237kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Biologia

E=mc²

Máscara pode gerar problemas na voz

"A posição de contractura no computador em teletrabalho cria uma tensão que leva à disfonia", explica a autora do estudo, Cláudia Capucho.      
E=mc²

“Golfinhos não entram no Tejo para nos entreter"

136
50 golfinhos passearam pelo Tejo. "É um ótimo sinal", diz Manuel Eduardo dos Santos. Ainda assim, o biólogo especialista em mamíferos marinhos salienta: "Não estão lá para tirarmos selfies".
E=mc²

Leucemia. "Estas células são mais agressivas"

Instituto Gulbenkian de Ciência descobre células que estão na origem de uma leucemia rara e agressiva. "A doença desenvolve-se muito mais rápido", conta a coordenadora do estudo, Vera Martins.
E=mc²

1.º homem no Espaço. "Podia ter sido uma tragédia"

60 anos desde o dia em que o primeiro homem chegou ao Espaço. "As coisas podiam ter corrido mal. Como era tudo em segredo, ninguém saberia", conta o astrónomo José Augusto Matos. 
E=mc²

Covid. "Não podemos desvalorizar novas variantes"

Descoberta possível nova variante no Brasil. "Não devemos desvalorizar só porque é normal", salienta o investigador do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Miguel Castanho.
E=mc²

Novo tratamento contra Parkinson em Portugal

Este dispositivo cerebral melhora controlo de sintomas. "É mais um passo para criar um aparelho que consiga autorregular-se", diz o diretor do Serviço Neurocirurgia do Hospital de S. João, Rui Vaz. 
E=mc²

AstraZeneca. "Poderá haver algum perigo"

EMA remete para os próximos dias conclusões sobre a vacina da AstraZeneca e formação de coágulos sanguíneos. "Não devem suspender, mas identificar riscos", defende o virologista João Gonçalves.
E=mc²

Como conhecer o seu ritmo biológico pela saliva?

Foi criado um teste genético que analisa 72 genes pela saliva. "Ajuda a perceber como o corpo reage a determinadas dietas e a prevenir doenças", afirma Daniel Luís, investigador que criou o teste.
E=mc²

Vacina da Pfizer 100% eficaz nos adolescentes?

O anúncio foi feito pela farmacêutica. "Devemos ter cautela. Esta não é uma análise de resultados", refere o investigador do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Miguel Castanho.
E=mc²

O que falta saber sobre a Apneia do Sono?

A Universidade de Coimbra procurou saber mais sobre a doença. Ana Rita Álvaro, investigadora principal do projeto, explica que um "ressonar intenso e a facilidade em adormecer de dia são sinais".
E=mc²

Covid-19. Vacinas "podem perder eficácia"

O virologista Celso Cunha diz que "grande parte da população mundial não está a ser vacinada e com qualidade". "Ou vacinamos o mundo inteiro ou novas variantes vão aparecer com frequência", refere. 
E=mc²

Madeira. Valores recorde de precipitação

Vítor Prior, delegado do IPMA na Madeira, explica as consequências de uma "depressão de forte instabilidade" na ilha. A tempestade "atingiu valores recorde de precipitação e descargas elétricas". 
E=mc²

Portugal e Canadá continuam investigação no Ártico

João Canário, do comité científico do Colégio de Ciências Polares e assinante do acordo, saúda o memorando e explica que os estudos feitos são “muito relacionados com as alterações climáticas”.
E=mc²

Prolongamento do Verão. "É preocupante"

Mário Marques, especialista em Alterações Climáticas, prevê "uma primavera seca e amena". Ainda assim, vê com naturalidade o aumento das temperaturas que vão chegar perto dos 30º em algumas zonas.
E=mc²

Covid-19. Vacina da gripe "pode diminuir sintomas"

António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, afirma que vacina da gripe pode "estimular a resposta imunitária geral" na resposta a outras doenças.     
Investigação

ITQB Nova cria sistema para produzir hidrogénio 

Inês Cardoso Pereira e Mónica Martins criaram um sistema para produzir hidrogénio, feito pela combinação de bactérias, com nanopartículas de cádmio. Nasce assim o chamado sistema biohíbrido.
E=mc²

Autotestes. "Próximos da precisão dos testes PCR"

"O único perigo é a utilização incorreta", garante Catarina de Almeida, diretora da Pantest, o primeiro laboratório português licenciado para o fabrico de testes rápidos e que agora produz autotestes.
E=mc²

Escassez de água. "Portugal está em risco"

"Não sei se consumimos mais. Estamos é a consumir mal". Presidente da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, Rui Godinho, analisa o problema que foi lembrado "com a pandemia". 
E=mc²

Maioria dos pneumologistas tem problemas de sono

Durante a pandemia, "85% dos pneumologistas tiveram perturbações do sono". No Dia Mundial do Sono, conhecemos o inquérito da SPP e a pneumologista Paula Pinto deixa dicas para um "sono saudável". 
E=mc²

Bebé nasce com anticorpos contra a Covid-19

É o primeiro bebé que nasce com anticorpos depois da mãe ser vacinada. "É uma descoberta gigante", considera a médica obstetra, Alexandra Matias. "Agora é descobrir quanto tempo dura a imunização".
E=mc²

Vacina AstraZeneca. "É histeria de grupo"

145
Portugal suspende vacina da AstraZeneca. "O mal já está feito". Virologista João Gonçalves defende que as autoridades portuguesas se "precipitaram" e reforça: "Quem tomou uma dose deve estar seguro".
E=mc²

Covid. "Portugal não tem política de comunicação"

Estudo da Universidade de Coimbra aponta que a falta de recursos e a comunicação pouco clara dificultaram a resposta à pandemia nos países lusófonos. "Portugal tem muito a aprender com Moçambique".
E=mc²

Elvira Fortunato: "Nunca desistam dos sonhos"

Elvira Fortunato venceu o Prémio Pessoa 2020. "É uma enorme responsabilidade". O futuro da ciência, a importância que ganhou com a Covid-19 e a mensagem para os jovens: "Ciência não é trabalho é paixão".   
E=mc²

Eficácia da vacina Johnson & Johnson é "garantida"

"É mais uma boa notícia". A vacina da Johnson & Johnson foi aprovada na Europa. "Pode contribuir para acelerar o processo de imunização", explica José Miguel Pereira da Faculdade de Farmácia. 
E=mc²

Primeira antena espacial europeia testada no Porto

"A independência da Europa" depende desta antena que vai ler a "radiofrequência dos planetas". "Em 2026 a antena entrará em órbitra", explica Ricardo Lopes, engenheiro mecânico e membro do projeto.  
E=mc²

A app portuguesa que quer combater a obesidade

É um projeto da Universidade de Coimbra. A aplicação, com ferramentas de regulação emocional, vai ajudar a eliminar os episódios de ingestão alimentar compulsiva tão comuns durante o confinamento.
E=mc²

UC quer igualdade de género na investigação

Projeto da Universidade de Coimbra recebeu um financiamento de 240 mil euros. A coordenadora deste trabalho, Cláudia Cavadas, quer "reforçar a candidatura de mulheres a cargos mais competitivos".
E=mc²

Chocos passam em teste para crianças

Os chocos foram colocados à prova e passaram com distinção num teste originalmente desenvolvido para crianças. "Demonstraram profundidade cognitiva". Os animais nem sempre agem por impulso.
E=mc²

Ter doença mental até aos 25 'ajuda' a envelhecer?

Estudo revela que ter uma doença mental até aos 25 anos tem um impacto no envelhecimento das células. Como? As explicações de Filipe Palavra, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia.  
E=mc²

Fadiga pandémica: "Uma realidade internacional"

Os portugueses apresentam níveis alarmantes de fadiga pandémica. "Problema não está nos governos, a pandemia é a única responsável". E quando tudo passar? As explicações da psiquiatra Ana Matos Pires.
Projetos Observador

Mapear lixo no oceano para salvar vida marinha

412
O lixo marinho e a ação humana ameaçam lobos-marinhos, baleias e golfinhos na Madeira. A escocesa Ashlie McIvor vai estudar essa interação, produzir mapas de risco e ajudar na conservação de espécies.
E=mc²

"Inédito". Jovens descobrem quatro exoplanetas

Dois estudantes descobriram quatro planetas fora do sistema solar, a 200 anos luz da Terra. Viajar até lá "está fora de questão, nem daqui a milhões de anos", explica o astrónomo José Augusto Matos.
E=mc²

Afinal, quando é que a Covid-19 chegou a Portugal?

Um estudo indica que a Covid-19 pode ter chegado a Portugal em Janeiro de 2020. José Azevedo Pereira, professor da Universidade de Lisboa e investigador no iMED, explica como.
E=mc²

Covid-19. Porque perdemos o olfato e o paladar?

"O vírus pode provocar a morte dos neurónios olfativos ou infetar a zona do olfato no cérebro", explica Vasco Ricoca Peixoto, médico e investigador da ENSP. O que falta saber sobre estes sintomas?
E=mc²

O campo magnético da terra está a mudar

385
O campo magnético protege a Terra e está a enfraquecer. Os pólos magnéticos estão a inverter-se? O professor e investigador Eric Font explica o impacto da última inversão no clima e vida do planeta.
E=mc²

Primeiro helicóptero em Marte tem mão portuguesa

Florbela Costa, engenheira e gestora de projetos espaciais, participou no desenvolvimento da aeronave a bordo do rover Perseverance. "Até ter a certeza que correu tudo bem, vou estar nervosa".
Coronavírus

"Com novas variantes pode haver mais reinfeções"

698
O número de reinfeções está subvalorizado porque é preciso confirmar se os vírus das duas infeções são diferentes. Muitas pessoas podem ter reativações e por ficarem assintomáticas contagiar outras.
E=mc²

O primeiro astronauta português

João Lousada é diretor de voo na Estação Espacial Internacional, astronauta análogo e comandante de missões análogas a Marte. O objetivo é "ir mais longe, tanto à Lua como, no futuro, a Marte".  
E=mc²

O rover que vai procurar vida em Marte

Perseverance é o rover da NASA que está a caminho de Marte. O astrónomo José Augusto Matos explica a missão que vai procurar água, oxigénio e ainda testar voos numa atmosfera "muito pouco densa".
E=mc²

Coronafobia. Estamos a ficar hipocondríacos?

"É importante não ter medo de falar do medo", diz Sofia Figueiredo, da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Expressar os anseios ajuda a combater "a tonalidade depressiva e paralisante do medo".
E=mc²

"O oceano profundo continua por explorar"

"Criaturas estranhas” descobertas debaixo de gelo na Antártida. A descoberta sugere que haverá mais vida e outras formas de alimentação neste habitat, explica o investigador José Queiroz.
E=mc²

Apenas 30% dos cientistas são mulheres

Assinala-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, "um mundo ainda dominado pelos homens". A investigadora Constança Cacela defende: "A Ciência ganha pela diversidade".
E=mc²

Viseira protege doentes e cuidadores da Covid-19

Portugueses criam máscara capaz de proteger doentes e profissionais de saúde durante as refeições. "É um escudo protetor de aerossóis", explica Miguel Pais Clemente da Faculdade de Medicina do Porto. 
E=mc²

"Devíamos ter incentivado testes rápidos no Natal"

Portugal atingiu o pico no final de janeiro, mas "é necessário testar mais". O virologista José Azevedo Pereira defende a adoção de testes rápidos que "devem fazer parte do dia a dia". 
E=mc²

"Grande congestionamento de sondas em Marte"

Três missões espaciais a caminho de Marte para perceber se já houve vida no planeta. Ao todo são "dez missões" a funcionar em Marte. "É algo nunca antes visto", lembra o astrónomo José Augusto Matos.
E=mc²

Covid-19. Tecnologia ataca bactérias fatais

"Tecnologia inovadora" deteta de forma "rápida e eficaz" bactérias que causam infeções secundárias em doentes com Covid-19. Estudo da Universidade do Minho pode melhorar a resposta do SNS à pandemia.
E=mc²

Cancro "vai aumentar e a pandemia só veio agravar"

O impacto da pandemia no tratamento do cancro foi "catastrófico". "Daqui a uns anos vamos lidar com casos muito avançados da doença", alerta António Parreira do Centro Clínico Champalimaud.
E=mc²

Covid. Antiviral "tem efeitos secundários graves"

Cientistas descobrem nova propriedade antiviral de um medicamento "altamente eficaz" contra a Covid-19. Virologista Celso Cunha pede cautela e "nunca aconselharia" a toma da tapsigargina.
E=mc²

"As vacinas não perdem toda a eficácia de repente"

Vacina russa Sputnik V revela eficácia de 91,6% e a variante britânica sofre mutação: "Pode colocar desafios, mas as vacinas podem ser atualizadas", explica Miguel Castanho, investigador do IMM.
E=mc²

Para que serve a 1ª substância à base de canábis?

Aprovada primeira e única substância à base da planta da canábis para fins medicinais. Deve ser usada em "última linha", "não pode ser fumada" e "há riscos", explica o farmacêutico Hélder Mota Filipe.
E=mc²

Covid-19. Teste anal é mais eficaz? "Nem sempre"

China faz testes via anal para identificar casos de Covid-19 e garante maior eficácia. O virologista Celso Cunha discorda e acredita que os testes "talvez nunca sejam implementados em Portugal".  
E=mc²

Teste de saliva "reproduz a 100%" teste zaragatoa

458
Mais "simples" e com "eficácia garantida". Universidade de Aveiro criou um teste de saliva para substituir a zaragatoa. A colheita é mais prática e pode ser feita sem recurso a profissionais de saúde.
E=mc²

Proteína escondida pode controlar doenças mentais

A proteína sináptica Stargazina "diminui a excitação dos neurónios" e pode evitar convulsões em doentes com esquizofrenia e diminuir o risco de crises em pacientes com epilepsia.
E=mc²

Descoberto medicamento promissor contra a Covid-19

1309
O medicamento espanhol reduziu quase na totalidade a carga viral do vírus da Covid-19. O "Plitidepsina" já é utilizado em tumores e "é um dos mais promissores", acredita o virologista João Gonçalves.
Projetos Observador

Novas terapias para a epilepsia e doenças mentais

1416
A investigadora Ana Luísa Carvalho descobriu uma nova função para uma proteína que pode ajudar a controlar a epilepsia e doenças neuropsiquiátricas – e quer aplicá-la em terapias inovadoras.
E=mc²

Modelo matemático ajuda a prever picos pandémicos

Através de um velho modelo matemático, os cientistas conseguem "prever o crescimento e picos" das pandemia e ainda detetar de forma precoce diferentes tipos de cancro em desenvolvimento.   
E=mc²

O teste que diz que medicamentos podemos tomar

"É feito uma única vez nada vida". Uma startup portuguesa desenvolveu um teste genético que ajuda os médicos a escolher os medicamentos eficazes e adequados para os doentes. 
E=mc²

Como combater a vista cansada

O confinamento e o teletrabalho aumentou o número de horas em frente ao ecrã.  "Notou-se um agravamento" na saúde visual, explica o médico oftalmologista, Eugénio Leite. "É importante fazer pausas". 
E=mc²

Radiogaláxias. "Mais abundantes do que pensávamos"

Descobertas duas novas radiogaláxias que estavam "invisíveis". O estudo tem "olho" português e José Afonso, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, conta-lhe tudo sobre os gigantes cósmicos.
Projetos Observador

Como prever quais os cancros que vão metastizar?

1398
No IPO-Porto, Vera Constâncio procura encontrar uma forma de antever quais os cancros da próstata que vão metastizar e quais não vão. Objetivo: evitar o sobretratamento.
E=mc²

É preciso rir mesmo em tempos de pandemia

Mais um confinamento, o cansaço é geral e fica difícil manter a positividade. Mas quando falta imaginação o "melhor remédio é rir". "Sorrir é sempre tentar encontrar uma outra perspetiva". 
E=mc²

Covid-19 vai ser gripe comum. "Daqui a 10 anos"

Estudo sugere que daqui a uma década a maioria dos adultos serão assintomáticos. Grande parte dos novos casos vão ser reportados apenas em crianças que serão "o reservatório do vírus". 
E=mc²

A nova 'morte' de uma galáxia distante

Um fenómeno nunca antes visto no Universo distante. O investigador Pedro Machado explica como 'morre' uma galáxia após uma colisão. "Uma passou pela outra e arrancou pedaços dela".
E=mc²

A Terra gira mais depressa e tem efeitos no GPS

2020 trouxe mais uma surpresa. A Terra está a girar mais depressa e o dia 19 de junho foi o mais curto em 50 anos. A explicação com o astrónomo José Augusto Matos.  
E=mc²

Avanços no combate a cancro pediátrico comum

Universidade de Coimbra estuda o uso de material biológico do doente para diagnosticar e tratar o osteossarcoma. "Um dos próximos passos é antecipar metástases", explica Célia Gomes, líder do estudo.
E=mc²

"O polvo dá 'murros' para conseguir mais alimento"

Os polvos caçam em grupo, mas com interesses próprios. Para os defenderem, dão socos. A descoberta, que suscitou interesse internacional, é de Eduardo Sampaio, investigador do MARE, da Universidade de Lisboa.
E=mc²

E se a fisioterapia envolver videojogos?

A Clynx usa tecnologia de videojogos em fisioterapia. Uma câmara com sensor de profundidade deteta e avalia os movimentos dos pacientes. Os treinos são monitorizados à distância pelo fisioterapeuta. 
E=mc²

"Problema veterinário que pode chegar aos humanos"

França regista 61 focos de contaminação de gripe das aves H5N8. "É altamente violenta" e o risco de infetar humanos "existe", diz o professor e investigador do iMed José Miguel Pereira.
E=mc²

Se as supernovas fossem música, a que soariam?

A NASA converteu imagens recolhidas pelo observatório Chandra X-ray em sons, através de um programa de sonorização de dados. O astrónomo José Matos explica esta "forma diferente de comunicar ciência".
E=mc²

"Chalane está longe de atingir os níveis do Idai"

Ainda a recuperar da tempestade Idai, Moçambique é apanhado pelo ciclone Chalane. O relato da devastação e a explicação do professor Carlos Pires da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 
E=mc²

O cérebro das pessoas solitárias é diferente

Estudo mostra que o volume cerebral e a comunicação entre as partes do cérebro das pessoas com poucas experiências sociais é menor. A explicação do vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia.
E=mc²

Identificar cáries através da saliva

Um estudo português abre caminho para o diagnóstico precoce da cárie nas crianças. O futuro passa por um "teste rápido" que identifique quais as crianças suscetíveis à doença. 
Projetos Observador

A vida sexual das plantas e a comida do futuro

482
Jessy Silva estuda os processos envolvidos na reprodução das plantas. A investigadora do LAQV/REQUIMTE, no Porto, quer maximizar a produção de sementes – e, consequentemente, a produção agrícola.
E=mc²

Covid-19. Nova estirpe "coloca pressão na vacina"

A primeira vacina contra a Covid-19 foi aprovada na União Europeia. A nova variante do vírus, detetada no Reino Unido, "de imediato não afeta a eficácia da vacina", explica virologista João Gonçalves.
Politicamente Correto

Deixem os bebés em paz, o sexo é coisa de adultos /premium

2393
Pretender que os seres humanos são assexuados e que tudo o mais é uma “construção social” é roubar aos nossos filhos algo de muito importante: às meninas, serem meninas; e aos meninos, serem meninos.
E=mc²

"Só atingimos a imunidade de grupo com a vacina"

Que percentagem dos portugueses desenvolveu anticorpos na primeira vaga? As conclusões do estudo do Painel Serológico Nacional. "Foi uma surpresa", conta o investigador principal, Bruno Silva-Santos. 
E=mc²

Descobrimos a insulina há 100 anos

Mais de um milhão de portugueses tem diabetes. A descoberta da insulina foi uma das mais importantes inovações do século XX. A história da insulina com o médico endocrinologista Luís Gardete Correia.
E=mc²

O caso de Daniel dos Anjos "não surpreende"

Aos 24 anos, o jogador do Benfica interrompeu a carreira devido a uma miocardite aguda detetada pós-Covid-19. "Acontece maioritariamente em jovens", explica a cardiologista Ana Gomes de Almeida.
E=mc²

Icebergue gigante vai embater na Geórgia do Sul

109
"Vai ficar na história". O maior icebergue do mundo, com quase o tamanho do Algarve, está a 150 quilómetros da ilha. Bloco de gelo soltou-se da Antártida em 2017. Colisão põe em causa fauna local.
E=mc²

É Natal e vamos mesmo ter uma "estrela" nos céus

21 de dezembro marca o solstício de inverno e, a cada 20 anos, dois dos maiores planetas do sistema solar têm encontro marcado, brilhando intensamente. Um fenómeno conhecido como "Estrela de Belém".
E=mc²

Como os neurónios leem o prazer e a aversão

121
Um projeto português de investigação procura perceber de que forma o cérebro perceciona e codifica o prazer e a aversão. Os neurónios gravam estas sensações dando origem a comportamentos distintos.
E=mc²

O gene que pode explicar as enxaquecas

O investigador Miguel Alves-Ferreira é o autor de um estudo que descobriu um novo gene, a neurexina, que facilita a ligação entre os neurónios facilitando a propagação da dor crónica. 
E=mc²

O que esperar da tempestade Dora?

Depressão Dora vai prologar-se durante o fim de semana. Saiba o que esperar com Rui Salgado, professor da Universidade de Évora e investigador do Instituto de Ciências da Terra.
E=mc²

Vacinas. "Nem o pó de talco é 100% seguro"

"Começou-se a vacinar pessoas sem se saber que se estava a vacinar." Ouça a breve história das vacinas contada pelo virologista e investigador da Universidade de Lisboa, José Miguel Azevedo Pereira.
E=mc²

Missão na lua. Quais os objetivos nas entrelinhas?

Sonda espacial chinesa pousou na lua com sucesso. Pedro Machado, Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, antecipa o que esta missão pode significar para a humanidade. 
E=mc²

“Há financiamento que não é bem explicado"

Carta aberta de investigadores ao Governo pede estratégia de investimento. Uma das assinantes, Joana Gonçalves de Sá, investigadora e professora, acusa o país de reduzir cada vez mais apoio à ciência.
E=mc²

"Mindfulness" diminui sofrimento no cancro na mama

Inês Trindade, investigadora da Universidade de Coimbra, criou um programa que visa melhorar a qualidade de vida dos doentes. "Mind" promove a aceitação da experiência através de meditação.
E=mc²

Covid-19 com efeitos cardiovasculares em crianças?

Adelino Leite Moreira, cirurgião e professor do Departamento de Fisiologia e Cirurgia Cardiotorácica, explica a síndrome inflamatória multi-sistémica pediátrica e a relação da mesma com a covid-19.
E=mc²

OMS desaconselha Remdesivir. "Não surpreende"

O antiviral Remdesivir foi desaconselhado em doentes Covid-19. Medicamento não é um "perigo" para a saúde dos doentes, mas "já não tem efeitos práticos", diz o virologista José Azevedo Pereira.
E=mc²

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas. Cuidados a ter

"Números aumentaram." O cancro do pâncreas mata mais de mil portugueses por ano. Carlos Carvalho, diretor da Unidade de Cancro Digestivo da Champalimaud, sublinha: "Diagnóstico precoce é fundamental."
E=mc²

Portugueses criam novo penso para feridas crónicas

206
É uma nova abordagem ao tratamento de úlceras de pressão, em alternativa aos pensos disponíveis no mercado. É "mais económico e eficaz", explica Rúben Nunes, um dos coordenadores do projeto. 
E=mc²

O misterioso vírus de Chapare

Cientistas confirmam transmissão entre humanos do vírus de Chapare. Doença causa febre hemorrágica. "É a ponta do iceberg, mas estamos longe de uma epidemia", esclarece o virologista Celso Cunha.  
E=mc²

SpaceX "faz história" a caminho Estação Espacial 

Quatro astronautas estão a caminho da Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula "Resiliência". O que vão fazer nos próximos seis meses? "Testes! Até já se fala num filme com Tom Cruise".  
Projetos Observador

A mosca da fruta vai ajudar-nos a comer melhor?

105
Carlos Ribeiro quer perceber se as bactérias do intestino podem decidir o que nós comemos — tal como acontece com a mosca da fruta. A investigação está a ser feita na Fundação Champalimaud.
E=mc²

Furacão Theta está a caminho da Madeira

2020 é o ano com mais tempestades de sempre. Theta é a 29.ª tempestade a formar-se e dirige-se para a Madeira. "Já perdeu grande parte da força", explica Pedro Matos Soares do Instituto Dom Luiz.
E=mc²

A máscara que muda de cor quando perde a eficácia

158
A Centi e a Oldtrading estão a criar uma máscara de combate à Covid-19 com um sistema que sinaliza o nível de saturação e humidade. HydroMask vai avisar os utilizados quando devem trocar de máscara.
E=mc²

O caso chinês de brucelose

Ainda há doentes com brucelose após surto que infetou 6 mil pessoas na China, em 2019. Doença pode tornar-se "crónica" e os sintomas assemelham-se aos da gripe. Em Portugal, foram detetados 33 casos.
E=mc²

Portuguesa lidera projeto histórico sobre oceanos

Estudo da exploração dos oceanos valeu a bolsa do Conselho Europeu de Investigação de 10,4 milhões de euros. Projeto 4-OCEANS é liderado por Cristina Brito e procura respostas para futuros desafios.  
E=mc²

Auto-anticorpos criam coágulos em doentes Covid-19

Estudo aponta os auto-anticorpos como a nova causa para para os coágulos em doentes com Covid-19. "Os doentes assintomáticos não correm risco", esclarece o virologista e professor João Gonçalves.   
E=mc²

Estamos há 20 anos no espaço. Como se vive na ISS?

Há 20 anos que a Estação Espacial Internacional é habitada. Por lá já passaram 240 astronautas. Como se vive no espaço? O cientista, astronauta e engenheiro geólogo, Rui Moura, contou-nos tudo.   
E=mc²

Alga vermelha de Peniche pode travar tumores

247
Descobertos compostos com "potencial para inibir o crescimento de células tumorais" em alga vermelha da costa de Peniche. Investigação quer avaliar o potencial desta alga no tratamento do cancro.  
E=mc²

Como corrigir os erros das células estaminais?

Os novos dados sobre a divisão em células estaminais. Estudo aponta possíveis causas para anomalias e "procura pistas para reverter erros", explica Inês Milagre, do Instituto Gulbenkian de Ciência. 
Coronavírus

Biólogos preocupados com informação incorreta

O bastonário disse-se preocupado com os "falsos especialistas" em ciência e que transmitem ideias "totalmente erradas", e com as pessoas cujas opiniões induzem erros científicos.
E=mc²

Consórcio avalia conservação dos morcegos

A UTAD lidera um consórcio que vai avaliar o estado de conservação dos morcegos. "É um grande desafio", explica o coordenador do projeto que pretende conhecer o nível de ameaça destas espécies.
Projetos Observador

O que vai acontecer às tartarugas marinhas? 

613
Estão entre as espécies mais sensíveis às alterações climáticas. A bióloga marinha Ana Rita Patrício está há anos a estudar como é que tartarugas marinhas vão lidar com este impacto.
E=mc²

EuRoC. "Rockets vão atingir 4 a 10 km de altitude"

Ponte de Sor recebe o primeiro concurso europeu de lançamento de rockets. "Queremos inspirar e motivar jovens para as questões do espaço", diz Ricardo Conde, presidente da Portugal Space.
Estranha Natureza

Como pode o besouro-diabólico ajudar a engenharia?

O escaravelho aguenta a pressão de cerca de 39 mil vezes o seu peso, que é qualquer coisa como um humano de 90 quilos conseguir aguentar com o peso de 280 autocarros de dois andares.
E=mc²

A molécula de RNA e a vacina contra a Covid-19

A entrevista à primeira cientista portuguesa à frente da RNA Society, Carmo Fonseca, e o papel do Ácido Ribonucleico nos testes da vacina contra a Covid-19. "O RNA tem ainda muito para nos revelar".
E=mc²

Treino intensivo ou contínuo? Qual a melhor opção?

Treino intermitente de alta intensidade tem mais benefícios que o treino contínuo de intensidades moderadas. Porquê? Conheça a investigação da Universidade de Évora com o professor Armando Raimundo.
E=mc²

Vulcão dos Açores pode ser laboratório de Marte

Vulcão dos Capelinhos pode tornar-se um potencial laboratório de exploração do sistema vulcânico em Marte. "Tem muitas vantagens", admite David Vaz, especialista no estudo da superfície de Marte.  
E=mc²

Tempestade Bárbara. "Não é nada de extraordinário"

Depressão "Bárbara" atinge o país. Já foram registadas mais de 100 ocorrências. "Deverá percorrer grande parte da Europa", diz Rui Salgado do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora. 
Fotogaleria

Esqueletos e insetos entre as melhores fotografias

Das mais de duas mil entradas, a Nikon escolheu 88 imagens para distinguir no concurso de microfotografia. Veja o esqueleto de camaleão, um nó num fio de cabelo e outras 18 fotografias vencedoras.
E=mc²

Uma boa alimentação protege-nos da Covid-19?

Os diabéticos e os obesos são mais propícios à infeção. Nuno Borges, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da UPorto, esclarece: "A relação entre a Covid-19 e a alimentação é obvia". 
E=mc²

Descoberta forma eficaz de combater a sépsis

Portugueses identificam antibióticos que aumentam a capacidade de sobrevivência à sépsis. Os ensaio clínicos arrancam em 2021. O uso em doentes pode ser "muito rápido", admite o coordenador do estudo.
E=mc²

Isolamento prejudicou a saúde mental 

Universidade de Coimbra avalia as consequências do isolamento imposto pela Covid-19. "Confirma-se, o confinamento teve um impacto negativo na saúde mental", diz coordenadora do estudo. 
E=mc²

Coronavírus pode sobreviver até 28 dias em notas

274
Estudo australiano conclui que o novo coronavírus pode viver um mês nos telemóveis notas ou cartões de plástico. "São resultados importantes, mas o cenário é levado ao extremo", diz virologista.
Projetos Observador

A portuguesa que quer erradicar a malária

406
A malária matou 400 mil pessoas em 2019. Há 140 anos que lhe conhecemos a causa e ainda não conhecemos a cura. Mas a cientista Maria Mota fez uma nova descoberta em direção à erradicação da doença.
E=mc²

Como é que o cérebro do cão reage ao rosto humano?

As semelhanças e diferenças na forma como os cérebros humanos e os dos cães reage quando vê rostos e focinhos. "É um estudo promissor e interessante", considera o neurologista Pedro Alves. 
Estranha Natureza

Veneno dos mamíferos: comer, defender e atacar

A capacidade de produzir veneno é mais comum nos répteis e peixes, mas também existe em quatro grupos de mamíferos. As origens e funções são completamente distintas.
E=mc²

Um desinfetante "sustentável, eficaz e hidratante"

A Universidade Católica no Porto e Amyris criam desinfetantes que ajudam a proteger a pele. O Hand Sanitizers é eficaz contra o vírus da Covid-19, agentes patogénicos e bactérias multirresistentes. 
E=mc²

Descoberto novo planeta "misterioso" e "vagabundo"

Astrónomos dizem ter detetado um planeta à deriva sem estrela. O planeta é tão pequeno que não sabem a que distância está, mas "há muito a fazer" ainda que por ser "vagabundo" seja difícil segui-lo.
E=mc²

A aplicação de apoio a doentes de cancro da mama

Projeto Oncommunities do IPO Coimbra vence prémio Maturidade Digital, na categoria Segurança do Paciente. App dá acesso à triagem, orientação e rede social privada. Doentes sentem-se mais "seguros". 
E=mc²

A teia de galáxias presas num buraco negro gigante

Pela primeira vez, após Big Bang, foram detetadas 6 galáxias perto de um buraco negro supermaciço. Ciro Pappalardo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, conta-lhe tudo sobre a descoberta.
E=mc²

Sistema deteta material esquecido nos pacientes

Investigadores da UMinho propõem sistema incorporado no material cirúrgico que alerta para instrumentos deixados no corpo dos doentes. Foram premiados pela Sociedade Americana de Ergonomia.
E=mc²

App deteta sintomas de Covid-19 em idosos

"A app vai gerar alertas em situações de risco". A HomeSafe quer chegar aos lares portugueses. App está a ser desenvolvida por alunos da Universidade Nova de Lisboa preocupados com a população idosa.
E=mc²

Barriga. Mais centímetros, maior risco de morte

"É um grande contributo para a Ciência". Investigadores descobrem que a gordura na barriga está associada à morte precoce, ao contrário das ancas e coxas que representam um risco menor.   
E=mc²

Como proteger a Europa de ataques informáticos?

Portugueses desenvolvem ferramenta de deteção e prevenção de ataques informáticos. PANDORA vai ser testada num navio de guerra e em sensores de comunicação presentes nas armas, munições ou veículos. 
E=mc²

A terapia que quer eliminar o vírus em segundos

A terapia fotodinâmica vai eliminar o vírus da Covid-19 na principal porta de entrada, as narinas. Como? Saiba tudo com Luís Arnaut, cientista envolvido na investigação. Testes arrancam em outubro. 
E=mc²

Encontrados ovos de dinossauro com milhões de anos

"E ainda podem encontrar embriões nos ovos. Isto é muito raro". Pedro Mocho é investigador do Instituto Dom Luiz da Faculdade deixa algumas pistas sobre os próximos passos desta investigação.
E=mc²

Vem aí uma consola para os carros do futuro

Condução autónoma, alertas para não deixar objetos no carro, aquecer ou refrigerar água, carregar o telemóvel. Saiba tudo sobre a 'S-Console' com Inês Matos da CeNTI. "Deve chegar ao mercado em 2023".
E=mc²

Cancro da cabeça e pescoço. Os números "preocupam"

Inquérito sobre cancro da cabeça e pescoço revela que apenas 27% conhece os sintomas e 38% nunca ouviu falar da doença. O atraso no diagnóstico pode ser fatal, alerta a oncologista Ana Joaquim. 
E=mc²

Não havia uma tempestade como esta há 15 anos

Desde 2005 que uma tempestade não se formarva nas águas territoriais portuguesas. O professor e climatologista, Mário Marques, explica como se formam e o que esperar dos próximos dias. 
E=mc²

Reaproveitar lixo para produzir energia renovável

E se fosse possível transformar resíduos orgânicos e efluentes em matéria-prima renovável? Projeto é desenvolvido pelo Centro de Engenharia Biológica da UMinho. Isabel Belo é a professora responsável.
E=mc²

Covid-19. Vacinas podem ser inaladas

Cientistas admitem possibilidade da vacina da Covid-19 funcionar melhor quando inalada. Para o virologista e professor João Gonçalves o estudo: "É uma vantagem e os efeitos secundários são menores".
E=mc²

Vida em Vénus? "É uma descoberta inesperada"

Detetada fosfina na atmosfera de Vénus. Haverá vida extraterrestre? Pedro Machado, professor e investigador do IA, acredita na existência de uma vida passada: "Não podemos descartar essa hipótese."
E=mc²

E se o sono profundo evitar a doença de Alzheimer?

Qualidade do sono está relacionada com a doença de Alzheimer. O neurologista João Massano sublinha: "Durante o sono profundo o cérebro livra-se da beta-amilóide a proteína responsável pelo Alzheimer."
E=mc²

Veneno das abelhas pode "matar" cancro da mama

343
Melitina foi usada em dois tipos de cancro da mama e comprovou que o veneno mata células cancerígenas. "São resultados promissores", diz Arsénio Fialho, professor do iBB do Instituto Superior Técnico.
E=mc²

Covid vs. Saúde Mental. "Depressão vai aumentar"

Taxa de depressão terá triplicado. E com uma segunda vaga? Cristina Canavarro, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, alerta: "Espera-se um agudizar dos números".
E=mc²

O estudo sobre um homem que vê caras a "derreter"

É uma lesão cerebral extremamente rara. Em todo o mundo são conhecidos 25 casos. Como é que o nosso cérebro reconhece faces? Ouça aqui as explicações do investigador Jorge Almeida. 
E=mc²

Leucemia. Máquinas usadas para diagnóstico precoce

Português aplica machine learning no diagnóstico de leucemias agudas. Máquina "ajuda médicos e doentes, mas há sempre falhas", diz João Tavares da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
E=mc²

A nova espécie de planta da Costa Vicentina

Chama-se Helosciadium milfontinum. É uma planta rara e fortemente ameaçada. “Faz lembrar um pequeno guarda-chuva", diz Carla Pinto Cruz investigadora da Universidade de Évora. 
E=mc²

O gel desinfetante mata o vírus da Covid-19?

187
Uso massivo de gel desinfetante pode criar superbactérias. Qual a melhor solução de higienização das mãos? Explicações de Ricardo Dias, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
E=mc²

Focas-monges lutam pela sobrevivência

Mamífero perdeu drasticamente diversidade genética, nos últimos 200 anos. Gonçalo Themudo, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, deixa o alerta: "A espécie está em perigo".
E=mc²

Furacões. Portugal também pode ser atingido?

Numa altura em que algumas cidades norte-americanas estão a ser fortemente atingidas pelo furacão Laura, o professor e climatologista Mário Marques ajuda-nos a perceber estes fenómenos naturais.
E=mc²

Galáxias espirais. "Estava tudo errado"

Investigadores portugueses questionam investigação sobre formação e evolução de galáxias espirais. "Se o que descobrimos estiver correto quer dizer que andámos enganados" durante décadas. 
E=mc²

"80% das espécies marinhas vão desaparecer"

114
Impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha. "Algumas zonas perderão 80% da biodiversidade. É um forte impacto económico", alerta Joana Portugal investigadora da Universidade de Évora.
E=mc²

As injeções de insulina têm os dias contados?

Instituto de Investigação e Inovação em Saúde desenvolve sistema que permite administração oral da insulina em diabéticos tipo 1. "Resultados são promissores" acredita o investigador Bruno Sarmento. 
E=mc²

Covid-19. Dispositivo deteta vírus em 20 minutos

"É fácil de utilizar e barato”. Paula Martins-Lopes é investigadora da UTAD e lidera o projeto que promete avanços na detecção do vírus SARS-CoV-2. 
E=mc²

A proteína que pode travar envelhecimento vascular

Patrícia Pitrez, investigadora do Centro de Neurociência e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, acredita que a descoberta desta enzima é um importante avanço para o envelhecimento vascular. 
E=mc²

Acasalamento das moscas ajuda a perceber o cérebro

Qual a relação entre o acasalamento das moscas e o funcionamento do cérebro? Cientistas do Centro Champalimaud querem compreender a origem de comportamentos ligados ao cortejamento e acasalamento.
E=mc²

Temperaturas superam os 54ºC no Vale da Morte

138
Especialistas acreditam que este pico pode ter sido o mais alto alguma vez registado em todo o planeta. "Isto quer dizer que se passa alguma coisa", alerta o meteorologista Pedro Miranda. 
E=mc²

O planeta rosa que "ainda pode mudar de cor"

NASA divulgou a imagem de um planeta gasoso e cor-de-rosa. É quatro vezes maior que Júpiter e localiza-se a 57 anos-luz da Terra. João Faria conta-lhe tudo sobre este planeta com 160 milhões de anos.
E=mc²

Água salgada num planeta-anão? "É espantoso"

Cientistas descobrem oceano no interior do planeta-anão Ceres. "É uma grande descoberta que ainda vai fazer correr muita tinta", acredita Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica. 
E=mc²

Os desinfetantes "exclusivos" contra a Covid-19

São 100% biodegradáveis e além de usados em humanos podem ser utilizados na roupa, calçado e vias urbanas. "São um sucesso no mercado", garante o CEO da Inokem, Pedro Santos Martins. 
E=mc²

Confinamento com "pouco" impacto no clima 

Pode estar em 2020 a oportunidade para a mudança? Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, deixa o alerta: "Temos um desafio gigante pela frente". 
E=mc²

Afinal como se movimentam os espermatozóides?

Movimento de “chicote” da cauda do espermatozóide não passa de uma ilusão óptica. Esteve a ciência enganada durante 350 anos? "É um exagero", considera o professor João Ramalho Antunes.   
E=mc²

Investigadores descobrem "rasgão" gigante em Vénus

O planeta Vénus é estudado há mais de 35 anos, mas esta abertura só agora foi detetada. "É uma descoberta histórica" explica Pedro Machado, que integra esta equipa internacional de investigadores.
E=mc²

A ciência pode salvar a agricultura?

A Comissão Europeia quer reduzir em 50% o uso de químicos na agricultura. O "InnovPlantProtect" - um laboratório inovador, em Elvas - está a contribuir, desenvolvendo uma alternativa a estes produtos. 
E=mc²

Português descobre ondas gigantes em Marte

Um grupo de investigadores detetou, pela primeira vez, ondas de areia gigantes em Marte. O que significa esta descoberta? O professor David Vaz, que faz parte desta equipa internacional, explica. 
E=mc²

Leguminosas inteligentes, o futuro da alimentação

O INCREASE quer desenvolver ferramentas de conservação eficazes para promover a biodiversidade agrícola na Europa. Conheça o projeto conduzido pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina. 
A página está a demorar muito tempo.