Saúde Pública

Saúde Pública

Pouca preocupação do Governo com o setor da saúde

Três em cada quatro portugueses consideram que a saúde não é uma prioridade para o Governo, apontando para pouca preocupação com os utentes, demoras no atendimento e falta de profissionais de saúde.
Saúde Pública

Investimento na saúde mental deve ser prioritário

O diretor do Programa para a Área da Saúde Mental, Miguel Xavier, defendeu que o investimento na saúde mental deve tornar-se uma prioridade.
Doenças Cardiovasculares

Enfartes tratados no sul têm maior risco de morte

130
Além do risco de morte superior, nos centros hospitalares do sul, há mais 20% de probabilidade dos doentes com que já tiveram alta voltarem a ser readmitidos nas urgências, até um mês depois.
Tabaco

Cigarros. Grupo de 72 peritos faz apelo à OMS 

'Inovação no controlo do tabaco' é o mote de uma carta enviada por 72 especialistas internacionais à OMS com um apelo: que flexibilize alternativas ao consumo de cigarros para prevenir doenças.
Global Shapers

Medicina é gestão

146
Ter nos quadros médicos profissionais com competências em gestão impacta positivamente na performance económica dessas instituições, assim como na qualidade dos cuidados prestados aos utentes.
Maputo

Maputo. Cães e gatos vacinados contra a raiva

Pelo menos dois mil cães e gatos serão vacinados este mês em Maputo, no quadro da prevenção da raiva, anunciaram as autoridades do setor da agricultura na capital moçambicana.
Saúde Pública

Reino Unido. Infecção rara com lentes de contacto

326
Investigadores da University College London descobriram que, desde 2011, triplicaram os casos de uma infeção na córnea causada por lentes de contacto. "A doença podia-se facilmente prevenir", dizem.
Saúde Pública

Febre suína africana já chegou à Bélgica

345
O surto que foi detetado na Roménia há umas semanas e que obrigou ao abate de 140 mil porcos continua a disseminar-se pela Europa. França e Holanda já estão em alerta máximo.
Saúde Pública

Ainda o tabaco e má legislação

O Governo quer acabar com o fumo de tabaco no SNS – em cujas instituições já é proibido fumar – para depois, com um despacho, propor a criação de espaços para não fumadores... nas zonas ao ar livre.
Ébola

RD Congo. Ébola alastra a mais uma província

A República Democrática do Congo anunciou o primeiro caso do surto de ébola na província de Ituri, no nordeste, região vizinha de Kivu do Norte, onde este novo surto da doença começou.
China

China oferece vacinas grátis após escândalo

A China anunciou que vai oferecer aconselhamento e inoculação gratuitos de vacinas contra a raiva, após escândalo gerado por irregularidades detetadas no segundo maior fabricante chinês de vacinas.
Alimentação

Mitos alimentares dos portugueses: o que sabemos?

Lançado no âmbito do projeto SafeconsumE, estudo da Católica visa recolher regras, conselhos e hábitos sobre o manuseamento e conservação de alimentos. E pode contribuir para desfazer alguns mitos.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Algarve queria 67 médicos, conseguiu zero

221
Plano de mobilidade especial lançado pelo Ministério da Saúde em junho pretendia reforçar número de médicos na região, mas ainda não houve qualquer contratação.
Saúde Pública

Instalações com amianto vão ser identificadas

Os edifícios, instalações e equipamentos de empresas com amianto deverão ser identificados no período de um ano, com vista à remoção do produto cancerígeno.
Saúde Pública

Depressão?! Isso é psicológico…

201
Por vezes, acontecimentos de vida negativos marcantes podem gerar reacções depressivas que se distinguem do estar triste pela intensidade, profundidade, prolongamento no tempo e impacto no dia-a-dia.
caderno de apontamentos

Quando a escola respira… /premium

154
Os estudos internacionais revelam que há um aumento de competências que é relevante para quem pratica mindfulness, sobretudo no caso das crianças/ jovens, tais como a redução do stress e da ansiedade.
Saúde

Despesa com Saúde cresce 3% em 2017

A despesa com Saúde aumentou 3% em 2017, o que significa uma redução em relação aos dois anos anteriores, tendo atingido 17,3 milhões de euros, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Saúde Pública

CDS chama Observatório da Saúde ao Parlamento

O CDS-PP quer ouvir no Parlamento o Observatório Português dos Sistemas de Saúde acerca das conclusões "altamente preocupantes" do seu relatório da Primavera.
Saúde Pública

DGS: saiba os cuidados a ter nos dias mais quentes

Hidrate-se, evite o sol entre as 11h00 e as 17h00, vista roupas claras, leves e soltas. A DGS fez uma lista de cuidados a ter nos dias de maior calor, com dicas específicas para os grupos de risco.
Trabalho

Temperaturas extremas causam mais acidentes

A perda de dias de trabalho por causa das temperaturas moderadas ou extremas, frias ou quentes, causou uma perda de 360 milhões de euros em Espanha.
Feminismo

Princesas da superficialidade /premium

682
Uma campanha que, com base em evidências, pode levar a ganhos de saúde das mulheres e, sobretudo, das jovens mulheres, não pode ser qualificada de misógina. Pelo contrário, deve ser aplaudida.
Alergias

Níveis muito elevados de pólen em várias regiões

As regiões de Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Portimão vão ter nos próximos sete dias níveis de pólenes muito elevados, alerta a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Saúde Pública

As vidas desfeitas pelo consumo de tabaco

176
As campanhas públicas antitabágicas levam à redução do número de pessoas que começam a fumar, aumentam o número de fumadores que cessam o consumo tabágico, tendem a salvar vidas e a poupar dinheiro.
Saúde

Não deixe a criança no carro ao sol. É uma estufa

Já se sabe que um carro parado ao sol se torna uma autêntica estufa. Se o volante pode ultrapassar os 50ºC, imagine as consequências que pode ter na saúde e vida de uma criança.
Psiquiatria

"Abuso sexual é devastador na saúde mental" /premium

299
A violência sexual e a pobreza são os fatores que melhor permitem prever o aparecimento de doenças mentais. Perda e abandono na infância também têm um impacto importante na saúde mental das crianças.
Alimentação

Ministério da Saúde quer Portugal menos salgado

144
O Imposto Especial de Consumo aplicado a bebidas com excesso de açúcar foi um sucesso. Diz o Governo que o consumo diminuiu 15% em 2017. Segue-se uma nova cruzada contra o sal.
Saúde Pública

Governo e sindicatos da saúde chegam a acordo

O Governo chegou esta sexta-feira a acordo com os sindicatos que representam os trabalhadores de saúde das carreiras gerais, anunciou hoje à Lusa o ministro da Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Controlo da asma nos cuidados de saúde primários

217
A asma em Portugal tem uma prevalência de 6.8%, com um custo por pessoa com asma de 762€ e um gasto global de 550 milhões de euros, representando 3% dos gastos em saúde em Portugal.
Saúde Pública

Utentes de centros de saúde estão mais dependentes

Presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar alerta para maior grau de dependência e idade mais avançada de utentes dos centros de saúde face à situação de há 10 anos.
Resíduos

Amianto. Há 67 toneladas enterradas em todo o país

117
Entre 2014 e 2016 foram encaminhadas para aterro 66.795 toneladas de Resíduos de Construção e Demolição com amianto, sendo que a maioria provém do setor da construção.
Saúde Pública

Rastreios da voz para artistas 

160
A Fundação GDA, no âmbito das atividades do Dia Mundial da Voz, que se assinala esta segunda-feira, promove rastreios da voz para artistas e população em geral.
Moçambique

Sarampo. Moçambique inicia campanha de vacinação

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou esta segunda-feira uma campanha de vacinação contra o sarampo e rubéola que tem como objetivo abranger cerca de 12 milhões de crianças.
Saúde

OMS: Portugal precisa de estratégias a longo prazo

429
Um relatório feito pela Organização Mundial de Saúde e Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde conclui que profissionais portugueses são mal pagos e o país precisa de novas estratégias.
Legionela

Caldas da Rainha. Detetada legionella no hospital

O Centro Hospitalar do Oeste admitiu esta quinta-feira ter sido detetada a bactéria legionella no serviço de Imunohemoterapia do Hospital das Caldas da Rainha, mas não há doentes infetados.
Saúde

Sarampo. Infetados "não transmitem" a doença

A diretora-geral da Saúde disse que 80% dos infetados com sarampo estão totalmente vacinados. Desenvolveram uma "forma ligeira e modificada da doença", mas não a transmitem, disse Graça Freitas.
Saúde Pública

ASAE apreende 78 carcaças de animais

157
Quase 80 carcaças de leitões, cabritos e borregos, avaliadas em mais de 5.600 euros, foram apreendidas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica em operações de combate ao abate clandestino
Saúde Pública

Número de infetados com sarampo sobe para 84

O número de infetados com sarampo subiu de 82 para 84 até às 19:00 de sexta-feira, anunciou a Direção Geral da Saúde (DGS).
Hospitais

Mais camas para doentes agudos na região de Lisboa

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo vão ter de disponibilizar mais 150 camas para doentes agudos, até setembro. Depois disso serão mais 250 camas. A notícia foi avançada pelo DN.
Inovação

TeleSaúde. Até ir ao dentista pode ser à distância

235
Mais de metade das consultas médicas nos Estados Unidos já são feitas à distância. A “revolução” já chegou a Portugal, dizem especialistas reunidos na eHealth Summit, em Lisboa.
DGS

DGS: "Nunca haverá dados escondidos"

Quanto a existirem mais casos suspeitos de sarampo do que os reportados pela DGS, a diretora da instituição, Graça Freitas, afirmou no jornal da noite que não se está a esconder nenhuma informação.
Doenças

Surto de sarampo. Confirmados 25 casos

101
Direção-Geral de Saúde confirma 25 casos de sarampo, 22 de profissionais de saúde, todos na região norte do país. Cinco destes doentes não estavam vacinados.
Moçambique

Moçambique apreende 55 toneladas de carne

A Inspeção Nacional das Atividades Económicas de Moçambique apreendeu, na última semana, 55 toneladas de derivados de carne suspeitos de contaminação com listeriose.
Base das Lajes

Lajes. "Novo impulso" na descontaminação das águas

O presidente do Governo Regional dos Açores disse espera no final do primeiro semestre "resultados e evidências quanto ao trabalho que está a ser feito" no que se refere à descontaminação.
Angola

1.300 angolanos morreram de tuberculose em 2017

Em 2017, mais de 56 mil angolanos tiveram tuberculose e 1.300 acabaram por morrer. A doença é considerada pelas autoridades de Luanda um caso sério de saúde pública.
Brasil

Brasil. Febre amarela faz 98 mortos em sete meses

Nos últimos sete meses, morreram no Brasil 98 pessoas devido à febre amarela. O Ministério da Saúde brasileiro garante que não existe febre amarela urbana e que todos os casos são rurais.
Cabo Verde

1,2 milhões para reforçar saúde pública

A Organização Mundial de Saúde disponibilizou 1,2 milhões de euros para Cabo Verde reforçar a saúde pública.A verba vai servir para combater doenças e investir na saúde escolar.
Educação

Ratos no Restelo. Pais reúnem com delegado 

A reunião de emergência foi confirmada pela Associação de Pais. Mas outras fontes contactadas pelo Observador levantam a hipótese de ratos encontrados numa sala terem sido colocados propositadamente.
Politicamente Correto

A Igreja Universal da Micrologia

Um micrólogo é alguém que sofre da compulsão extrema a emitir juízos sobre os mínimos detalhes dos comportamentos dos outros. Se bebe cerveja, não devia: devia beber vinho. Se bebe vinho, que horror!
Serviço Nacional de Saúde

Proibição... ou a oportunidade de promover a Saúde

799
Sei que é difícil para muitos entender, e até separar, o prazer de comer um pastel de bacalhau, mas se nos amamos, temos que escolher viver em equilíbrio, e isso passa por nos alimentarmos bem.
Serviço Nacional de Saúde

Cidades. Nasce-se tanto no privado como no público

Os hospitais privados de cidades como Lisboa e Porto estarão já a ter tantos nascimentos como as unidades públicas, o que pode ser sintoma de desgaste do serviço público.
Saúde Pública

Costa anuncia reforço de enfermeiros

131
O primeiro-ministro anunciou que o Ministério das Finanças autorizou na sexta-feira "um reforço da contratação de enfermeiros" para período de baixas temperaturas e de gripe.
Alimentação

Alimentação saudável. OMS felicita Portugal

236
Organização Mundial de Saúde felicitou o Governo português pelos esforços na promoção da alimentação saudável, nomeadamente restrições ao consumo de açúcar.
Saúde Pública

Saúde preparada para baixas temperaturas

Diretora-geral da Saúde manifestou-se tranquila com a capacidade de resposta das cidades de Lisboa e Porto às pessoas sem-abrigo, numa altura em que se prevê uma descida acentuada da temperatura.
Alimentação

A proibição dos croquetes nos bares do SNS

5.606
É preciso denunciar a idolatria da saúde e do bem-estar, o fundamentalismo em redor de uma vida castradora, cheia de hábitos saudáveis, mas que conduz todos os anos milhares de pessoas à depressão.
Alimentação

Governo quer cortar no açúcar dos cereais

500
O Governo quer pôr os portugueses a comer de forma mais saudável. Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável conta com o contributo de vários ministérios e prevê monitorização.
Poluição

Caminhar na rua não é assim tão bom para a saúde

188
Caminhar tem benefícios para a saúde, mas fazê-lo numa rua com fumo de carros pode eliminar esses benefícios. Se a ideia parece ser de senso comum, agora foi demonstrada cientificamente.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde quer tratar doentes em casa

2.578
Em 2018 os hospitais vão ser incentivados a transferir os doentes em fase aguda para o domicílio, onde terão mais conforto, estando longe das infeções hospitalares.
Legionela

MP impediu divulgação de relatório sobre legionela

O relatório sobre o surto de legionela no Hospital São Francisco Xavier não foi divulgado porque o Ministério Público não permitiu.
Saúde Pública

Espaços públicos sem auditorias à qualidade do ar

Centros comerciais e ginásios deixaram há quatro anos de ter auditorias obrigatórias à qualidade do ar. Nuno Roque considera que é necessário trazer de novo esta fiscalização.
Legionela

Veolia quer investigação a legionela alargada

A Veolia defende que investigação sobre a legionela deve ser alargada porque não detetou nada que pudesse ter causado um surto desta dimensão.
Saúde Pública

Taxa do sal. Medida de saúde pública eficaz

A Organização Mundial de Saúde considera que a taxa dos produtos com excesso de sal é uma medida de saúde pública e de redução das desigualdades sociais.
Orçamento do Estado

Ordens da Saúde aprovam "imposto batata frita"

307
A taxa sobre produtos com elevado teor de sal foi aprovada pelas Ordens dos profissionais de saúde. Em Portugal há um consumo excessivo de sal e doenças associadas a este excesso.
Saúde Pública

Confirmado. Bactéria causou morte a menina da Maia

814
A morte da menina de sete anos na Maia deveu-se a uma bactéria com origem numa fonte alimentar, confirmou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)