Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Saúde Pública

Saúde Pública

Praia do Norte e S. João Caparica sem banhos

Praia de S. João da Caparica e a praia do Norte, em Almada, estão interditas a banhos por falta de qualidade da água. Agência Portuguesa do Ambiente realizará novas análises na quinta-feira.
Coronavírus

Vacina. Bruxelas errou ao negar acesso a contratos

Os juízes afirmam que Bruxelas não deu uma informação suficientemente ampla ao público, anulando assim "as decisões da Comissão na parte em que contêm irregularidades".
Arterial

O enfarte aos 24 anos e os doentes "perdidos"

A principal causa de morte em Portugal, liderada pelos casos de AVC e de enfarte, trazem inúmeros desafios. Para doentes, familiares, mas também para os profissionais e para as instituições de saúde.
Noticiário

10h. Cabrita avisa Governo sobre custo dos acordos

O antigo Ministro da Administração Interna considera que a estratégia do Governo com acordos com as forças de segurança é ganhar tempo. E ainda, o pico de casos de Covid-19 deve estar para breve.
Explicador

Infecções por Covid-19 estão a aumentar. Porquê?

Gustavo Tato Borges explica que para já não se justifica impor medidas restritivas. O médico explica que se trata de uma nova linhagem da doença com sintomas ligeiros, mas efeitos mais prolongados.
Saúde

Privados só podem publicitar urgências com licença

A Entidade Reguladora da Saúde diz que tomou conhecimento de diversas práticas publicitárias que visam "serviços de urgência sem que tais serviços estivessem efetivamente compreendidos nas licenças".
Arterial

Tratar as malformações das artérias do cérebro

É um diagnóstico desafiante para doentes, familiares e profissionais. As malformações arteriovenosas formam um labirinto difícil de ultrapassar, mas que os neuropsicólogos ajudam a descodificar.
Saúde Pública

Praia do Jardim Oudinot reaberta a banhos

Há três dias, praia foi interditada a banhos, na sequência de análise à qualidade da água, Laboratório de Saúde Pública, ter revelado elevado índice de contaminação microbiológica.
Instituto Nacional Estatística

Despesa corrente em saúde aumentou 4,7% em 2023 

A despesa corrente pública e privada continuou a aumentar devido ao crescimento da atividade dos hospitais públicos e privados e dos prestadores privados de cuidados de saúde em ambulatório.
Coronavírus

Covid-19: DGS recomenda reforço de prevenção

Mortalidade associada à Covid-19 aumentou desde o último pico da doença, sendo mais predominante em pessoas com mais de 80 anos. DGS alerta para menor eficácia da vacina e recomenda uso de máscara.
Coronavírus

Covid-19. Média de 12 mortes e 400 casos por dia

Números de casos tem vindo a aumentar no último mês passando de uma média de três mortes diárias para doze e de uma média de 130 casos para quase 400. Houve ainda um aumento de 30% dos internamentos.
Angola

Angola reativa plano de controlo do Monkeypox

O plano inclui medidas de vigilância epidemiológica como deteção precoce de casos suspeitos e identificação dos contactos e avaliação da evolução da epidemia, bem como da eficácia das medidas.
Pela Sua Saúde

Os desafios das ULS nos cuidados aos cidadãos

Carlos Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Santa Maria, veio falar sobre os desafios das Unidades Locais de Saúde (ULS) na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.
Évora

Instalações de autarquias podem ter amianto

Existem cerca de 30 instalações com fibrocimento, que pode conter amianto, em 10 concelhos do distrito de Évora. Podem encontrar-se em estaleiros municipais, piscinas e pavilhões gimnodesportivos.
Coronavírus

DGS recomenda máscara em caso de sintomas

Diretora-geral da Saúde revela que há uma tendência da subida de casos nas últimas três semanas, mas a ritmo inferior ao verão passado. Máscara e distanciamento recomendados em caso de sintomas.
Fact Check

Diretor da OMS não se vacinou contra a Covid-19?

A publicação dá conta de que Tedros Adhanom reconheceu que não se tinha vacinado contra a Covid-19 durante uma entrevista. O caso já é falado há dois anos e continua a circular nas redes sociais.
Fact Check

Líder japonês pede desculpa a quem rejeita vacina?

Publicações nas redes sociais indicam que um "líder japonês" pediu desculpa a quem decidiu não se vacinar contra a Covid-19, uma vez que as vacinas continua a matar pessoas. Mas será mesmo assim?
Aveiro

Emergência médica no Inatel do Luso devido a vírus

A emergência médica em 24 de maio, num hotel da Fundação Inatel, no Luso, afetou nove hóspedes de um grupo de 47 pessoas foi causada por um vírus e não por contaminação alimentar.
Noticiário

3h. Copa América. Argentina vence o Canadá por 2-0

Os argentinos triunfaram com golos de Julián Álvarez e Lautaro Martínez. Ainda neste jornal, mais de 120 mil vacinas contra a COVID-19 foram desperdiçadas na última campanha de vacinação em Portugal.
Vacinas

Covid-19: mais de 123 mil vacinas inutilizadas

Foram administradas na última campanha sazonal mais de 1,9 milhões de vacinas contra a Covid-19. Ainda assim, a taxa de inutlização foi de 5,8%.
Saúde

Campanha de vacinação começa em setembro

A próxima campanha de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19 deve começar na segunda quinzena de setembro, prevendo-se que a vacinação em massa decorra entre outubro e dezembro.
Arterial

Tomar corretamente os medicamentos prolonga a vida

Os portugueses estão a viver mais anos, mas com menos qualidade. Para uma melhor gestão das doenças crónicas, os farmacêuticos são bons aliados dos cidadãos para que tomem a sua medicação sem falhas.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Devemos preocupar-nos com os números da Covid?

