Os nossos olhos são o barómetro do envelhecimento. Quando os primeiros sinais aparecem, acumulam-se literalmente em seu redor. Pequenas linhas, bolsas, olheiras e flacidez — vai acabar tudo por ir lá parar e esta é a zona que muitas mulheres teimam em ignorar ou, em última análise, onde passam um creme de rosto de consciência tranquila. Isto não é tão grave como não pôr nada, é verdade, mas a pele do contorno dos olhos tem cerca de 0,5 milímetros de espessura, enquanto em outras partes do corpo costuma medir cerca de dois milímetros. Só isto já justifica a necessidade de um cuidado especial.

Além de estar em constante movimento, a pele do contorno dos olhos é uma das que mais sofre com os nossos (maus) hábitos: dormir pouco, comer mal, não beber água para hidratar, fumar, apanhar sol… Não vamos perder mais tempo a explicar porque temos papos ou olheiras, porque já sabemos que os temos (e não há mulher que lhes consiga escapar), vamos passar já para as soluções — desde as SOS aos cuidados preventivos e os de correção das rugas. Há soluções para tudo.

Os papos e os inchaços

Passar o rosto por água bem gelada é bom para descongestionar os olhos que, de manhã, costumam ter acumulação de fluídos e ficam com os famosos “papos” ou inchaços. Entre os vários sinais de envelhecimento dos olhos, as bolsas são o mais difícil de tratar e, por isso, faz pior sobrecarregar a pele com produtos errados do que não usar nada. Os produtos certos para quem tem papos, não pontualmente (por uma noite mal dormida, por exemplo) mas diariamente, serão os que têm ação descongestionante, firmante e hidratante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

5 fotos

Rugas e linhas

Mesmo em mulheres jovens, muitas vezes as linhas surgem e criam aquele efeito de pele “amachucada”. As rugas na zona dos olhos surgem devido ao movimento repetitivo das pálpebras e, claro, ao envelhecimento. Mas há factores que as vão agravar, daí que podem surgir ainda em idade jovem: falta de proteção solar, má hidratação, produtos errados, fumo de tabaco, entre outros. Muita proteção solar e um bom hidratante de olhos são suficientes para relaxar a zona e minimizar as linhas por forma a que não se tornem rugas profundas precocemente.

6 fotos

Pés de galinha e rugas profundas

São as rugas mais profundas do canto externo dos olhos e que, infelizmente, mais cedo ou mais tarde aparecem graças ao envelhecimento natural da pele, às expressões que usamos ao falar ou rir, entre outras, e que vão quebrar o colagénio e a elastina da pele. Além da obrigatoriedade de muito protetor solar diariamente nesta zona, a melhor forma de atuar é com produtos que contenham, por exemplo, derivados da vitamina A (como o retinol) que têm efeito de renovação celular, estimulam o colagénio da pele, hidratam e atenuam a visibilidade destas rugas.

5 fotos

Flacidez e perda de volume

Quando se instala, é muito difícil combatê-la. Por isso o melhor remédio é prevenir ou atuar no seu início. As pálpebras caídas, além de criarem um efeito cansado e envelhecido, podem aumentar ainda mais os papos. Os melhores produtos serão os de efeito tensor e lifting, porque vão melhorar a tonicidade desta zona, esbater as rugas e reduzir a aparência dos papos.

6 fotos

Produtos SOS

Os corretores são os melhores aliados das olheiras e os SOS ideais porque cobrem e disfarçam qualquer irregularidade. Mas, em situações de emergência, existem os produtos de efeito “cinderela” que dão, como o nome indica, um resultado temporário e imediato. Diga adeus aos papos ou dê um lifting imediato no caso de ter uma festa ou um evento em que não quer qualquer sinal de cansaço no rosto.

5 fotos