Biologia
Ciência

A propagação de bactérias é afetada por obstáculos

A propagação de bactérias é afetada por obstáculos, é esta a conclusão de um estudo recente. Conversámos com Nuno Araújo, investigador da FCUL.
Ciência

As células estaminais podem acabar com a calvície?

Uma equipa de investigação portuguesa quer combater a calvície através das células estaminais. Falámos com o Dr. Carlos Portinha, um dos membros desta equipa de investigação.
Ciência

A maior montanha do mundo está a colapsar. Porquê?

Os geólogos têm evidências que mostram que os Himalaias estão a colapsar a este. Estivemos à conversa com João Duarte, Investigador do Instituto Dom Luiz da FCUL.
Ciência

Como transformar soro de leite de ovelha em gin

É possível obter gin a partir de soro de leite de ovelha, um desperdício resultante da produção de queijo. Falámos com o cientista Rodrigo Carvalho sobre este projeto que já recebeu várias distinções.
Ciência

Há um verme que se desintegra quando se enerva

Hoje vamos conhecer as Planárias Marinhas. É um verme achatado que pela primeira vez foi estudado. Pode ser encontrado no Mediterrâneo, nas praias das Avencas e do Baleal.
Ciência

A mudança de hora vista pela Ciência

A hora volta a mudar de sábado para domingo, mas porque é que isto acontece? Falámos com Rui Agostinho, professor de Física e Astrofísica na FCUL.
Ciência

Sabe o que é o Carbono Azul?

O Carbono Azul contribui para a captura de carbono da atmosfera, tendo um papel importante no combate às alterações climáticas. Falamos com Rui Santos, investigador do Centro de Ciências do Mar.
Ciência

Apanha musgo para o presépio? Pode fazê-lo

Investigadores da Universidade de Aveiro descobriram que os musgos têm um papel essencial na gestão de solos queimados. Falámos com Flávio Silva, investigador no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Ciência

O tubarão que foi filmado no fundo do oceano

Um tubarão-albafar foi filmado no fundo do oceano a uma profundidade de quase 600 metros, algo que é raro acontecer. Falámos com João Pedro Correia, Professor do IPL.
Ciência

A bactéria que está mais difícil de matar

Chama-se "Helicobacter pylori" e está mais resistente aos antibióticos que a combatem. Conversámos com Ricardo Dias, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sobre este tema.
Ciência

"A poluição do tráfego marítimo é preocupa...

Um estudo da Universidade de Aveiro alerta para o facto de a poluição do tráfego marítimo poder vir a aumentar. Conversámos com a investigadora Alexandra Monteiro.
Biologia

Criado embrião de rato sem espermatozoide ou óvulo

Embriões sintéticos foram produzidos das células das orelhas de ratos. Cientistas podem estudar origem da infertilidade, gravidez inviável e problemas como o Alzheimer. Sem embriões naturais.
Ciência

Porque é que se sofre tanto com dores nas costas?

Ao longo dos últimos anos, a cirurgia da coluna tem conhecido enormes desenvolvimentos…. mas nem sempre foi assim. Falamos com o Dr. Luís Teixeira, médico ortopedista e diretor do SPINE Center.
Ciência

Obesidade e discriminação no desporto infantil

Um estudo conclui que o meio social das crianças influencia a discriminação no desporto infantil e contribui para a obesidade. Falamos com Helena Nogueira, a responsável pela investigação.
Ciência

Como funciona a vacina da gripe?

Este ano vão estar disponíveis em Portugal pela primeira vez vacinas que funcionam para quatro tipos de vírus. Raquel Guiomar do Instituto Ricardo Jorge explica como combater a gripe.
Ciência

Depois das vespas asiáticas vêm os percevejos?

109
Numa altura em que o combate à vespa asiática é um tema em discussão surge um alerta em relação ao percevejo asiático. Falamos com João Loureiro, investigador do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC.
Ciência

Temos de lavar a roupa a mais de 60º? 

Lavar roupa a menos de 60 graus celsius pode transmitir bactérias em ambiente hospital. Falamos com Ricardo Dias, investigador da FCUL.
Fact Check

Há um verme mortal que cresce nos pimentos?

