268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Saúde Pública

Coronavírus

PCP opõe-se às medidas restritivas em Lisboa

O PCP manifestou-se frontalmente contra as medidas impostas na Grande Lisboa. O líder parlamentar disse que "aquilo que é verdadeiramente necessário é reforçar a vacinação, o rastreio e a testagem".
Coronavírus

União Europeia dá luz verde a turistas dos EUA

Estados Unidos da América, Macedónia do Norte, Sérvia, Albânia, Líbano e Taiwan já podem entrar na União Europeia. A restrições a Macau e Hong Kong vão ser levantadas gradualmente.
Coronavírus

Público regressa às competições no fim de semana

A Federação Portuguesa de Futebol vai permitir espetadores nos jogos das fases finais das competições de futsal, de futebol de praia e de futebol feminino, já no próximo fim de semana.
Coronavírus

Aprovada prorrogação das moratórias bancárias 

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de Covid-19".
Partido Chega

Parlamento levanta imunidade de André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar de André Ventura permite-lhe desta forma responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre jantar nas presidenciais com mais de 170 pessoas.
Euro 2020

Busquets recupera da Covid-19 e junta-se a Espanha

O médio e capitão espanhol testou positivo a 6 de junho e falhou o arranque do Euro2020, no qual Espanha empatou sem golos com a Suécia. Agora irá juntar-se à seleção.
Coronavírus

Recuo de Lisboa: Marcelo não se sente contrariado

Presidente da República diz que "é competência do Governo" decidir sobre o processo de desconfinamento e que o PR "tem um poder sobre o estado de emergência". E fala em "questão sensível".
Coronavírus

Moscovo encerra "fan zone" devido à pandemia 

A Rússia recebe sete jogos do Euro2020. Em Moscovo, eventos que impliquem o ajuntamento de pessoas vão ser cancelados e os locais de divertimento, incluindo a "fan zone", vão ser encerrados.
Explicador

Lisboa. "Medidas sem impacto e inconstitucionais"

Médicos Vasco Ricoca Peixoto e António Diniz consideram que "o foco deve estar na comunicação e na vacinação, e não nas restrições". Bastonário dos Advogados fala em "inconstitucionalidade".
Coronavírus

Lisboa. Governo rejeita inconstitucionalidade

Ordem dos Advogados diz que os limites à circulação de e para a área de Lisboa são "claramente inconstitucionais". Secretário de Estado adjunto garante que estão abrangidos pelo estado de calamidade.
Ordem dos Médicos

Dia do médico com homenagem aos que morreram

O bastonário lembra que, em todos os momentos, os médicos continuam a mostrar porque são "verdadeiros heróis" e apela a um minuto de silêncio por todos os que perderam a vida devido à Covid-19.
Coronavírus

Lisboa. Proibição de circulação tem 18 exceções

Excepções incluem deslocações de trabalho, escola ou situações urgentes. Também será possível circular de e para a AML por motivos de saúde ou se tiver viagem marcada para fora de Portugal continental
Coronavírus

Cinco anos até que as vacinas sejam polivalentes

Diretor-geral da saúde britânico diz que as vacinas polivalentes contra a Covid-19 devem chegar ao mercado dentro de cinco anos. Até lá, vai ser preciso revacinar a população, antecipa.
Coronavírus

Dezenas de bebés ficaram por registar na pandemia

Além da "fuga" ao teste do pezinho, não existe qualquer registo destas crianças que nasceram durante o período mais crítico da pandemia. Tratam-se, sobretudo, de filhos de imigrantes.
Coronavírus

Infeção pode não garantir proteção prolongada

Estudo britânico em pré-publicação indica que, entre os voluntários assintomáticos, mais de 90% não tinha resposta imunitária ao vírus ao fim de seis meses. O melhor é vacinar, aconselham cientistas.
Coronavírus

Portugal é 13.º país da UE com maior incidência

Depois de ter sido, durante várias semanas, o país com menor taxa de incidência, Portugal tem perdido terreno e está em contraciclo com a média da UE. Taxa de testagem diminuiu.
Rádio Observador

