686kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tech Auto

Nissan

Mini desportivo EV promete Nissan 100% eléctrica

A Nissan antecipa-se à União Europeia deixando de vender veículos com motores a combustão em 2030, cinco anos antes do objectivo. E, para abrir o apetite, mostrou o concept de um mini desportivo.
Toyota

Toyota avisa: fábricas de EV com menos empregados

Numa fase em que começa a acelerar a sua produção de veículos eléctricos, bem como das respectivas baterias, a Toyota avisa que as fábricas de automóveis eléctricos necessitarão de menos empregados.
Tech Auto

Alemanha desiste dos e-fuels por falta de apoio

O recente Salão Automóvel de Munique pretendia ser o pontapé de saída para os combustíveis sintéticos, mas falhou redondamente. A Alemanha esperava apoio total, mas só três países disseram sim.
Tech Auto

Antepassado dos futuros carros voadores voou em 46

Tudo aponta para que os primeiros carros voadores comecem a circular a partir de 2025, mas o que poucos sabem é que há 77 anos o primeiro destes veículos, o Convair Model 116, provou que era possível.
Tech Auto

Toyota adere à solução Tesla e adopta as Gigapress

O grupo Toyota, o maior construtor do mundo, adoptou as Gigapress, prensas capazes de formar uma peça muito grande e complexa com apenas uma “pancada”, em vez de 86 peças, depois soldadas entre si.
Toyota

Mais e melhores eléctricos. Plano da Toyota é este

Referência nos híbridos, a Toyota é a própria a reconhecer que consegue fazer melhor do que o SUV eléctrico bZ4X. Vem aí uma nova geração de BEV, com 4 baterias distintas e até 1200 km de autonomia.
Segurança

Como evitar morte de crianças esquecidas no carro

Portugal não foge à regra e também por cá há condutores que se esquecem dos filhos no banco traseiro, condenando-os por vezes à morte. Mas há soluções (e baratas) para evitar este drama.
Volkswagen

VW ID. GTI vai ser um EV com 231 cv e pode roncar

O próximo citadino da Volkswagen, o ID.2all, vai recuperar o espírito GTI das primeiras gerações do Golf GTI dos anos 70 e 80. Promete 231 cv e será capaz de emitir um roncar tipo motor a gasolina.
Tech Auto

Sabe quanto custam os cobertores dos pneus na F1?

Para manter os pneus na temperatura ideal de funcionamento, as equipas de F1 recorrem a cobertores eléctricos. O que poucos conhecem é a temperatura elevada que atingem e a fortuna que custam.
Toyota

Toyota perdeu 327 milhões por motivo… ridículo

Alguém no departamento de informática da Toyota tem muitas explicações a dar. Já se conhece a origem do problema que levou o maior construtor do mundo a perder 327 milhões num só dia. E não foi bom.
BMW

Pagar para aquecer bancos? Clientes BMW dizem não

Os construtores viram na facturação de serviços "on demand" uma nova forma de aumentar o encaixe. A BMW tentou uma assinatura mensal para o aquecimento dos bancos, mas os clientes disseram não.
Toyota

Toyota "perdeu" 327 milhões num dia

Numa altura em que a “nossa” Autoeuropa está encerrada devido à falta de peças vindas do Leste, a Toyota admitiu perdas de milhões ao ter de suspender a produção em 14 das suas fábricas nipónicas.
Condução Autónoma

Táxis sem condutor autorizados a começar a cobrar

Depois de 14 anos a investir no desenvolvimento de carros autónomos, a Google pode finalmente começar a facturar aos seus clientes as deslocações que assegura. Para já, apenas em São Francisco.
Volkswagen

VW compra baterias e sistema de gestão à Hyundai

Depois das plataformas compradas aos chineses para a Audi e Volkswagen, este construtor alemão vai agora adquirir sistemas completos de baterias e sistemas de gestão de energia à Hyundai.
Mercedes-Benz

Mercedes não volta atrás: não há V8 nos C63 e E63

Circulavam na imprensa informações que davam como certo a Mercedes voltar atrás e manter o V8 nos AMG C63 e E63. Mas agora a marca garante que apostará antes no híbrido, mais potente e económico.
Mercedes-Benz

Estacionou o EQE 350+ novo na garagem e ardeu tudo

A história conta-se em poucas linhas: um casal deixou o seu Mercedes na revisão e deram-lhe um EQE 350+ como carro de substituição. Estacionaram o eléctrico na garagem, o carro ardeu e a casa também.
Volkswagen

Depois da Audi, VW vai às compras na China

Apesar do Grupo VW contar já com duas plataformas para veículos eléctricos e ter outras em desenvolvimento, a realidade é que não parece satisfeito. A ponto de recorrer aos chineses para mais opções.
Tech Auto

Tesla compra alemães que dominam carga wireless

Parece que, ao contrário dos seus rivais, a Tesla vê potencial no carregamento por indução. A marca pagou 76 milhões de dólares pela Wiferon, uma tecnológica alemã especializada em carga wireless.
Tech Auto

Hilariante! F1 contra McMurtry e Rimac Nevera?

Ninguém duvida que os Fórmula 1 são super rápidos e eficientes. Mas veja o que acontece quando um F1 da Red Bull enfrenta o McMurtry Spéirling, uma “bomba” com aspirador, e o coupé EV Rimac Nevera.
Tesla

Camiões eléctricos são um sucesso ou um fiasco?

O Tesla Semi assumiu-se como uma alternativa vantajosa, em custo e impacto ambiental, face aos camiões semi-reboque diesel. Após meses de testes, este pesado a bateria revelou-se um sucesso ou fiasco?
Mercedes-Benz

Mercedes descobre buracos na rua e ajuda a reparar

A Mercedes pretende utilizar o seu sistema de recolha de dados para detectar buracos enquanto os seus clientes circulam, para depois informar as autoridades e agilizar a reparação.
Tesla

Vêm aí mais descontos na Tesla, mas produção cai

Os clientes escolhem o melhor veículo para as suas necessidades, ao preço mais interessante. Os construtores devem cuidar da rentabilidade, mas os descontos são música para os ouvidos de quem compra.
Tech Auto

Fim de cromados: 500 vezes mais tóxicos que diesel

Já não se fazem carros novos com peças de metal cromadas, mas este recurso é vulgar nos modelos antigos e sobretudo nos clássicos. Contudo, a União Europeia vai banir esta solução por ser cancerígena.
Mercado

Que marca de carros tem o melhor site? E o pior?

A J.D. Power analisou os websites de todos os construtores de automóveis, para determinar quais os mais intuitivos, além de mais úteis e práticos. E também identificou quais os piores nesta matéria.
Volvo

Volvo EX90 atrasado para 2024. A culpa é do LiDAR

O eléctrico topo de gama da Volvo, o EX90, estava agendado para ser comercializado ainda em 2023, mas derrapou para 2024. Motivo? Problemas com o LiDAR e o software.
SEAT

Seat vai montar células de bateria em Martorell

A Seat SA, que integra a marca homónima e a Cupra, vai avançar com um investimento adicional de 300 milhões de euros para montar baterias em Martorell. Projecto tem impacto em 500 postos de trabalho.
Mercedes-Benz

Mercedes com ultrapassagens automáticas na Europa

À semelhança do que já acontece nos EUA e no Canadá, também os condutores europeus vão poder aceder a mudanças de faixa automáticas no Nível 2 de condução autónoma da Mercedes.
Tech Auto

Surpresa! Estudo diz que crise dos chips terminou

Um estudo da S&P Global Mobility afirma que a crise dos chips, que tem sufocado a indústria automóvel, terminou. As peças mais pequenas de um carro passam a estar disponíveis em quantidade.
Renault

Renault 5 eléctrico revela exterior em novo teaser

A Renault divulgou mais imagens que permitem antecipar como será o Renault 5 eléctrico que comercializará em 2024. O construtor avançou ainda pormenores sobre como tornou o modelo mais eficiente.
Audi

Audi converte NSU Prinz de 1971 em EV com 240 cv

Para comemorar o 150.º aniversário das suas instalações de Neckarsulm, a Audi desafiou uma mão-cheia de estagiários a transformar um velhote NSU Prinz 4 de 1971 num desportivo eléctrico com 240 cv.
Tesla

O Tesla Bot ainda não funciona, mas já… “funciona”

O robô da Tesla, o Optimus, também conhecido como Tesla Bot, ainda não está funcional, continuando na fase de desenvolvimento. Mas a realidade é que já “funciona”, pelo menos para atrair clientes.
BMW

BMW lança óculos com "head-up display" para motos

Os ConnectedRide Smartglasses são a mais recente ajuda da BMW aos condutores de motos. Estes novos óculos projectam numa das lentes a informação necessária à condução, tal como um "head-up display".
Stellantis

Acima de 700 km. Stellantis revela STLA Medium

A oferta de modelos 100% eléctricos das marcas da Stellantis tem tido por base plataformas para motores a combustão. A STLA Medium quebra o ciclo, prometendo modelos com mais de 700 km de autonomia.
Volkswagen

ID.Buzz surpreende contra alce e bate concorrentes

Ninguém espera que um furgão eléctrico como o ID.Buzz, mesmo em versão de passageiros, seja o mais rápido no teste do alce, mas o VW surpreende ao bater muitos adversários, aproximando-se de outros.
Tech Auto

Que têm os dentes a ver com baterias melhores?

Parece uma impossibilidade à primeira vista, mas há uma relação entre os dentes e as baterias que alimentam os automóveis eléctricos. Há um produto que faz bem a ambos e não é o fio dental…
Elétricos

Carregamentos a 150 ou 350 kW? Ingleses dizem não

Os fabricantes de veículos eléctricos investem imenso para que os seus modelos recarreguem mais depressa, com potências superiores. Mas os britânicos acusam-nos de muito optimismo e impõem limites.
Aston Martin

Eléctricos da Aston Martin com tecnologia da Lucid

A Aston Martin assinou uma parceria com a Lucid, que fornecerá a tecnologia para que os veículos eléctricos do construtor inglês figurem entre os mais potentes e com maior autonomia do mercado.
Tech Auto

UltraContact NXT. Fixe o nome deste pneu 

Mais “verde” não há. Em Julho, começa a chegar ao mercado europeu o primeiro pneu de série que integra 65% de materiais sustentáveis, a mais elevada percentagem de sempre. E promete máximo desempenho.
Mazda

Mazda retoma motor rotativo com o MX-30 R-EV

Depois de ter sido descontinuado em 2012 por não cumprir as normas de emissões, o motor rotativo Wankel, que a Mazda adoptou com grande devoção, volta a ser produzido. Agora ao serviço do MX-30 R-EV.
Tech Auto

Baterias com passaporte a revelar o que poluíram

Fabricar baterias pode ser uma actividade muito poluente, mas não obrigatoriamente. Para separar o trigo do joio, vai surgir um passaporte que regista o que cada acumulador poluiu ao ser produzido.
Volkswagen

VW volta atrás. Nova plataforma vem aí com 1700 cv

Depois de ter decidido atrasar a adopção de uma nova plataforma mais moderna e sofisticada para conceber os próximos veículos eléctricos, o Grupo Volkswagen faz marcha-atrás e antecipa a SSP.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.