Vídeo que mostrava "verme do pimento" alegadamente mortal foi visto milhões de vezes por utilizadores do Facebook. O parasita que aparece nas imagens não é prejudicial para a saúde humana.
Biologia

A ignorância e abuso de “raça”, inimiga da Ciência

193
As pequenas diferenças que se notam no Homo sapiens são fatores adaptativos à área geográfica onde vivem, que influencia a cor dos olhos, a pigmentação da pele, a altura, entre outros poucos elementos
Faro

6 respostas sobre as microalgas vermelhas /premium

300
Comer marisco contaminado pela maré vermelha é como tomar um comprimido de toxinas. Quanto ao peixe, é melhor prevenir do que remediar. O que deve saber sobre a microalga vermelha do Algarve.
Biologia

Biólogos recuperam habitats naturais nas Berlengas

647
Uma equipa de biólogos esteve a remover espécies invasoras e a instalar ninhos artificiais para, a par do controlo de visitantes, haver uma gestão mais sustentável do espaço.
Conservação da Natureza

Insetos no mundo estão em declínio e isso é grave

469
O aviso foi dado pelo vice-presidente da associação de preservação das borboletas Tagis e dá como exemplo o facto de na Alemanha, em 30 anos, ter havido uma redução de 75% no número de insetos
Ciência

Morreu Sydney Brenner, prémio Nobel da Medicina

De 1998 a 2012, Sydney Brenner foi presidente do conselho científico do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), dedicado à investigação biológica e biomédica.
Biologia

Pantera negra vista pela primeira vez em 100 anos

8259
Uma pantera negra foi fotografada no Quénia pela primeira vez desde 1909. É um animal tão raro, sobretudo em África, que se julgava extinto. E alimentou várias lendas ao longo dos tempos.
Biologia

A ilha que nasceu do nada é de lama florida

586
Já há vida na ilha que a NASA viu nascer do nada há 4 anos após uma erupção vulcânica. Mas uma expedição foi até lá e encontrou mais mistérios que respostas. A HTHH é feita de lama. Devia ser cinza.
Estranha Natureza

Pénis em fêmeas apareceram mais do que uma vez

Ter pénis em fêmeas não é caso único, mas é no mínimo invulgar. Mas mais invulgar é que, em duas espécies de insetos aparentadas, os órgãos surgiram duas vezes de forma independente.
Evolução

Cientista do IGC ganha bolsa de 150 mil euros

Claudia Bank, investigadora no Instituto Gulbenkian de Ciência, vai receber uma bolsa no valor de 50 mil euros anuais, durante três anos.
Biologia

Cientistas fazem nascer ratos de duas mães

Nova técnica que usa células estaminais modificadas apagando grupos químicos do ADN associado ao sexo, fazem nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo. Investigação foi feita por Academia Chinesa.
Estranha Natureza

Peixes grávidos não resistem a fêmea mais sexy

Se não se lembra do filme "A Mulher de Vermelho", de Gene Wilder, vale a pena rever. Nesta história, é o macho de um peixe que abdica da prole depois de ver uma fêmea mais apelativa.
Biologia

Morte filmada pela primeira vez a matar célula 

1318
Os cientistas conseguiram filmar a morte a invadir uma célula. E descobriram que ela viaja a uma velocidade de dois milímetros por hora. A morte funciona "como uma onda".
Oceanos

Orca não larga cria morta no oceano há 16 dias

869
Cientistas estão habituados a ver orcas a carregarem as suas crias quando morrem, mas nunca viram nenhuma fazê-lo durante tanto tempo. Na costa do Canadá, é uma espécie que está a desaparecer.
Biologia

Barreira de Coral morreu 5 vezes em 30 mil anos

122
É a maior estrutura viva do planeta e talvez a mais resiliente. A Grande Barreira de Coral morreu cinco vezes em 30 mil anos sempre por alterações no nível da água do mar, sugere estudo.
Estranha Natureza

Lagartos suportam sangue verde tóxico

Os lagartos de sangue verde têm níveis de bílis verde 40 vezes mais altos que a concentração letal para os humanos. Para estes animais, o sangue verde até parece trazer vantagens.
Ciência

Micro-organismos do plâncton formam comunidades 

Os micro-organismos do plâncton, em vez de desenvolverem um modo de vida solitário, coordenam-se entre si para formar comunidades biológicas complexas.
Biologia

Células da planta têm outra forma de comunicar

415
A equipa de José Feijó descobriu um novo mecanismos de comunicação nas células das plantas. Há cálcio envolvido, como nas células animais, mas o processo é mais complexo.
Estranha Natureza

Como os pénis grandes levaram à extinção

142
Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
Estranha Natureza

A vida sexual dos peixes-diabo filmada nos Açores

123
As fêmeas do peixe-diabo são dez vezes maiores do que os machos, mas os exploradores de águas profundas, Kirsten e Joachim Jakobsen, foram os primeiros a filmar o insólito casal ao largo dos Açores.
Genética

Já não existem cavalos selvagens no planeta

204
Os cavalos de Przewalski eram considerados os últimos cavalos verdadeiramente selvagens do planeta, mas a análise do seu genoma acabou de pôr a sua história em causa.
Biologia

Portuguesa descobre milpés mais profundo do mundo

113
A bióloga Ana Sofia Reboleira descobriu na Abecássia o milpés mais profundo do planeta, uma nova espécie que aumenta para 44 as espécies descobertas pela cientista da Universidade de Copenhaga.
Natureza

O "abominável mistério" de Darwin foi resolvido

529
Charles Darwin viveu aterrorizado com o "abominável mistério" das plantas com flor. 135 anos depois da sua morte, uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu o segredo.
Exploração Espacial

Plantas no espaço: o que lhes falta é oxigénio?

Um punhado de sementes foi enviado este domingo para a Estação Espacial Internacional: a ideia é comparar o crescimento em ausência de gravidade com o crescimento na Terra durante o mesmo período.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

232
O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.
Ciência

Pistas sobre vida na Terra podem estar em Marte

240
A NASA descobriu vestígios da existência de um mar em Marte há 3,7 milhões de anos que podem conter a resposta para um dos grandes mistérios do nosso planeta: o da origem da vida.
Ciência

Prova de vida mais antiga foi encontrada no Canadá

Crê-se que o planeta Terra tem organismos vivos praticamente desde a sua "infância". A prova pode estar numa formação rochosa no nordeste do Canadá, que tem quase 4 mil milhões de anos.
Ciência

Será a natureza politicamente incorrecta?

483
Quem tem mais do que 50 anos sabe bem como os costumes e tradições mudaram neste curto período de tempo. Mas foi uma mudança de baixo para cima, não imposta através do Estado, por via administrativa.
Lifestyle

O estranho peso da maternidade

Ainda há quem se queixe de ter de levar os filhos às costas durante muito tempo. A fêmea do gambá leva entre 9 e 15 filhotes em equilíbrio perfeito e ainda tem de fugir dos predadores ao mesmo tempo.
Biologia

ADN de múmias analisado pela primeira vez

135
É a primeira vez que se consegue estudar o ADN de múmias. Eram três homens de classe média, dois deles intolerantes à lactose. O estudo do genoma das múmias pode ajudar a entender a evolução do Homem.
Biologia

Descoberto peixe que rouba ovos para clonagem

823
É o 1º caso de androgénese natural em vertebrados e foi encontrado por portugueses no rio Ocreza, na Serra da Gardunha. O peixe sequestra os ovos das fêmeas e consegue clonar-se. Mas não se sabe como.
Biologia

Criados embriões artificiais sem células sexuais

Os cientistas conseguiram criar embriões de rato em laboratório sem usar óvulos ou espermatozoides. É a primeira vez que se criam embriões sem essas células. E pode ser possível em humanos.
Evolução

Répteis antigos podiam dar à luz nados-vivos

Foi descoberta um fóssil que sugere que, antigamente, os répteis conseguiam dar à luz e não precisavam de chocar ovos. O fóssil tinha o esqueleto de um réptil mais pequeno na zona da barriga.
Biologia

Darwin: natureza, beleza e sociedade

Stephen Jay Gould, crítico de Darwin, está condenado a ter razão contra Edward O. Wilson, Dawkins ou Dennett. A sociedade é criação humana com múltiplas formas e em que o horror e o sublime convivem.
Biologia

Como seria a voz de um macaco? Oiça aqui.

Uma equipa de cientistas estudou os órgãos da fala em macacos e descobriu como seria a voz se pudessem falar. Recriaram-na em computador e publicaram-na. Um aviso: pode não conseguir dormir hoje.
Biologia

Namíbia. Descoberta origem dos círculos no deserto

104
Há anos que os cientistas querem saber o que gera os "círculos de fada" que mancham o deserto da Namíbia. Agora há duas respostas para o mistério. Mas ainda há quem não esteja convencido.
Fósseis

Descoberta cauda de dinossauro preservada em âmbar

308
É a primeira vez que uma parte de um dinossauro é encontrada perfeitamente preservada em âmbar. A descoberta abre portas à biologia para estudar um animal que dominou a Terra durante 160 milhões anos.
Biologia

As fêmeas de chimpanzé não lutam, esperam

Entre os grupos de machos ou de fêmeas de chimpanzé há sempre um líder, mas enquanto os machos lutam para chegar ao topo da hierarquia, as fêmeas aguardam pacientemente o lugar na fila de sucessão.
Biologia

Uma descoberta que pode ajudar a estudar o cancro

Uma equipa internacional, da qual faz parte o português Pedro Beltrão, descreveu pela primeira vez um novo mecanismo responsável pela evolução. A ideia pode ser importante para estudar o cancro.
Prémio Nobel

O investigador de leveduras que ganhou um Nobel

374
Yoshinori Ohsumi sempre quis fazer algo diferente: deixar as áreas de investigação mais populares e seguir caminhos menos desejados. Mas foi isso que lhe valeu um prémio Nobel.
Viral

Memes, um fenómeno viral que a Biologia explica

É muito mais que uma brincadeira na Internet. Um "meme" é a fórmula da viralidade. E é um conceito bem mais antigo que a própria internet: vem de um dos livros mais importantes da Biologia.
Biologia

Novas descobertas na doença de Machado-Joseph

130
Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), descobriram que danos na 'reciclagem' das células estão associados à doença Machado-Joseph.
Biologia

Quer conhecer os morcegos da Amazónia?

152
Se quiser ir à Amazónia identificar as mais de 160 espécies de morcegos, já tem um guia em formato digital para o ajudar. Se não, pode deixar-se encantar com as fotografias destes pequenos mamíferos.
Biologia

Diabos-da-tasmânia evoluem para resistir a cancro

123
Em 20 anos, a população de diabos-da-tasmânia caiu 80% devido a um cancro facial fatal. Mas, aparentemente, a espécie está a recuperar sozinha: em quatro a seis gerações evolui para resistir à doença.
Conservação da Natureza

O Batman mexicano que salvou a tequila

Rodrigo Medellín nasceu em 1957. Aos 12 anos já colaborava com a Universidade do México e criava morcegos em casa. Contou-nos histórias da infância, mas também como conheceu David Attenborough.
Biologia

Estão a aparecer crocodilos-do-nilo nos EUA

288
O crocodilo-do-nilo não é uma espécie exclusiva deste rio, mas é certamente um animal tipicamente africano. Como terá ele chegado aos Estados Unidos e que ameaça representa?
Biologia

Cientistas mantêm embriões durante 14 dias

Os cientistas mantiveram embriões humanos vivos em laboratório para além do prazo normalmente estabelecido por lei em vários países. Um avanço científico que levanta dúvidas nos grupos de ética.
Viral

Ovo ou galinha? Já se sabe qual apareceu primeiro

289
A resposta é tão simples que não sabemos porque demorámos tempo a chegar a esta conclusão. A solução veio de um professor de Biologia. "Agora podemos todos regressar à vida normal", diz.
Biologia

Entender golfinhos para falar com extraterrestres?

Os sons dos golfinhos podem não ser considerados como linguagem, mas a frequência com que emitem certos sinais é equivalente à linguagem humana. Será que os extraterrestres usam o mesmo padrão?
Jardim Zoológico

ChaCha teve de ser resgatado de uma linha elétrica

ChaCha, um chimpazé encontra-se a recuperar da queda de cima de um poste de eletricidade, onde se refugiou depois de fugir de um zoo. Episódio tem sido comparado com história de King Kong.
Biologia

As plantas têm sistema imunitário. E então?

516
Sabia que as plantas têm um sistema imunitário? Até há pouco tempo, a comunidade científica também não o aceitava. Agora, é um dos temas mais competitivos na investigação em plantas.
Biologia

Famosos de Hollywood despem-se pelo mar

839
Gillian Anderson, da série "Ficheiros Secretos" pôs um peixe ao pescoço na campanha que procura zelar pela protecção da vida marinha. A ela juntaram-se mais atores nus. E as imagens estão todas aqui.
Estranha Natureza

E se pudesse ver um dragão a pôr ovos?

Os dragões existem, embora não sejam exatamente como aqueles que conhecemos das histórias de fantasia. Mas na terra onde os dragões são venerados, existem alguns prestes a sair do ovo.
Governo

E se durante 10 anos não se pescasse sardinha?

A proposta vem de um biólogo, mas dificilmente terá reflexo no Ministério do Mar que este ano espera subir a quota em cinco mil toneladas em relação ao ano passado.
Biologia

Zika. Podemos matar todos os mosquitos do mundo?

Com o vírus zika a lançar o alarme mundial, alguns cientistas vieram defender a exterminação dos mosquitos. O que aconteceria se o inseto desaparecesse do planeta Terra?
Corpo Humano

Há 2 formas de por o despertador. Só uma é certa

300
Quantas vezes tocou o seu despertador esta manhã antes de se levantar? Se precisou de dois ou três alarmes, prepare-se: o sono vai persegui-lo o dia todo. E vai desregular o seu organismo.
Ciência

Um século para a Biologia

940
A Biologia marca de forma inequívoca este início do século permeando toda a nossa vida e contribuindo para que cada dia conheçamos melhor, não só o meio ambiente que nos rodeia, como a nós próprios.
2015-2016

Ciência: o que vem aí que pode mudar a nossa vida?

155
A tendência é que, cada vez mais, a ciência básica e fundamental se transforme em ciência aplicada, com uma presença crescente no nosso dia-a-dia. O que é que os cientistas destacam para 2016?
Ranking Escolas 2015

Maioria chumba a Física e a Química e Biologia

A maioria das escolas chumbou nos exames de 12.º ano de Física e Química e de Biologia, duas provas exigidas no acesso aos cursos superiores de saúde.
Conservação da Natureza

É hoje! As chitas acasalaram e nós espreitámos

248
O Zoo de Lisboa é um dos poucos a conseguir reproduzir chitas na Europa. Porque não é fácil. Elas nem sempre os querem a eles, tudo tem de ficar resolvido numa "noite" e depois cada um vai à sua vida.
Conservação da Natureza

Já imaginou que as bananas podem desaparecer?

202
Quase aconteceu nos anos 1960 e se os cientistas e produtores não tiverem atenção pode voltar a acontecer. O problema é que os campos de cultivo estão cheios de bananeiras geneticamente iguais.
Explica-me

Porque é que as folhas ficam castanhas no outono?

As folhas são verdes porque produzem clorofila. Se lhes faltar a luz, a clorofila já não é produzida. Mas porque é que ficam castanhas, vermelhas ou amarelas?
Livros

Sabia que galheta e casquilho são aves marinhas?

393
Fazia ideia que existiam 65 espécies de aves marinhas e costeiras em Portugal? E que dessas, nove são gaivotas. Conheça-as no novo "Atlas das Aves Marinhas de Portugal", editado pela SPEA.
Explica-me

Qual o animal mais rápido do mundo?

No que diz respeito a recordes é tudo uma questão de perspectiva. Vamos dizer-lhe qual o animal mais rápido na corrida, natação e voo, mas também lhe podíamos falar do salto, ataque ou fuga.
Ciência

20 factos que talvez não conheça sobre o seu corpo

253
Sabia que todos os dias o seu coração bate cerca de 100 mil vezes e que é capaz de bombear 5,5 litros por minuto? E imaginou que o ácido do seu estômago podia dissolver uma moeda? Descubra mais.
Estranha Natureza

Rato-das-neves visto pela primeira vez em Portugal

182
Com uma distribuição nos países mediterrânicos, o rato-das-neves já existia na Península Ibérica, mas agora também foi encontrado em Portugal.
Ciência

Baleias-de-omura pela primeira vez em vídeo

338
A baleia mais misteriosa do mundo foi finalmente captada em vídeo. A espécie, descoberta em 2013, tinha sido identificada a partir de espécimes mortos.
Estranha Natureza

Tem riscas, mas não é zebra. Então o que é?

170
Para que servem essas riscas? Para me esconder melhor. Para que servem essas orelhas tão grandes? Para te ouvir melhor. E para que serve essa língua tão grande? Para conseguir limpar os olhos.
Alterações Climáticas

Oceano mais quente, menos pinguins

As alterações climáticas vão ter impacto nos predadores marinhos por afetarem a distribuição de peixe - diminui o número de indivíduos e o sucesso reprodutivo.
Estranha Natureza

Macaco-uivador: voz forte ou testículos grandes

Ou cantam alto ou tem os testículos grandes. Quanto maiores os testículos, maior a quantidade de esperma produzido. Então qual é a vantagem de cantar bem, mas ter testículos pequenos?
Estranha Natureza

Enguias. Descarga elétrica localiza e atordoa

As descargas de alta-voltagem das enguias-elétricas servem, não só para atordoar as presas, mas também para as localizar. Estas descargas são normalmente desencadeadas pelos movimentos das presas.
Prémio Nobel

Nobel da Química para mecanismos que reparam ADN

665
A Academia das Ciências Sueca atribuiu esta quarta-feira, em Estocolmo, o prémio Nobel da Química 2015 a Thomas Lindahl, Paul Modrich e Aziz Sancar pelo estudo do mecanismo da reparação do ADN.
Evolução Humana

Os chimpanzés abanam mais as ancas quando andam

Pensava-se que os chimpanzés mantinham o tronco rígido quando se deslocam sobre os dois membros posteriores, mas uma equipa de investigadores veio demonstrar que eles têm mais mobilidade do que isso.
Conservação da Natureza

O macaco dos Himalaias que espirra com a chuva

Um macaco que espirra, um peixe que caminha, uma víbora que parece uma peça de joalharia e um rã de olhos azuis são apenas alguns dos exemplos das 200 espécies descobertas no Himalaias desde 2009.
Conservação da Natureza

Zoo de Lisboa tem cinco novas crias de chita

681
Pela segunda vez, o Jardim Zoológico de Lisboa conseguiu ter crias de chita - uma espécie ameaçada que é difícil de reproduzir em cativeiro.
Ciência

E se as larvas comessem plástico?

204
Um grupo de cientistas verificou que as larvas conseguem digerir plástico sem que isso prejudicasse a saúde dos animais ou fosse um risco para o ambiente. Abre-se uma nova porta no combate à poluição.
Biologia

Fotossíntese: natureza é melhor que tecnologia

Uma equipa internacional, com investigadores da Universidade de Coimbra, estudou o "motor de arranque da máquina da fotossíntese” e verificou que é mais eficiente que os painéis fotovoltaicos.
Estranha Natureza

Posso comer a sopa depois de cair uma mosca?

Se tem um estômago sensível é melhor não comer... desculpe, ver este artigo. Ou então atreva-se e comprove que o seu intestino aguenta muito mais do que imaginava.
Divulgação de Ciência

Uma Aventura Estaminal, uma banda desenhada online

178
O livro de origem portuguesa, que foi editado em papel, tem agora uma versão digital e gratuita - em português e em inglês. O objetivo é transmitir conceitos simplificados sobre células estaminais.
Saúde

Potencial alvo terapêutico para doenças de coração

1338
Se os exossomas fazem a comunicação entre células distantes, os seus componentes podem ser manipulados para transportarem fármacos. E a proteína conexina 43 faz a mediação desta comunicação.
Biologia

Cérebro humano (quase) completo criado em laboratório

162
Um cérebro com 99% da informação genética humana foi criado em laboratório. É o modelo aproximado mais completo alguma vez criado. O objetivo é ajudar na investigação de doenças neurológicas.
Conservação da Natureza

Porque é que não se pode pescar mais sardinha?

2519
A sardinha tem ciclos de produção e neste momento está em baixa. Controlar as pescas é a forma mais rápida de garantir que o recurso não se esgota – e que se vai voltar a pescar com fartura.
Estranha Natureza

Vantagem da automedicação... no mundo das formigas

As formigas infetadas com um fungo procuram substâncias que à partida seriam nocivas. Isto porque estas substâncias também são nefastas para o fungo e ajudam a controlar a infeção.
Medicina

Células cancerígenas podem voltar ao normal

3040
Cientistas norte-americanos conseguiram reprogramar células cancerígenas para que voltassem à sua forma original. O método poderá ser uma opção menos agressiva do que a quimioterapia ou a cirurgia.
Ciência

Uma bolha gelatinosa encontrada no Mediterrâneo?

135
Uma equipa de mergulhadores encontrou junto da costa da Turquia uma bolha gelatinosa do tamanho de um carro. É um avistamento raro. Serão ovos de uma lula-voadora-vermelha?
Planeta Terra

30 lugares que parecem ser de outra galáxia

4796
Esculturas de gelo e pedra, pequenos seres vivos coloridos e luminosos e água que pode ser tudo menos azul. Conheça alguns dos sítios mais impressionantes do planeta... Terra.
Biologia

E agora, que dirão os opositores aos transgénicos?

879
Lobby muito poderoso e vocal, promotor frequente de arruaças, o “movimento anti-transgénico” é fruto de uma total irracionalidade
Estranha Natureza

Será este o elo perdido entre cobras e lagartos?

Corpo alongado, dezenas de costelas, uma cauda relativamente curta e... quatro patas. Poderá este ser o elo evolutivo entre lagartos e serpentes?
Biologia

Descoberto o mais antigo embrião de um lagarto

Há 12 anos que os investigadores hesitavam se o animal "escondido" nos ovos, do tamanho de uma moeda, era um pequeno dinossauro carnívoro ou um pássaro primitivo. Agora chegaram às certezas.
Evolução Humana

Será que temos mãos primitivas?

Pensar que o homem é mais evoluído que os restantes animais é uma ideia errada - temos as mãos parecidas com os nossos antepassados e foram os chimpanzés que mais divergiram.
Evolução

Vídeo: tubarões nadam em vulcão submarino ativo

230
Um grupo de cientistas da National Geographic queria descobrir se o vulcão Karachi estava em erupção. E acabaram por descobrir tubarões a nadar dentro da cratera, rodeados de ácidos e de água quente.
Estranha Natureza

Um verme que injeta o esperma na própria cabeça

135
É a lei da sobrevivência do mais apto. Fecundar-se a si próprio não é a opção perfeita, mas é melhor do que não se reproduzir de todo. E no que toca a deixar descendência, vale tudo.
Ciência

Vídeo: mais um passo no estudo da evolução animal

Os cientistas conseguiram descobrir como era a cabeça de um dos animais mais bizarros do período Câmbrico. Agora estamos mais perto de entender melhor a evolução dos seres vivos.
Ciência

As boas memórias acabam com a depressão

Depois de serem expostos a experiências negativas, os cientistas induziram ratos a recordarem velhos encontros com fémeas. E a depressão passou. Não se sabe (ainda) se o processo resulta em humanos.
Ciência

Cientistas construíram a pata de um rato em laboratório

Um grupo de investigadores conseguiu produzir uma pata de rato com células do próprio animal. O próximo passo será aplicar o processo em membros de primatas.
Ciência

Quer conhecer o Zoo pelas palavras dos tratadores?

195
Limpam instalações e distribuem alimento, mas o papel dos tratadores vai além disso. Reconhecem cada animal e estão atentos a alterações no comportamento ou no estado de saúde. Veja o que têm a dizer.
Ciência

Humanos (ricos) serão ciborgues dentro de 200 anos

246
Cientista Yuval Noah Harari diz que a raça humana está prestes a viver a maior "evolução biológica" desde o início da vida. Mas não será para todos.
Biologia

Afinal, para que servem os homens?

656
A pergunta soa a provocação, mas é uma teoria que anda a ser discutida há anos. Agora uma equipa de cientistas conseguiu provas da importância dos machos na evolução das espécies: evitar a extinção.
Biologia

Foi descoberto o primeiro peixe de sangue quente

817
É uma descoberta que contraria um dogma da biologia: só as aves e os mamíferos são capazes de produzir e regular o calor interno. Mas cientistas da NOAA encontraram um peixe-lua com sangue quente.
Biologia

O que nos torna atraentes para os outros

418
Há a simetria facial nelas e a corporal neles. O tamanho dos dedos, que define os mais férteis e os mais promíscuos. A cor do cabelo, a relação entre a cintura e a anca e até o cheiro. Ora leia.
Estranha Natureza

O segredo que os figos escondem

4667
Debaixo da doçura de um figo há um ciclo de vida algo temível para quem aprecia estes frutos. Leia o artigo e descubra-o. Uma pista? Envolve vespas. Muitas vespas.
Biologia

Quer atrasar o envelhecimento? Coma menos calorias

479
A redução de calorias aumenta uma molécula que é responsável pela "reciclagem celular". A explicação é dada pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.
Diabetes

Diabetes. A resposta pode vir desta planta

470
Harmina é um composto extraído de uma planta do Médio Oriente e da videira. A descoberta acontece 50 anos depois de uma experiência semelhante que desvendou o medicamento mais eficaz contra o cancro.
Biotecnologia

Um penso ‘vegetal’ para evitar os fungos

275
As plantas têm mecanismos de defesa para lidar com as agressões ambientais e infeções. Conseguir replicar esses mecanismos em laboratório pode trazer novas soluções à biotecnologia e prática clínica.
Explica-me

O ciclo menstrual sincroniza-se?

As mulheres que vivem ou trabalham no mesmo espaço sincronizam o ciclo menstrual. Mito ou verdade?
Ciência

Distinguida investigação portuguesa sobre açúcar

398
As bolsas de instalação da Organização Europeia de Biologia Molecular são atribuídos a países cuja ciência ainda se está a estabelecer. Em 2015, Portugal terá mais dois investigadores financiados.
Biologia

Prémios para apoiar novos laboratórios

415
Os prémios atribuídos pela Organização Europeia de Biologia Molecular trazem financiamento, reconhecimento e uma rede de contactos úteis. O laboratório com oito anos já conquistou dois destes prémios.
Ciência

Explica-me: Células Estaminais

105
O novo programa do Observador demora 30 segundos a explicar pormenores do mundo que nos rodeia. Começamos com as Células Estaminais: O que são e para que servem?
Ciência

Eugenias de nicho

A nova eugenia é uma eugenia de defeitos genéticos valorizados por nichos específicos do mercado parental.
Biologia

Um jardim de peixes no Oceanário de Lisboa

114
Um aquário com um fundo de areia e olhos grandes a espreitar. São as enguias-de-jardim, as novas espécies do Oceanário de Lisboa, em vídeo no Observador.
Estranha Natureza

Os benefícios de uma gravidez psicológica

Os desequilíbrios hormonais podem fazer com que as fêmeas dos mamíferos tenham gestações falsas, apesar de apresentarem todos os sinais normais de uma gravidez.
Estranha Natureza

Escaravelho mais branco do que uma folha de papel

As escamas que compõem as asas rígidas dos escaravelhos Cyphochilus e Lepidiota stigma são finas e refletem a luz numa única direção, tornando-os mais brancos que as folhas de papel de impressora.
Estranha Natureza

Como é que as osgas ficam presas no teto?

129
Entre as patas das osgas e a superfície criam-se forças que permitem que o animal fique bem seguro, mas de um momento para o outro as forças “desligam-se” e a osga corre a toda a velocidade.
Estranha Natureza

Tem 19 cm e é primo dos elefantes

Encontrar espécies novas de mamíferos é um fenómeno relativamente raro. Esse é dos motivos porque a descoberta de Macroscelides micus é tão especial. O outro é por ser primo dos elefantes.
Estranha Natureza

Há um vampiro entre os tentilhões de Darwin

Os tentilhões espalhados pelas várias ilhas do arquipélago das Galápagos têm bicos diferentes consoante o tipo de alimentos que ingerem. Uma dessas aves é especialista em beber sangue.
Estranha Natureza

O que é aquilo no braço de James Rodriguez?

Quando abre as asas, o gafanhoto gigante que pousou no braço de James Rodriguez pode medir mais de um palmo, mas a mariposa-imperador é ainda maior. Qual será o inseto mais longo? E o mais pesado?
Estranha Natureza

Pais extremosos na natureza

Um dos grandes objetivos de vida nos animais é deixar descendência. Nalguns deles deixar os machos a tomar conta das crias dá às fêmeas a possibilidade de acasalar com mais machos e aumentar a prole.
Estranha Natureza

Aranhas pescadoras, sem rede nem linha

Nem tudo o que vem à rede é peixe. E, neste caso, as aranhas deixaram as teias para pescarem com as próprias armas. Vale tudo quando o objetivo é arranjar comida.
Ciência

As células garantem distância de segurança

A divisão celular é regulada por vários pontos de controlo para aumentar a possibilidade de correção de erros. Uma equipa portuguesa descreveu um novo ponto de controlo deste processo.
Estranha Natureza

Mãe cuco procura mãe adotiva

Os cucos são aves parasitas. Expulsam os ovos de outras aves dos respetivos ninhos para lá deixarem o seu. Mas existem aves que conseguem dar a volta à situação.
Estranha Natureza

Abraçar árvores refresca

Os animais adotam vários comportamentos para lidar com o calor - suar, arfar, mergulhar. A estratégia dos coalas mostra que as árvores podem ajudar a combater o calor e não apenas com a sombra.
Estranha Natureza

Aranha que gosta de dar cambalhotas inspira robô

Algumas das invenções do homem encontraram inspiração na natureza. Uma aranha às cambalhotas, além de ser um exemplar único na natureza, deu origem a um robô capaz de andar na areia.
Estranha Natureza

Um unicórnio que veio do mar

O mito do unicórnio está presente em muitas lendas desde a antiguidade. Apesar de mito, tem uma pequena base de verdade: o "corno" existe mesmo.
Ciência

Um bico que funciona como um amortecedor

Para procurar comida nas árvores, o pica-pau tem de as furar com o bico à procura de insetos. Um bico é capaz de suportar os impactos e uma língua comprida são requisitos obrigatórios.
Estranha Natureza

Medusas imortais

Existe um ser microscópico nos oceanos, capaz de passar da fase adulta à infância, que preenche todos os momentos da vida de um investigador na Universidade de Kioto.
A página está a demorar muito tempo.