Para já, a Direção Geral da Saúde recomenda prevenção e o uso de máscara. Por agora, os números não são alarmantes, mas revelam uma tendência crescente no número de infeções e de mortes.
Coronavírus

Vacinação na farmácia poupou 2 milhões aos utentes

Com possibilidade de escolha no local de vacinação, houve cidadãos que até a pé se foram vacinar. A poupança direta do utente, em especial, na deslocação foi incomparável com anos anteriores.
Coronavírus

Covid-19: DGS regista aumento de infeções

Dados do portal da Direção-Geral da Saúde indicam que entre 9 e 16 de junho foram confirmados 2.337 casos de Covid-19 e registados 68 mortos em Portugal.
Semáforo Político

Costa. "Candidato inevitável, mas vitória incerta"

António Costa apontado para a presidência do Conselho Europeu, tem sido figura discreta, capaz de desenvolver boas relações até com Orbán. Ainda o estado da Saúde, que não se resolve em dois meses.
Coronavírus

Doentes cardiovasculares demoram mais a recuperar

Estudo indica que tempo médio de recuperação foi de 20 dias, sendo que mais de um em cada cinco adultos não recuperou no prazo de três meses. Doenças cardiovasculares atrasam a recuperação.
E o vencedor é...

JPP e PS vão dar golpe na secretaria da Madeira?

Vem aí geringonça? Miguel Albuquerque faz parte do problema, não da solução. A ministra da Saúde entrou como elefante numa loja de porcelana. E o Governo mostrou-nos um power-point, não uma estratégia
Saúde

PS solidário com administração hospitalar em Viseu

A concelhia de Viseu do Partido Socialista "salienta que as limitações de autonomia da gestão hospitalar são muitas vezes uma barreira na procura das respostas que são essências ao bom funcionamento".
Arterial

O que falta fazer sobre a maior causa de morte?

As estatísticas não dão descanso e colocam as doenças cérebro-cardiovasculares como a principal causa de morte e incapacidade prematura em Portugal. O que fazer para melhor prevenir, gerir e tratar?
Arterial

Combater a doença cardiovascular: uma prioridade

Cabe ao Estado assegurar o acesso dos cidadãos ao SNS e a cada um promover a sua saúde para combater a principal causa de morte em Portugal, que representa 2% do PIB da União Europeia.
Noticiário

12h. Mau tempo já provocou 120 ocorrências hoje

Quedas de árvores e inundações estão entre as principais ocorrências. Também neste jornal, a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública alerta para um elevado tempo de espera nas urgências.
Sociedade

Odivelas. 157 pessoas em situação de sem-abrigo

Em comum com a autarquia de Oeiras, Odivelas alerta para a complexidade da situação. O município salientou para a necessidade de implementação de um plano global e coeso a toda a Área Metropolitana.
Semáforo Político

Lacerda Sales arguido. Marta Temido é a próxima?

Lacerda Sales tem sido pouco coerente mas também Nuno Rebelo de Sousa terá de dar explicações à Justiça. Temido será a próxima? Não é a "miss mundo" e correu um grande risco na reta final da campanha.
Moçambique

Mais de 270 casos de cólera em Moçambique 

Desde outubro regista-se um total de 16.285 infetados, e 37 mortos e pelo menos 121 pessoas morreram devido a ondas de desinformação sobre o surto de cólera no país.
Coronavírus

Reações adversas a medicamentos baixam após Covid

De acordo com o relatório do Infarmed, "o número de notificações tem registado um decréscimo" depois da pandemia, tendo sido registados em 2023 cerca de 9 mil casos de reações adversas a medicamentos.
Saúde

Dia Mundial sem Tabaco: uma luta global pela Saúde

O Dia Mundial Sem Tabaco serve como um chamado à ação para governos, organizações e indivíduos em todo o mundo.
Noticiário

8h. Governo revela plano de emergência para saúde

Governo apresenta hoje plano de emergência para a saúde com incentivos para médicos de família, obstetras e pediatras. Ainda, o aumento da ameaça ligada aos extremismos políticos.
Noticiário

4h. Governo vai apresentar plano para a saúde

Um plano para vigorar até o próximo ano e que Luís Montenegro prometeu apresentar nos primeiros sessenta dias de executivo. O documento deve incidir nas listas de espera e cuidados de saúde primários.
Coronavírus

Pandemia destruiu uma década de progresso 

Entre 2019 e 2021 a esperança de vida global caiu 1,8 anos, para 71,4 anos, voltando ao nível de 2012, e a esperança de vida saudável global caiu 1,5 anos, para 61,9 anos em 2021.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada