O regulador financeiro do Brasil deu em meados de agosto luz verde a que os chineses da Haitong fechassem a compra do BESI, o banco de investimento que era do BES e que foi herdado pelo Novo Banco, por 379 milhões de euros. Era o único regulador relevante cuja aprovação ainda não tinha sido concluída, depois de Bruxelas e as Autoridades da Concorrência já terem permitido a operação, pelo que se espera que a venda esteja fechada até ao final de setembro.

A informação consta do comunicado de resultados semestrais do Novo Banco, divulgado na noite de segunda-feira e onde o banco apresentou prejuízos de 252 milhões de euros.

“Verificando-se todas as condições a que o contrato se encontra sujeito, as partes encontram-se a trabalhar na finalização da documentação e prática de todos os atos e formalidades necessários para que a transmissão das ações ocorra durante o mês de setembro”, explica o Novo Banco.

“No final do primeiro semestre de 2015 a transação encontrava-se aprovada por todas as autoridades envolvidas nomeadamente, Comissão Europeia, Autoridades da Concorrência e um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão sobre as unidades internacionais do BESI, assim como, as autoridades de supervisão das entidades vendedora e compradora, com exceção do Banco Central do Brasil, cuja aprovação foi comunicada em 13 de agosto último”.

O Banco Central Europeu (BCE) já tinha dado o seu ok no final de junho.

Com esta aprovação, a operação pode avançar e o BESI passará para as mãos da Haitong International Holdings Limited, uma sociedade constituída em Hong Kong e subsidiária integralmente detida pela Haitong Securities Co.,Ltd. (uma sociedade cujas ações se encontram admitidas à negociação na Shanghai Stock Exchange e na Stock Exchange of Hong Kong).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR