As últimas notícias dão conta de uma onda de calor que vai atravessar a Península Ibérica e elevar o mercúrio dos termómetros acima dos 40 graus. É preciso estar preparado para enfrentar o sol da forma mais saudável possível. Mas existem alguns comportamentos que, mesmo sabendo que vão aliviar o calor, são errados. Velhos mitos que pensamos ser eficazes e que afinal não o são.

    1.  Pode começar por largar o copo de água cheio de gelo, até porque tem efeitos menos duradouros para a sensação de refrescar que a comida à temperatura ambiente, escreve o El Confidencial.
      A temperatura natural do corpo humano é de 37 graus, por isso beber água gelada pode não só baixar o valor para números perigosos como obriga o corpo a fazer mais esforço para a subir o que o leva a gastar mais energia.
      Sendo assim, o corpo aquece mais depressa e a sensação de frescura não tarda muito em desvanecer-se.
    2. E que tal uma cerveja ou uma caipirinha, mesmo à temperatura ambiente (grhhhhh)? Má ideia, diz o jornal. Embora possa parecer que as bebidas alcoólicas aliviam o calor, a verdade é que elas dilatam os vasos sanguíneos e provocam o aumento da temperatura interna. E lá voltamos ao sobreaquecimento corporal.
      Portanto, ponha todos os líquidos gelados (ou não) de parte.
    3. Até mesmo um banho frio pode não ser boa ideia. E por motivos muito semelhantes. Quando a água fria entra em contacto com a pele durante o banho pode causar um choque térmico devido às diferenças substanciais de temperatura.
      Embora consigamos arrefecer, a sensação dura apenas uns instantes. O corpo começará a gastar a energia que tinha reservada para compensar a baixa de temperatura e isso provoca precisamente o efeito contrário: aumento do calor corporal. Além disso, os choques térmicos podem ser perigosos, podendo afetar os órgãos internos, nomeadamente pulmões e coração.
      O El Confidencial ensina a evitá-lo: quando entrar para a banheira aqueça a água à temperatura que normalmente usa no banho. Depois vá diminuindo a temperatura aos poucos até ficar fresquinha como lhe apetece.
    4. Agora, um tópico essencial: deve mesmo beber muita água, porque no verão transpiramos mais e precisamos de repô-la no corpo. Mas não podemos exagerar. Mais de dois litros de líquidos por dia é um excesso porque pode travar demais a transpiração e conduzir a edemas pulmonares.

Uma dica: vá molhando a cara com água ao longo do dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR