Biologia

Biologia

Cientistas fazem nascer ratos de duas mães

Nova técnica que usa células estaminais modificadas apagando grupos químicos do ADN associado ao sexo, fazem nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo. Investigação foi feita por Academia Chinesa.
Estranha Natureza

Peixes grávidos não resistem a fêmea mais sexy

Se não se lembra do filme "A Mulher de Vermelho", de Gene Wilder, vale a pena rever. Nesta história, é o macho de um peixe que abdica da prole depois de ver uma fêmea mais apelativa.
Biologia

Morte filmada pela primeira vez a matar célula 

1.318
Os cientistas conseguiram filmar a morte a invadir uma célula. E descobriram que ela viaja a uma velocidade de dois milímetros por hora. A morte funciona "como uma onda".
Oceanos

Orca não larga cria morta no oceano há 16 dias

869
Cientistas estão habituados a ver orcas a carregarem as suas crias quando morrem, mas nunca viram nenhuma fazê-lo durante tanto tempo. Na costa do Canadá, é uma espécie que está a desaparecer.
Biologia

Barreira de Coral morreu 5 vezes em 30 mil anos

122
É a maior estrutura viva do planeta e talvez a mais resiliente. A Grande Barreira de Coral morreu cinco vezes em 30 mil anos sempre por alterações no nível da água do mar, sugere estudo.
Estranha Natureza

Lagartos suportam sangue verde tóxico

Os lagartos de sangue verde têm níveis de bílis verde 40 vezes mais altos que a concentração letal para os humanos. Para estes animais, o sangue verde até parece trazer vantagens.
Ciência

Micro-organismos do plâncton formam comunidades 

Os micro-organismos do plâncton, em vez de desenvolverem um modo de vida solitário, coordenam-se entre si para formar comunidades biológicas complexas.
Biologia

Células da planta têm outra forma de comunicar

415
A equipa de José Feijó descobriu um novo mecanismos de comunicação nas células das plantas. Há cálcio envolvido, como nas células animais, mas o processo é mais complexo.
Estranha Natureza

Como os pénis grandes levaram à extinção

142
Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
Estranha Natureza

A vida sexual dos peixes-diabo filmada nos Açores

123
As fêmeas do peixe-diabo são dez vezes maiores do que os machos, mas os exploradores de águas profundas, Kirsten e Joachim Jakobsen, foram os primeiros a filmar o insólito casal ao largo dos Açores.
Genética

Já não existem cavalos selvagens no planeta

204
Os cavalos de Przewalski eram considerados os últimos cavalos verdadeiramente selvagens do planeta, mas a análise do seu genoma acabou de pôr a sua história em causa.
Biologia

Portuguesa descobre milpés mais profundo do mundo

113
A bióloga Ana Sofia Reboleira descobriu na Abecássia o milpés mais profundo do planeta, uma nova espécie que aumenta para 44 as espécies descobertas pela cientista da Universidade de Copenhaga.
Natureza

O "abominável mistério" de Darwin foi resolvido

529
Charles Darwin viveu aterrorizado com o "abominável mistério" das plantas com flor. 135 anos depois da sua morte, uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu o segredo.
Exploração Espacial

Plantas no espaço: o que lhes falta é oxigénio?

Um punhado de sementes foi enviado este domingo para a Estação Espacial Internacional: a ideia é comparar o crescimento em ausência de gravidade com o crescimento na Terra durante o mesmo período.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

232
O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.
Ciência

Pistas sobre vida na Terra podem estar em Marte

240
A NASA descobriu vestígios da existência de um mar em Marte há 3,7 milhões de anos que podem conter a resposta para um dos grandes mistérios do nosso planeta: o da origem da vida.
Ciência

Prova de vida mais antiga foi encontrada no Canadá

Crê-se que o planeta Terra tem organismos vivos praticamente desde a sua "infância". A prova pode estar numa formação rochosa no nordeste do Canadá, que tem quase 4 mil milhões de anos.
Ciência

Será a natureza politicamente incorrecta?

483
Quem tem mais do que 50 anos sabe bem como os costumes e tradições mudaram neste curto período de tempo. Mas foi uma mudança de baixo para cima, não imposta através do Estado, por via administrativa.
Lifestyle

O estranho peso da maternidade

Ainda há quem se queixe de ter de levar os filhos às costas durante muito tempo. A fêmea do gambá leva entre 9 e 15 filhotes em equilíbrio perfeito e ainda tem de fugir dos predadores ao mesmo tempo.
Biologia

ADN de múmias analisado pela primeira vez

136
É a primeira vez que se consegue estudar o ADN de múmias. Eram três homens de classe média, dois deles intolerantes à lactose. O estudo do genoma das múmias pode ajudar a entender a evolução do Homem.
Biologia

Descoberto peixe que rouba ovos para clonagem

823
É o 1º caso de androgénese natural em vertebrados e foi encontrado por portugueses no rio Ocreza, na Serra da Gardunha. O peixe sequestra os ovos das fêmeas e consegue clonar-se. Mas não se sabe como.
Biologia

Criados embriões artificiais sem células sexuais

Os cientistas conseguiram criar embriões de rato em laboratório sem usar óvulos ou espermatozoides. É a primeira vez que se criam embriões sem essas células. E pode ser possível em humanos.
Evolução

Répteis antigos podiam dar à luz nados-vivos

Foi descoberta um fóssil que sugere que, antigamente, os répteis conseguiam dar à luz e não precisavam de chocar ovos. O fóssil tinha o esqueleto de um réptil mais pequeno na zona da barriga.
Biologia

Darwin: natureza, beleza e sociedade

Stephen Jay Gould, crítico de Darwin, está condenado a ter razão contra Edward O. Wilson, Dawkins ou Dennett. A sociedade é criação humana com múltiplas formas e em que o horror e o sublime convivem.
Biologia

Como seria a voz de um macaco? Oiça aqui.

Uma equipa de cientistas estudou os órgãos da fala em macacos e descobriu como seria a voz se pudessem falar. Recriaram-na em computador e publicaram-na. Um aviso: pode não conseguir dormir hoje.
Biologia

Namíbia. Descoberta origem dos círculos no deserto

105
Há anos que os cientistas querem saber o que gera os "círculos de fada" que mancham o deserto da Namíbia. Agora há duas respostas para o mistério. Mas ainda há quem não esteja convencido.
Fósseis

Descoberta cauda de dinossauro preservada em âmbar

309
É a primeira vez que uma parte de um dinossauro é encontrada perfeitamente preservada em âmbar. A descoberta abre portas à biologia para estudar um animal que dominou a Terra durante 160 milhões anos.
Biologia

As fêmeas de chimpanzé não lutam, esperam

Entre os grupos de machos ou de fêmeas de chimpanzé há sempre um líder, mas enquanto os machos lutam para chegar ao topo da hierarquia, as fêmeas aguardam pacientemente o lugar na fila de sucessão.
Biologia

Uma descoberta que pode ajudar a estudar o cancro

Uma equipa internacional, da qual faz parte o português Pedro Beltrão, descreveu pela primeira vez um novo mecanismo responsável pela evolução. A ideia pode ser importante para estudar o cancro.
Prémio Nobel

O investigador de leveduras que ganhou um Nobel

374
Yoshinori Ohsumi sempre quis fazer algo diferente: deixar as áreas de investigação mais populares e seguir caminhos menos desejados. Mas foi isso que lhe valeu um prémio Nobel.
Viral

Memes, um fenómeno viral que a Biologia explica

100
É muito mais que uma brincadeira na Internet. Um "meme" é a fórmula da viralidade. E é um conceito bem mais antigo que a própria internet: vem de um dos livros mais importantes da Biologia.
Biologia

Novas descobertas na doença de Machado-Joseph

130
Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), descobriram que danos na 'reciclagem' das células estão associados à doença Machado-Joseph.
Biologia

Quer conhecer os morcegos da Amazónia?

153
Se quiser ir à Amazónia identificar as mais de 160 espécies de morcegos, já tem um guia em formato digital para o ajudar. Se não, pode deixar-se encantar com as fotografias destes pequenos mamíferos.
Biologia

Diabos-da-tasmânia evoluem para resistir a cancro

127
Em 20 anos, a população de diabos-da-tasmânia caiu 80% devido a um cancro facial fatal. Mas, aparentemente, a espécie está a recuperar sozinha: em quatro a seis gerações evolui para resistir à doença.
Conservação da Natureza

O Batman mexicano que salvou a tequila

Rodrigo Medellín nasceu em 1957. Aos 12 anos já colaborava com a Universidade do México e criava morcegos em casa. Contou-nos histórias da infância, mas também como conheceu David Attenborough.
Biologia

Estão a aparecer crocodilos-do-nilo nos EUA

290
O crocodilo-do-nilo não é uma espécie exclusiva deste rio, mas é certamente um animal tipicamente africano. Como terá ele chegado aos Estados Unidos e que ameaça representa?
Biologia

Cientistas mantêm embriões durante 14 dias

Os cientistas mantiveram embriões humanos vivos em laboratório para além do prazo normalmente estabelecido por lei em vários países. Um avanço científico que levanta dúvidas nos grupos de ética.
Viral

Ovo ou galinha? Já se sabe qual apareceu primeiro

289
A resposta é tão simples que não sabemos porque demorámos tempo a chegar a esta conclusão. A solução veio de um professor de Biologia. "Agora podemos todos regressar à vida normal", diz.
Biologia

Entender golfinhos para falar com extraterrestres?

Os sons dos golfinhos podem não ser considerados como linguagem, mas a frequência com que emitem certos sinais é equivalente à linguagem humana. Será que os extraterrestres usam o mesmo padrão?
Jardim Zoológico

ChaCha teve de ser resgatado de uma linha elétrica

ChaCha, um chimpazé encontra-se a recuperar da queda de cima de um poste de eletricidade, onde se refugiou depois de fugir de um zoo. Episódio tem sido comparado com história de King Kong.
Biologia

As plantas têm sistema imunitário. E então?

518
Sabia que as plantas têm um sistema imunitário? Até há pouco tempo, a comunidade científica também não o aceitava. Agora, é um dos temas mais competitivos na investigação em plantas.
Biologia

Famosos de Hollywood despem-se pelo mar

840
Gillian Anderson, da série "Ficheiros Secretos" pôs um peixe ao pescoço na campanha que procura zelar pela protecção da vida marinha. A ela juntaram-se mais atores nus. E as imagens estão todas aqui.
Estranha Natureza

E se pudesse ver um dragão a pôr ovos?

Os dragões existem, embora não sejam exatamente como aqueles que conhecemos das histórias de fantasia. Mas na terra onde os dragões são venerados, existem alguns prestes a sair do ovo.
Governo

E se durante 10 anos não se pescasse sardinha?

A proposta vem de um biólogo, mas dificilmente terá reflexo no Ministério do Mar que este ano espera subir a quota em cinco mil toneladas em relação ao ano passado.
Biologia

Zika. Podemos matar todos os mosquitos do mundo?

Com o vírus zika a lançar o alarme mundial, alguns cientistas vieram defender a exterminação dos mosquitos. O que aconteceria se o inseto desaparecesse do planeta Terra?
Corpo Humano

Há 2 formas de por o despertador. Só uma é certa

303
Quantas vezes tocou o seu despertador esta manhã antes de se levantar? Se precisou de dois ou três alarmes, prepare-se: o sono vai persegui-lo o dia todo. E vai desregular o seu organismo.
Ciência

Um século para a Biologia

944
A Biologia marca de forma inequívoca este início do século permeando toda a nossa vida e contribuindo para que cada dia conheçamos melhor, não só o meio ambiente que nos rodeia, como a nós próprios.
2015-2016

Ciência: o que vem aí que pode mudar a nossa vida?

155
A tendência é que, cada vez mais, a ciência básica e fundamental se transforme em ciência aplicada, com uma presença crescente no nosso dia-a-dia. O que é que os cientistas destacam para 2016?
Ranking Escolas 2015

Maioria chumba a Física e a Química e Biologia

A maioria das escolas chumbou nos exames de 12.º ano de Física e Química e de Biologia, duas provas exigidas no acesso aos cursos superiores de saúde.
Conservação da Natureza

É hoje! As chitas acasalaram e nós espreitámos

248
O Zoo de Lisboa é um dos poucos a conseguir reproduzir chitas na Europa. Porque não é fácil. Elas nem sempre os querem a eles, tudo tem de ficar resolvido numa "noite" e depois cada um vai à sua vida.
Conservação da Natureza

Já imaginou que as bananas podem desaparecer?

203
Quase aconteceu nos anos 1960 e se os cientistas e produtores não tiverem atenção pode voltar a acontecer. O problema é que os campos de cultivo estão cheios de bananeiras geneticamente iguais.
Explica-me

Porque é que as folhas ficam castanhas no outono?

As folhas são verdes porque produzem clorofila. Se lhes faltar a luz, a clorofila já não é produzida. Mas porque é que ficam castanhas, vermelhas ou amarelas?
Livros

Sabia que galheta e casquilho são aves marinhas?

395
Fazia ideia que existiam 65 espécies de aves marinhas e costeiras em Portugal? E que dessas, nove são gaivotas. Conheça-as no novo "Atlas das Aves Marinhas de Portugal", editado pela SPEA.
Explica-me

Qual o animal mais rápido do mundo?

No que diz respeito a recordes é tudo uma questão de perspectiva. Vamos dizer-lhe qual o animal mais rápido na corrida, natação e voo, mas também lhe podíamos falar do salto, ataque ou fuga.
Ciência

20 factos que talvez não conheça sobre o seu corpo

253
Sabia que todos os dias o seu coração bate cerca de 100 mil vezes e que é capaz de bombear 5,5 litros por minuto? E imaginou que o ácido do seu estômago podia dissolver uma moeda? Descubra mais.
Estranha Natureza

Rato-das-neves visto pela primeira vez em Portugal

182
Com uma distribuição nos países mediterrânicos, o rato-das-neves já existia na Península Ibérica, mas agora também foi encontrado em Portugal.
Ciência

Baleias-de-omura pela primeira vez em vídeo

341
A baleia mais misteriosa do mundo foi finalmente captada em vídeo. A espécie, descoberta em 2013, tinha sido identificada a partir de espécimes mortos.
Estranha Natureza

Tem riscas, mas não é zebra. Então o que é?

170
Para que servem essas riscas? Para me esconder melhor. Para que servem essas orelhas tão grandes? Para te ouvir melhor. E para que serve essa língua tão grande? Para conseguir limpar os olhos.
Alterações Climáticas

Oceano mais quente, menos pinguins

As alterações climáticas vão ter impacto nos predadores marinhos por afetarem a distribuição de peixe - diminui o número de indivíduos e o sucesso reprodutivo.
Estranha Natureza

Macaco-uivador: voz forte ou testículos grandes

Ou cantam alto ou tem os testículos grandes. Quanto maiores os testículos, maior a quantidade de esperma produzido. Então qual é a vantagem de cantar bem, mas ter testículos pequenos?
Estranha Natureza

Enguias. Descarga elétrica localiza e atordoa

As descargas de alta-voltagem das enguias-elétricas servem, não só para atordoar as presas, mas também para as localizar. Estas descargas são normalmente desencadeadas pelos movimentos das presas.
Prémio Nobel

Nobel da Química para mecanismos que reparam ADN

678
A Academia das Ciências Sueca atribuiu esta quarta-feira, em Estocolmo, o prémio Nobel da Química 2015 a Thomas Lindahl, Paul Modrich e Aziz Sancar pelo estudo do mecanismo da reparação do ADN.
Evolução Humana

Os chimpanzés abanam mais as ancas quando andam

Pensava-se que os chimpanzés mantinham o tronco rígido quando se deslocam sobre os dois membros posteriores, mas uma equipa de investigadores veio demonstrar que eles têm mais mobilidade do que isso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)