Dizem que as unhas são o melhor acessório das mulheres. E como qualquer complemento que se preze, elas também existem em várias cores, formas e tamanhos. Dos formatos clássicos aos mais modernos, passando por cores alegres ou suaves, existe uma infinidade de possibilidades que tornam a manicure num momento de indecisão.

Para simplificar a tarefa, fomos conhecer o novo espaço YMMA de cuidado de unhas, em Lisboa, e reunimos as tendências da estação mais adequadas. Conheça as três cores e três formatos de unhas, sugeridos pela manicure Rita Santos:

unha-redondo

O formato de unha redonda não é só o mais simples — também é o mais comum. É ideal para quem gosta de manter as unhas curtas e recomendado para as pessoas que as têm mais frágeis. “Para além de ser discreto, fica bem a qualquer pessoa e com qualquer verniz”, conta Rita Santos. “Para recriar este tipo de unha basta arredondar os cantos e acompanhar o desenho natural das unhas”, explica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

unha-oval

Se gosta de arriscar sem perder a elegância, o formato oval de unha foi, literalmente, limado para si. “É a tendência mais popular neste momento porque é um tipo de unha que alonga as mãos sem que estas percam o seu sentido prático”, confessa a colaboradora do novo counter das Amoreiras. Quer recriar? “Precisa de ter as unhas compridas e ir limando os cantos da lateral até ao topo da unha, de forma diagonal e quase em bico.”

unha-quadrado

Por último, o formato quadrado de unha. “Esta é a forma mais pedida entre as nossas clientes porque deixa as mãos ainda mais bonitas, especialmente quando os dedos já são compridos e finos”, diz Rita Santos. É, no entanto, apenas recomendado a unhas resistentes uma vez que os cantos têm uma maior probabilidade de se partirem. Para conseguir um resultado perfeito, lime as laterais e o topo num ângulo perpendicular.

ymma, verniz, unhas,

A YMMA ainda tem uma gama de produtos de marca própria que inclui vernizes e diversas opções de tratamento.‎ ©‎ Hugo Amaral / Observador

No que toca aos vernizes, as cores em tons pastel são uma das grandes tendências da estação. “Opte por um acabamento opaco em tonalidades suaves como o laranja pastel, azul-bebé e rosa claro”, sugere Rita Santos. Se quiser inovar, sem perder a elegância, a especialista indica um branco opaco ou nude. “Para além de alongarem as unhas mais pequenas, são cores perfeitas para qualquer ocasião”.

Texto editado por Tiago Pais.