Tech Auto

Apple

Com iOS 12, o Google Maps aparece no Apple Carplay

Quando fizer a atualização para o novo iOS, vai notar que o Apple Maps deixou de ser a única opção para o GPS. Google Maps já está no CarPlay (e o Waze chegará em breve).
Porsche

Porsche liga-se à Hyundai na realidade aumentada

Porsche e Hyundai têm agora mais em comum do que até aqui. Associaram-se num investimento estratégico na WayRay, uma empresa especializada em realidade aumentada, via holografia e "head-up display".
Tech Auto

Renault-Nissan-Mitsubishi junta-se à Google

Futuros modelos Renault, Nissan e Mitsubishi vão oferecer “um dos mais inteligentes e avançados sistemas de infoentretenimento do mercado”. Solução será desenvolvida em parceria com a Google.
Segurança

É possível roubar um Tesla? Claro que sim, mas…

Mesmo com a electrónica a controlar a maioria das nossas vidas, é impossível impedir o roubo do que quer que seja e os automóveis não são excepção. Mas será mais fácil (ou não) roubar um Tesla?
Tech Auto

Está calor? Não neste capacete com ar condicionado

1.240
Conduzir um veículo de duas rodas é muito agradável, excepto quando o calor aperta e nos 'coze' a cabeça dentro do capacete. Mas não dentro deste, que está equipado com ar condicionado.
Tech Auto

Automóveis da Mercedes vão ter uma luz que fala

A Mercedes concebeu a Digital Light, tecnologia que permite escrever no solo mensagens para os peões. Isto pode dar uma ajuda à relação automobilista/transeunte, mas também originar algumas "broncas".
Tech Auto

Piloto “maravilha”. Não lhe pagam e não se queixa

Por muito que se goste de motos, é humanamente impossível passar dias seguidos a acelerar, passar caixa ou travar. Não para o Dyno, o novo piloto de testes da Akrapovic, que nem se queixa do trabalho.
Elétricos

Eléctrico que carrega ao sol já tem 6.795 reservas

5.033
A Sono Motors vai lançar já no próximo ano um carro eléctrico com uma autonomia razoável, um preço acessível e a vantagem de recarregar baterias com células fotovoltaicas integradas na carroçaria.
Rolls-Royce

Dentro de dois anos os Rolls-Royce vão voar

A Rolls-Royce já produz dos automóveis mais luxuosos do mercado, aos quais só falta voar. E dentro de dois anos nem isso, pois a “outra” Rolls vai começar a vender modelos que voam. E são eléctricos.
Tech Auto

Michelin vai produzir pneus feitos de… madeira

Recorda-se dos Flinstones? Então lembra-se que o Fred tinha um descapotável com pneus de madeira, feitos a partir de um tronco de árvore. Pois bem, a Michelin está a pensar fazer algo parecido.
Ferrari

Ferrari cria nova tecnologia de pintura a “frio”

Quem pensa que na Ferrari a prioridade vai para motores potentes, caixas rápidas e chassis eficazes, está enganado. A marca inventou uma nova forma de pintar, que resolve uma série de problemas.
Tech Auto

Falta de hidrogénio não ajuda carros a fuel cell

Numa altura em que os veículos a célula de combustível, ou fuel cell, estão a tentar impor-se no mercado, a falta de hidrogénio, o seu combustível, não ajuda à sua aceitação por parte do público.
Audi

Audi liga-se ao 5G para produzir carros sem fios

Porque milissegundos podem fazer toda a diferença na produção automóvel, a Audi junta-se à Ericsson para explorar o potencial da tecnologia 5G. Ideia é fazer fábricas inteligentes de carros, sem fios.
SEAT

Cockpit digital. Arona e Ibiza ganham mega ecrã

Os ecrãs digitais, que tanto podem oferecer conta-rotações e velocímetro, como um imenso "display" para a navegação ou para aceder ao multimédia, chegaram aos pequenos e acessíveis Seat Arona e Ibiza.
Toyota

Quer energia à borla? Então pedale, diz a Toyota

140
A Toyota sempre apostou nos híbridos e os eléctricos a bateria nunca foram o seu forte. Agora, que parece não ter alternativa, surge com novas ideias. Como esta, de carregar as baterias a pedal.
Tech Auto

Notável. Estes carros estão separados por 110 anos

Se pensa que os automóveis de hoje não são assim tão diferentes dos de outrora e que a evolução ao longo dos tempos é mínima, ponha os olhos nisto. Um Mercedes de F1 de 1908 contra o Robocar.
Tech Auto

Ducati. As motos também querem falar com os carros

Já aqui lhe dissemos que a Audi, ou seja, o Grupo Volkswagen, está na linha da frente nas comunicações dos veículos com tudo o resto. Agora a Ducati, do mesmo grupo, vem que dizer que também quer.
Ferrari

O segredo da Ferrari: motor eléctrico mas no turbo

Está cada vez mais difícil guardar segredos. A Ferrari solicitou ao Instituto Europeu de Patentes o registo de um novo motor com um turbocompressor eléctrico inovador. Rapidamente se tornou público.
Rolls-Royce

Os mecânicos mais pequenos do mundo são da Rolls

130
A Rolls-Royce, não o fabricante de automóveis, mas o de motores de aviões, tem dos melhores artífices do mundo. Passa agora a ter mecânicos do tamanho de insectos para reparar os complexos motores.
Renault

Novo 1.7 dCi. Revolução nos diesel da Renault

919
Vem aí o WLTP e para construtor francês isto significa adeus ao 1.6 dCi. O 1.5 dCi fica, falta saber até quando, pois a nova arma da Renault é o 1.7 dCi, com versões de 120 a 160 cv e alguns truques.
Elétricos

Baterias de iões de lítio trocam cobalto por ferro

Os chineses da Liyuan têm um novo tipo de bateria para veículos eléctricos, que mantém os iões de lítio e troca o cobalto pelo ferro. Promete mais capacidade, menos custos e menor risco de incêndio.
Tech Auto

É assim que a ZF acaba com os buracos na estrada

A empresa alemã, conhecida sobretudo pelas suas caixas de velocidade, criou um sistema de chassi activo que faz do carro um “tapete mágico”. É como se as depressões, lombas ou curvas não existissem.
Volkswagen

Trabalhadores “robot” nas fábricas da VW

Há funções na fabricação de automóveis que são muito desgastantes. Trabalhar com os braços acima da cabeça, longos períodos de pé e deslocações de carga vão contar com a ajuda de exoesqueletos.
Infiniti

Acabou-se! Infiniti não quer plataforma Mercedes

A Nissan até pagou parte do desenvolvimento da plataforma MFA2 da Mercedes. As duas marcas até ergueram uma fábrica no México para aí produzir modelos com essa base. Não vai acontecer, diz a Reuters.
Volkswagen

VW Golf R e Seat Leon Cupra perdem 10 cv. Porquê?

As versões mais possantes do VW Golf e do Seat Leon Cupra passam a partir de agora a estar… menos potentes. E a culpa é do WLTP e das novas limitações impostas pelo controlo de emissões nocivas.
Honda

Honda “mata” robô após 30 anos de desenvolvimento

Depois de mais de três décadas de desenvolvimento, o avançado projecto de robô humanóide da Honda foi cancelado. Mas o Asimo deixa uma herança que será aplicada nas tecnologias de condução autónoma.
Tech Auto

Milagre! ZF transforma modelos baratos em híbridos

A fabricante alemã propõe uma solução chave-na-mão que torna os modelos baratos em híbridos ou híbridos plug-in, como que por magia. A eAMT pode (ainda) oferecer tracção 4x4. O “truque” é eléctrico.
Tech Auto

Fibra de carbono livra Polestar 1 de 230 kg

O primeiro modelo da antiga divisão desportiva da Volvo deita a mão a muita fibra de carbono, para deitar fora uns quilos extra. A dieta visa um desempenho acima da média do coupé híbrido com 600 cv.
Tech Auto

É isto que o Autopilot da Tesla vê (e vê muito)

Os fabricantes lutam entre si para criar o melhor sistema de ajudas à condução de nível 3, mas é a Tesla quem lidera. Faz ideia do que o sistema “vê” e como analisa as situações? Ora veja aqui.
Elétricos

“Fuel cells”. Hyundai conseguiu, Audi também quer

212
Com o Nexo, a Hyundai fez o que a Audi nunca conseguiu fazer: um SUV propulsionado pela electricidade gerada a bordo através de células de combustível a hidrogénio. Agora, as duas marcas juntaram-se.
Tech Auto

Software português vai ser “o cérebro” da BMW

305
A Critical Software e o Grupo BMW anunciam a criação de uma empresa conjunta. Objectivo vai para além do software dos carros, estendendo-se à mobilidade do futuro e ao próprio “foco” da companhia.
Opel

Ao “filho” mais novo cabe o motor mais importante

Na PSA é assim. À Opel, a marca mais recente do grupo francês, cabe o desenvolvimento do seu motor mais importante. Trata-se de uma família com quatro cilindros e o segredo foi notícia no TechDay.
SEAT

Seat vai liderar os robôs-táxi no Grupo Volkswagen

A Seat está imparável. Com as vendas a crescerem ao ritmo das margens de lucro, a marca foi agora incumbida de desenvolver os robôs-táxi para o Grupo VW. Os primeiros protótipos surgem ainda em 2018.
Tech Auto

Sabe quais são os melhores motores do ano?

Como acontece todos os anos, um grupo de 70 jornalistas internacionais elegeu os melhores motores de 2018. Saiba quem triunfou entre os menos potentes, os mais pequenos e, até, entre os eléctricos.
Tech Auto

Baterias israelitas carregam em 5 minutos: 480 km!

1.933
Dentro de pouco tempo, conseguir até 480 km de autonomia num carro eléctrico vai demorar tanto quanto atestar o depósito: 5 minutos. A promessa é da StoreDot, onde a BP investe 17 milhões de euros.
Volkswagen

Nem todos os gatos são pardos. Touareg vê à noite 

A terceira geração do maior dos SUV da Volkswagen vai iniciar a sua comercialização entre nós em Junho. Vem repleta de ajudas à condução, e uma até finta o escuro. Saiba como funciona a Night Vision.
KIA

Sportage renovado vai ter versão diesel híbrida 48

A Kia vai submeter o seu Sportage a num ligeiro 'restyling', lá para o final do ano. Mas a grande novidade é a versão diesel mild hybrid a 48V, com vantagens em termos de consumos e emissões.
PSA

PSA (e Opel) recorrem a caixa mágica. E híbrida

Há a caixa de Pandora, que ninguém quer abrir, e há a caixa da Punch Powertrain, que parece ser milagrosa e que resolve todos os problemas. Ou, pelo menos, os maiores. Vai estar ao serviço da PSA.
Opel

PSA tira pio ao sistema OnStar da Opel já em 2019

Depois de anos a defender os méritos do seu sistema OnStar (e com razão), a Opel anunciou que vai abandoná-lo já em 2019. A decisão veio da PSA, que vai criar uma solução similar, mas à francesa.
Tech Auto

A união faz a força. Nas baterias sólidas também

127
Ninguém duvida que as baterias sólidas vêm aí, com ganhos na capacidade, peso e rapidez na recarga face às actuais de iões de lítio. Os fabricantes nipónicos juntaram-se para apressar o processo.
Ford

Uma janela milagrosa que permite aos cegos “verem”

Imagine que era possível construir uma janela através da qual até um cego conseguia ver. A janela ainda não existe, mas já há protótipo, feito pela Ford, que promete revolucionar a vida de milhões.
Tech Auto

Preparado para a loucura? Eis um carro com moto 

123
Uma moto eléctrica que faz parte do automóvel, mas que se pode extrair, permitindo ao condutor estacionar o carro e seguir viagem em duas rodas. Faz sentido ou é uma ideia louca, condenada à nascença?
Tech Auto

Renault, BMW, GM e Porsche apostam nas Blockchain

Sempre que se fala de Blockchain saltam à memória as bitcoin e as confusões que esta moeda virtual tem provocado. Contudo, há uma tecnologia por detrás deste sistema que todas as marcas querem.
Tech Auto

Motores turbo são mais eficazes com… electricidade

114
Os turbos são óptimos para elevar a potência e até reduzir o consumo, mas sofrem sempre de um atraso na resposta ao acelerador. O primeiro construtor que resolveu o problema recorreu à electricidade.
Ford

Cadeira de rodas autónoma e que se arruma sozinha

137
A vida de quem tem necessidade de uma cadeira de rodas pode tornar-se de repente mais fácil. A Ford inventou uma cadeira que se conduz, e depois se arruma, sozinha.
Tech Auto

Primeiro eléctrico com fuel cell a metanol promete

1.265
Pelo escape sai água. Mas, ao contrário de outras propostas a célula de combustível, o RG Nathalie troca o hidrogénio por metanol. Sai mais barato e a autonomia chega a 1.200 km, garante o fabricante.
Volkswagen

Este é o truque que a VW reserva para o novo Golf

A próxima geração do modelo mais vendido pela Volkswagen vai apostar na micro-hibridização. Os três elementos que vê na imagem prometem fazer do Golf um exemplo, em termos de baixos consumos. Diesel!
SEAT

Seat dá gás ao grupo, da VW à Audi e à Porsche

Gás é com a Seat. Especialmente o natural comprimido, pois é exactamente este combustível, mais limpo do que a gasolina, que os espanhóis já usam e vão desenvolver para todas as marcas do Grupo VW.
Ambiente

Bosch diz ter solução barata para salvar os diesel

389
Tecnologia da empresa alemã garante emissões de NOx 10 vezes inferiores aos limites propostos para 2020. “Há futuro para o diesel. Em breve, as emissões não serão um problema”, afirma o CEO da Bosch.
Mazda

Motores diesel têm de continuar. Por causa dos SUV

332
A Mazda é mais um dos construtores que promete continuar a oferecer motores diesel, modernos e mais sofisticados, para serem menos poluentes. E diz que a culpa é dos SUV, mais pesados e volumosos.
Dicas Auto

Veja quais são os problemas de arrancar em segunda

369
Seja por vício ou conveniência, há muitos condutores que arrancam em segunda. O que pode ser um problema de primeira: sofre a embraiagem, a caixa de velocidades e sofre você, na hora de pagar a conta.
BMW

É assim que a BMW planeia “abater” Audi e Mercedes

231
Potência e binário interessam? Sim. Os consumos podem ser determinantes? Sem dúvida. Mas quando já não se pode reinventar a roda, reinventa-se o painel de instrumentos. Bem-vindo à guerra tecnológica.
Toyota

Toyota diz não ao Android Auto, com medo de abusos

O construtor japonês parece o último dos gauleses, negando o acesso do Android Auto, da Google , aos seus carros, temendo que o acesso leve à devassa. Terá razão? Depois dos abusos do Facebook, sim.
KIA

Amazon vai poder controlar o Kia. Peça à Alexa

Para tornar os seus modelos mais atraentes, especialmente para os que privilegiam a tecnologia, a Kia recorreu à Amazon para permitir o controlo através de comandos de voz. Agora, basta pedir à Alexa.
Tech Auto

O revestimento em pele, sem pele, está em crise

141
Seja porque não envolve a morte de animais, ou porque é mais barata do que o couro, mantendo o mesmo toque agradável, a Alcantara é extremamente popular nos carros modernos. Mas agora está em crise.
Bugatti

A Bugatti está sempre de olho si. O que até é bom!

Se é proprietário de um Chiron, para além de ser necessariamente um condutor feliz e orgulhoso, saiba que tem na Bugatti o seu melhor amigo. A marca está sempre de olho em si, ou melhor, no seu carro.
Segurança

Finalmente! Bebés podem ser protegidos com airbag

116
Não deixa de ser curioso, ou mesmo assustador, que os bebés, os seres mais frágeis que podemos transportar num automóvel, nunca tenham beneficiado de airbag para reforçar a sua protecção. Até agora.
Tech Auto

Porsche e Mercedes espiam clientes a toda a hora

299
A Mercedes a Porsche vão passar a saber se você está em casa, se está lá a sua mulher ou marido e, mais do que isso, se está lá mais alguém com eles. Útil? Desconfortável? Agradeça à Anagog.
Volvo

Cortaram uma V70 ao meio para a loucura completa

Transformações de automóveis não são propriamente uma novidade. Novidade é quando há uns que conseguem ir mais longe que os outros e se lembram de cortar uma Volvo ao meio para fins estonteantes…
Tech Auto

Carros novos: eCall obrigatório. Saiba o que muda

187
Desde o início do mês, todos os automóveis novos da União Europeia passam a ter de estar equipados com sistema automático de chamada de emergência. Mas também há solução para os veículos mais antigos.
Mercedes-Benz

Classe S. Esfaqueou o banco para ver o que esconde

132
O conforto era tanto que ele destruiu o banco. Impressionado com as massagens e outras habilidades que fazem os assentos do mais luxuoso dos Mercedes, um 'repórter' pegou numa faca… e usou-a! Até dói.
Audi

e-gasolina, sabe o que é? Está já a ser testada

735
Estamos a falar de uma gasolina que não depende do petróleo, é compatível com a infra-estrutura existente e oferece a perspectiva de um ciclo fechado de carbono. A Audi já a produz e está a testá-la.
Tech Auto

Parece que vêm aí motores de… um cilindro?

Os indianos da Mahindra estão a desenvolver uma nova família de motores de combustão interna, onde salta à vista um bloco a gasolina, monoclíndrico, de 0,6 litros. Com 24 cv, vai (mesmo) puxar o quê?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)