmente. E culpa o PS do atraso na reforma judiciária, que entrou em vigor a 1 de setembro.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora