Paredes transparentes numa estrutura de alumínio e policarbonato de alta resistência pendurada a 400 metros de altura. Os Skylodge Adventure Suites foram criados pelo departamento de investigação da Natura Vive, que organiza eventos de escalada e de aventura em montanha.

Cada um dos apartamentos — chamam-se módulos de vivendas verticais — tem vista para o Vale Sagrado de Cusco, no Peru. Têm quatro camas, um espaço de cozinha e uma casa de banho privada. E tudo isto num casulo com 7,5 metros de comprimento por 2,60 metros de altura e largura.

Para entrar em casa tem mesmo de enfrentar as vertigens. A Via Ferrata obriga os aventureiros a subir acima dos 300 metros e depois a descer outros 100 em rapel. “Às vezes a parede é vertical e quanto mais sobes, mais incríveis as vistas são”, garante um dos clientes da Nature Vive na página da TripAdvisor.

Só quando se entra na habitação é que se pode retirar o arnês: entra-se e sai-se através de uma escotilha localizada no teto e a iluminação é assegurada por painéis fotovoltaicos. Parece-lhe muito claustrofóbico? Não se assuste: estas casas têm seis janelas e quatro zonas de ventilação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A higiene também não é problema. A casa de banho está isolada do resto da casa e nenhum som consegue atravessar a parede de vidro. De resto, não há vizinhos e como tal ninguém o pode ver lá dentro.

De acordo com a Airbnb, este hotel oferece o material de escalada, refeições – incluindo pequeno-almoço e jantar – e um guia que, embora acompanhe os visitantes durante o dia, dorme num módulo próximo. Mas o que mais parece impressionar quem viaja para este vale é a paisagem.

De acordo com o ABC, o preço de uma noite e do percurso pela montanha (Via Ferrata e o rapel Zipline) ronda os 282 euros por pessoa, embora haja algumas agências que elevam o preço para os 600 euros. O pacote principal só poder ser usado por crianças de mais de nove anos, mas existem alternativas menos desafiantes para crianças a partir dos seis.

Cusco faz parte do ‘caminho’ histórico dos incas no Peru. Faz parte das rotas turísticas do país, a caminho da vale sagrado e do famoso Machu Picchu.