Dois jovens negros foram identificados como gorilas pela Google Photos, uma aplicação de fotografia da Google que faz reconhecimento facial automático. A gigante tecnológica norte-americana pediu desculpa, enquanto registava mais um acidente envolvendo dois carros driverless (sem condutor) numa rua de Mountain View, na Califórnia.

Estes foram dois “tiros” que a Google cometeu nos últimos dias. Pelo primeiro, a empresa disse “lamentar genuinamente” e disse-se “estarrecida” pelo sucedido. Já quanto ao segundo, mais um acidente entre os carros sem condutor da Google, a empresa deu um novo passo atrás na afirmação desta tecnologia.

Mas a semana horribilis da Google não se ficou por aqui. Outro pedido de desculpas surgiu após alguns utilizadores se terem queixado de terem dado por si, durante um jogo de aventuras, nos campos de concentração de Dachau e Sachsenhausen. “Pedimos desculpa por isto ter acontecido”, afirmou John Hanke, patrão da divisão da Google que é responsável pelo jogo. O conteúdo já começou a ser retirado.