Lisboa está sob cerco? Ligue 910024185

Para responder à situação pandémica o governo proibiu a circulação para fora da zona da capital. O cerco resolve? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
Coronavírus

Aulas acabam mas há aprendizagens perdidas

O presidente da Associação de Diretores diz que "as aprendizagens não se realizaram completamente", apesar de considerar que este ano foi "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas".
Coronavírus

CDS interpela Governo sobre gestão pandémica

Segundo o líder parlamentar do CDS-PP, o parlamento discutiu e votou durante meses as declarações de estado de emergência, mas há "uma avaliação que tem de ser feita" no pós-estado de emergência.
Coronavírus

Marcelo pede "narrativa diferente" na pandemia

124
Presidente da República defende ao Expresso uma mudança na estratégia e na "narrativa" do Governo e considera um erro falar-se numa quarta vaga e num novo confinamento.
Coronavírus

Portugal tem tido "cuidado extremo" na vacinação

Graça Freitas sublinha que as vacinas são administradas a pessoas saudáveis, pelo que, defende, "temos que ter aqui um cuidado extremo e esse tem sido um cuidado extremo em Portugal".
Pandemia

Que onda quero

Os números falam por si. Não é tempo de fechar. É tempo de se manter o que existe e dar passos certos e seguros, por todos compreendidos aceites e cumpridos.
Coronavírus

Perguntas e respostas: testes em festas e eventos /premium

Todos os eventos acima de um limite de participantes fora do agregado familiar vão exigir testes aos participantes, que, no futuro, podem ser substituídos pelo certificado verde digital.
Coronavírus

Governo quer recuperar cultura com digitalização

Ana Paula Zacarias apresentou o programa Europa Criativa, que pretende ajudar na "recuperação dos setores culturais e criativos" utilizando a transição digital e ajudando a transição climática.
Coronavírus

Vacinação em Lisboa com horário alargado

Na próxima semana os centros de vacinação contra a Covid-19 vão passar a estar abertos 10 horas, mais uma hora por dia, e em julho começam a funcionar 14 horas diárias, incluindo fins-de-semana.
Coronavírus

Posso ir a um casamento em Sintra? E de férias? /premium

Governo avançou com uma medida restritiva de peso na Área Metropolitana de Lisboa mesmo à beira do fim de semana. Vai afetar eventos e fins de semana fora. Veja aqui o que pode e não pode fazer.
Coronavírus

Cinco pessoas morreram após vacinação completa

869
A Direção-Geral de Saúde tem conhecimento que 1.231 pessoas ficaram infetadas com Covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas.
Resposta Pronta

Mafra. "Medidas até podiam ir mais longe"

Presidente da CM de Mafra concorda com as medidas de restrições para este fim-de-semana. Hélder Sousa Silva diz que regras podiam "ir mais longe" com o cancelamento de eventos familiares e culturais.
Coronavírus

Doente Covid recebe 1.º transplante de pulmão /premium

192
Doente passou 6 meses internado e chegou a pensar-se que já não poderia receber o transplante. Já há um segundo doente em Portugal em observação para o mesmo procedimento. Outros dois foram recusados.
Resposta Pronta

"Medida não será suficiente", diz autarca da Moita

O Governo proíbe a saída e a entrada na Área Metropolitana de Lisboa aos fins-de-semana. Rui Garcia compreende a medida, mas afirma que não acreditar na eficácia da proibição para conter a pandemia.a
Coronavírus

Mapa. Área Metropolitana e os concelhos-fronteira

4463
Ninguém pode entrar ou sair da Área Metropolitana de Lisboa aos fins de semana. A fronteira da mobilidade nacional está nos 10 concelhos em redor — um que recua, outro sob alerta.
Resposta Pronta

Restrições em Lisboa. "Não há irregularidade"

Tiago Duarte refere que a Lei da Proteção Civil diz que "o Governo pode limitar a circulação". "Não há estado de emergência, mas mantemos a situação de calamidade", lembra o constitucionalista.
Coronavírus

Mais trabalho para enfermeiros devido à pandemia

Os enfermeiros queixam-se do "cansaço e desmotivação, potenciados por acréscimo de trabalho gerado pela campanha de vacinação contra a Covid-19", que "tira tempo para a promoção e prevenção da saúde".
Coronavírus

Mais de mil novos casos pelo 2.º dia consecutivo

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais novos casos de contágio por Covid-19. Os internamentos continuam a subir e é preciso recuar a abril para encontrar tantos doentes internados.
Coronavírus

Lista: 10 concelhos recuam, quatro recuperam

133
Lisboa e Braga são as duas capitais de distrito entre os 10 concelhos que recuam no desconfinamento. Quatro recuperaram, mas há 20 sob alerta das autoridades.
Coronavírus

Portugal é país da UE que mais confia nas vacinas

46% dos inquiridos portugueses dizem "concordar totalmente" e 49% "tendem a concordar" que as vacinas contra a Covid-19 são seguras, colocando Portugal no pelotão da frente em termos de confiança.
Coronavírus

Pandemia atacou significativamente a paz mundial 

Os confinamentos e outras restrições ajudaram a diminuir crime violento e homicídio no início, mas os níveis voltaram ao normal. A violência doméstica e crimes de ódio também aumentaram.
Coronavírus

Vacinados e recuperados não têm de fazer testes 

As pessoas vacinadas e que recuperaram nos 180 dias anteriores à viagem e que não estão a chegar de países de alto risco não devem ser sujeitos a testes ou quarentena, diz Centro Europeu.
Coronavírus

Exposição a espaços naturais foi benéfico

O estudo mostra que as pessoas "que conseguiram manter ou até mesmo aumentar a frequência com que contemplavam os espaços de natureza" demonstraram "menores níveis de perturbação psicológica".
Coronavírus

Turistas começam a chegar a São Miguel

"Se calhar, não seria a primeira prioridade, mas dada a condição pandémica e os benefícios que o Governo disponibiliza fazia todo o sentido vir agora", diz Daniela Teixeira..
Coronavírus

Intervalo entre doses da Astrazeneca reduzido

Todas as pessoas que tomaram a primeira dose devem agora tomar a segunda no prazo de oito semanas: da AstraZeneca, se tiverem mais de 60 anos, ou de mRNA, se tiverem menos de 60.
Explicador

"Situação de Lisboa vai alastrar-se pelo país"

Para o Diretor da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública os novos casos de Lisboa vão ter consequências no país. Virologista João Gonçalves alerta que pandemia pode agravar-se em outubro.
Euro 2020

Portugal com resultados negativos à Covid-19

A realização dos testes aconteceu na quarta-feira, em Budapeste, onde Portugal está concentrado, tendo os resultados sido conhecidos esta quinta-feira, com todos elementos a darem negativo.
Noticiário

9h. Manuais em risco de não serem devolvidos

Governo ainda não se pronunciou sobre a devolução dos manuais escolares. Associação Nacional de Directores de Escolas Públicas lembra que o tempo está a esgotar-se
Coronavírus

Tóquio levanta estado de emergência antes de Jogos

O governo do Japão planeia levantar o estado de emergência e aliviar restrições em Tóquio já no domingo, antes do início dos Jogos Olímpicos. Só serão permitidos 10 mil espectadores nos estádios.
Coronavírus

Ryanair processa governo britânico por "luzes"

A companhia irlandesa e a maior operadora aeroportuária do Reino Unido, a MAG, vão fazer queixa nos tribunais contra o sistema de "luzes" nas viagens, que dizem não ser transparente.
Coronavírus

CureVac. Vacina dececiona, eficácia só de 47%

A vacina produzida pela alemã CureVac obteve resultados dececionantes nos ensaios clínicos cujos resultados foram conhecidos ao final do dia de quarta-feira. A vacina terá tido uma eficácia só de 47%.
Coronavírus

Ex-governador do Rio de Janeiro critica Bolsonaro

Wilson Witzel afirma que a narrativa construída pelo governo federal teve como objetivo colocar os governadores numa situação de fragilidade para não terem condições de comprar consumíveis.
Coronavírus

Testes obrigatórios em eventos com 500 pessoas

O esclarecimento da IGAC acontece horas depois de conhecida a norma da DGS, que especifica números diferenciados de participantes em eventos familiares, culturais e desportivos.
Coronavírus

Novo confronto, braço de ferro antigo /premium

Marcelo queria mudar a matriz e dar maior soltura ao país vacinado e Costa foi pela cautela dos especialistas. Situação de Lisboa preocupa, Medina avalia se há necessidade de recuar antes do tempo.
GNR

Associação da GNR espera subsídio de risco Covid

A Associação dos Profissionais da Guarda relembrou que continua por pagar o subsídio extraordinário pelo serviço prestado durante a pandemia e por atribuir o subsídio de risco.
Resposta Pronta

Casos Covid-19 em Lisboa. "Não vivemos numa ilha"

Hugo Martins, presidente de Odivelas, diz que as “medidas em Lisboa têm de passar por uma consciencialização das pessoas” para que a “normal” circulação dentro da AML não prejudique concelhos vizinhos.
Resposta Pronta

Cascais com testes gratuitos em eventos familiares

Carlos Carreiras diz que foram identificados "surtos em casamentos" e, por isso, a autarquia vai dar testes gratuitos. Sobre a situação de Lisboa, o autarca não defende medidas iguais para toda a AML
Coronavírus

Pressão cresce e hospitais aumentam camas Covid /premium

O aumento de casos por Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo já se faz sentir nos hospitais da região, principalmente nos da capital, que concentrará cerca de 23% dos doentes em enfermaria do país.
Coronavírus

Juiz negacionista entrega contestação ao processo

Rui Fonseca e Castro entregou a contestação ao processo aberto pelo órgão de disciplina e gestão dos juízes que, antecipadamente, determinou a sua suspensão preventiva cujo prazo é de 180 dias.
Coronavírus

Anticorpos reduzem risco de morte em doentes Covid

Os doentes com Covid-19 grave podem beneficiar de um tratamento com anticorpos quando o sistema imunitário não é capaz de os produzir. O tratamento reduz o risco de morte e de agravamento da doença.
Coronavírus

Aprovado prolongamento de apoios às rendas

Foi também aprovado que se tenha em conta que a não-existência de um contrato por escrito não impeça a atribuição dos apoios, mediante prova de que existe de facto um acordo de arrendamento.
Coronavírus

9 razões para estarmos atentos à variante Delta /premium

Os dados do Reino Unido e da Índia mostram que a variante Delta pode transmitir-se mais rapidamente, levar a mais internamentos — incluindo entre as crianças — e ser mais resistente às vacinas.
Coronavírus

Passageiros do Nepal passam a fazer quarentena 

Os passageiros provenientes do Nepal passam a ter que fazer quarentena obrigatória de 14 dias na chegada a Portugal, tal como acontece com passageiros oriundos do Brasil, África do Sul e Índia.
Coronavírus

Diminuição de tempo entre doses da Astrazeneca

Lacerda Sales explicou que a DGS e a comissão técnica de vacinação estão a ponderar diminuir o tempo entre administração de doses da vacina da Astrazeneca devido ao que se sabe sobre a variante Delta.
Coronavírus

Número de casos não era tão alto há quase 4 meses /premium

Na última vez em que o número de casos diários foi superior a 1.300 em Portugal, o país estava em estado de emergência e ainda a três semanas de desconfinar. Mas com menos mortos e internados.
Coronavírus

Ex-conselheiro acusa Boris Johnson de mentir

Num extensa publicação, o antigo conselheiro divulga também algumas mensagens onde o primeiro-ministro teria, alegadamente, mostrado falta de confiança no ministro da Saúde desde o início da pandemia.
Coronavírus

Zona euro deve manter postura orçamental em 2022

"A economia da zona euro está a recuperar, como resultado de uma resposta política vigorosa e do processo de vacinação", mas recomenda aos países deste bloco uma "postura orçamental".
Coronavírus

Governo: Promotores têm dever de recomendar testes

"Há aqui uma forte recomendação e há aqui um dever por parte dos agentes promotores para que se possa testar toda a gente que vá a um evento", explica O secretário de Estado da Saúde.
Coronavírus

França acaba com máscara no exterior

161
Jean Castex anunciou que o recolher obrigatório às 23h00 "deve acabar a partir deste domingo" e uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório. As medidas vêm do decréscimo de casos.
Coronavírus

Portugueses acharam 2º confinamento mais difícil  

Num inquérito nacional, 40% dos inquiridos revelaram maiores dificuldades em lidar com o segundo confinamento, enquanto 30% responderam que foi igual ao primeiro e apenas para 27% foi mais fácil.
Coronavírus

Ensino à distância obrigou a cortar programas /premium

Dois terços dos professores não conseguiram dar todo o programa previsto para o 3.º período, revela estudo do Conselho Nacional de Educação. 92% das escolas não tinham computadores suficientes.
Resposta Pronta

Lisboa é "um barril de pólvora" e deve recuar

1416
Carlos Robalo Cordeiro, diretor do serviço de pneumologia do Centro Hospitalar de Coimbra, alerta para a situação em Lisboa e Vale do Tejo e defende um recuo antes que seja demasiado tarde.
Fact Check

Texas teve zero óbitos por não usar máscara?

Notícia foi manipulada para defender que não são necessárias medidas sanitárias contra o novo coronavírus. Após o tal dia, o Texas registou mais 23 mortes.
Noticiário

10h. Covid-19. Lisboa é "barril de pólvora"

"Predomínio de variante muito transmissível" está a criar uma situação em Lisboa que "não nos pode fazer esperar para chegar à zona vermelha mais vermelha", defende Carlos Robalo Cordeiro
Coronavírus

Rússia descobre nova variante e testa Sputnik

Moscovo admite que possa ter encontrado uma nova variante e já está a estudar eficácia da vacina para a combater. Porta-voz do Kremlin mostra-se descontente com taxa de vacinação no país.
Coronavírus

Covid dificultou o acesso dos mais pobres à saúde /premium

Em 2020 houve mais consultas adiadas e menos idas às urgências. Por outro lado, menos portugueses se sentiram doentes, conclui o relatório "Acesso a Cuidados de Saúde 2020".
Coronavírus

Certificados são gratuitos e estão no portal SNS24

680
Os certificados podem ser usados em todos os estados-membros — bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça — e podem ser consultados no portal do SNS 24 e enviados por email.
Coronavírus

Grupos em risco de serem excluídos da vacinação 

Algumas das causas desta situação são a falta de conhecimento da língua, falta de acesso a campanhas de informação, não ter um cartão de saúde ou não ser considerado um grupo prioritário.
Coronavírus

Transportes. Regras diferentes criam dúvidas

Há regras diferentes para os transportes públicos consoante o nível de risco dos concelhos, mas há operadores a nível nacional no mercado. Operadores reconhecem dificuldade em aplicar norma.
Noticiário

8h. Covid-19. Testes para convidados em casamentos

Testes à Covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas. Testes também para eventos culturais e desportivos
Coronavírus

Lisboa. Especialistas pedem restrições esta semana

163
Aumento de casos e prevalência da variante Delta fazem soar alarmes e especialistas querem Conselho de Ministros a agir já esta semana. 60% dos internados do país estão em Lisboa e Vale do Tejo.
Coronavírus

Testes em casamentos com mais de 10 convidados

2040
DGS recomenda testes para: eventos familiares com mais de 10 pessoas, o mesmo para os culturais e desportivos à porta fechada com 500 pessoas e empresas com 150 trabalhadores testam de 14 em 14 dias.
Comissão Europeia

Ursula Von der Leyen em Lisboa para validar PRR

A presidente do executivo de Bruxelas deverá chegar pelas 11h30 ao Centro Ciência Viva, um dos projetos a financiar através do PRR, e, após visita ao centro, reúne-se com António Costa.
Coronavírus

Lisboa estuda medidas mais restritivas - como aconteceu

País aproxima-se da zona vermelha da matriz de risco: com 1.350 novos casos, o indicador de transmissão a subir para 1,12 e a taxa de incidência para 91, está agora no laranja.
Coronavírus

Variante Delta "diminui força do escudo" da vacina

Considerando que a vacinação é a "arma mais importante contra a Covid-19 nas diferentes formas" que está a tomar, Kyriakides alerta que há variantes "mais contagiosas" que estão a espalhar-se.
Coronavírus

EUA. Novo coronavírus pode ter chegado mais cedo

Um novo estudo feito a partir de sangue retirado milhares pessoas admite que pode ter havido casos de Covid-19 nos EUA ainda em 2020. Alguns peritos questionam os resultados.
Coronavírus

Eventos-piloto: DGS assume demora nas conclusões

Os trabalhos de monitorização de casos de infeção estão ainda em conclusão. A demora não se deve a qualquer erro informático, como apontado por associações representativas do setor dos espetáculos.
Coronavírus

Pandemia destruiu 13% do emprego doméstico

Entre o último trimestre de 2019 e o segundo de 2020, o número de trabalhadores domésticos caiu 59,9% na Sérvia. A pandemia expôs as vulnerabilidades persistentes do trabalho doméstico no mercado.
Coronavírus

Um quarto da população já tem a vacinação completa /premium

Portugal chegou aos 2.564.689 de pessoas vacinadas. 42% já recebeu primeira dose. Faixa etária dos 50 ao 64 anos com maior subida no número de vacinados.
Coronavírus

EUA. Covid-19 iguala número de mortos por cancro

Esta terça-feira os Estados Unidos atingiram 600.000 mortes por Covid-19, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins, e igualaram o número médio anual de vítimas mortais de cancro no país.
Coronavírus

Testes para medicamento contra a Covid-19 falham

A AstraZeneca anunciou esta quarta-feira que os testes do medicamento para prevenir e tratar a Covid-19 "não alcançaram o objetivo primário de pós-exposição".
Euro 2020

Estádio à pinha para ver o Portugal-Hungria

1128
É o único estádio do Europeu 2020 que terá lotação máxima. Na Hungria o combate à Covid-19 está mais relaxado, mas o número de casos também. As imagens de um estádio cheio, coisa rara no pós-Covid.
Coronavírus

24.600 lugares nas praias fluviais do Norte

O número de utilizadores varia entre 50 e 2.100 nas diferentes praias fluviais do Norte, na época balnear que agora começa. Esta limitação de capacidade foi imposta devido à pandemia de Covid-19.
Coronavírus

Maior número de casos diários desde 6 de março

Portugal aproxima-se dos mil casos num só dia, tendo subido no boletim desta terça-feira quase dois terços face ao mesmo dia da semana passada. Há mais duas mortes a registar.
Presidente da República

Marcelo recusa comentar palavras de Costa

190
O Presidente da República recusou comentar as declarações de António Costa e se há algum conflito institucional entre os dois, porque está "focado" num "objetivo nacional".
Coronavírus

Taxa de desemprego no Reino Unido cai para 4,7%

No trimestre em análise, foram contabilizadas menos 553.000 pessoas empregados com recibo de pagamento salarial do que em fevereiro do ano passado, o que reflete o efeito da pandemia de Covid-19.
Coronavírus

UE. Portugal pode ser um dos países com mais casos

126
O especialista Óscar Felgueiras afirmou que "Portugal está a caminho de ser um dos países com maior incidência na União Europeia", prevendo-se que ultrapasse os outros países em "uma ou duas semanas".
Coronavírus

Lisboa "acima do limite" arrisca recuar

401
O concelho de Lisboa já ultrapassou 240 casos de contágio por 100 mil habitantes. Se não houver uma redução da incidência esta semana, Lisboa arrisca mesmo a recuar no desconfinamento.
Coronavírus

Air France aumenta quase 25% oferta para Portugal 

Com a reabertura gradual das fronteiras francesas e o levantamento de certas restrições de viagem, a companhia pretende "servir quase 200 destinos em todo o mundo, dos quais mais de 110 em França".
Coronavírus

Festival Vilar de Mouros adiado para 2022 

"Os portadores de passe geral ou de bilhete diário para o EDP Vilar de Mouros de 2021 têm assegurada a sua entrada na edição de 2022", garante a organização. Iria ocorrer entre 26 e 28 de agosto.
Coronavírus

Ritmo de vacinação é razão para otimismo

Comissária diz que o espaço comunitário está "a caminho de ter doses suficientes para cobrir 70% da população adulta até ao final de julho" mas afirma que ainda não é altura de deixar as máscaras.
Primeiro-Ministro

Costa para Marcelo: "Nem sempre pensamos o mesmo"

Pingue-pongue sobre eventuais passos atrás no desconfinamento continua. Agora foi Costa que veio responder ao ponto de ordem de Marcelo. Recusa ter desautorizado Presidente, mas mostra mais cautelas.
Coronavírus

Ministros acordam reforço do papel da EMA

Umas das alterações está relacionada com a monitorização da escassez potencial e real de medicamentos e dispositivos médicos considerados críticos para dar resposta a emergências de saúde pública.
Coronavírus

Há 241 surtos de Covid no país, 168 em Lisboa

69,7% dos 241 surtos de Covid ativos no país estão neste momento em Lisboa e Vale do Tejo, informa a DGS, que recorda que em fevereiro chegaram a ser 921. Há ainda 84 surtos em escolas e 5 em lares.
União Europeia

UE e EUA tentam acordo sobre vacinas e comércio

A cimeira entre UE e EUA vai centrar-se na recuperação da crise e na melhoria das relações comerciais, esperando alcançar um acordo sobre vacinas anti-Covid-19, metas climáticas e comércio.
Coronavírus

Cotrim Figueiredo diz que voltaria a fazer arraial /premium

207
Líder do Iniciativa Liberal garante que foram cumpridas “todas as regras que eram logisticamente possíveis de cumprir”. E diz que voltaria a organizar arraial deste sábado em Lisboa.
Coronavírus

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento 

Na região de Lisboa e Vale do Tejo há 6.407 alunos em casa. Já na zona Centro são 1.053 os alunos neste momento a cumprir quarentena. No país serão pelo menos 8.700.
Coronavírus

Uma em cada quatro pessoas deixou de ir ao SNS

Com a Covid, 15,7% dos utentes deixaram de ir ao SNS por medo de serem contagiados e o investimento permitiu um retorno de 6,8 mil milhões para a economia.
Coronavírus

O Presidente "nunca é desautorizado" pelo PM

2024
Se Costa foi rápido a responder às declarações de Marcelo de que com ele o país não volta para trás, o Presidente da República também não se coibiu de responder de volta ao primeiro-ministro.
Rio de Janeiro

Brasil propõe mini carnaval como evento-teste

Eduardo Paes o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, anunciou esta segunda-feira que pretende celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada.
Coronavírus

Mais de 3/4 das empresas pretende manter postos

O estudo da CIP mostra que, a par dos 78% de empresas que apontam para uma manutenção, há 13% que esperam aumentar o número de trabalhadores, enquanto 9% apontam para uma redução.
Coronavírus

EMA esclarece controvérsia sobre AstraZeneca  

A Agência Europeia de Medicamentos criticou a circulação de informação errada sobre a vacina da AstraZeneca contra a Covid, após um funcionário da agência ter sido mal interpretado numa entrevista.
Coronavírus

Boris Johnson adia desconfinamento até 19 de julho

Boris Johnson disse que a variante está a "espalhar-se mais rápido do que previsto" pelas autoridades no plano de desconfinamento e que isso está a refletir-se no número de hospitalizações.
Resposta Pronta

Certificado Verde. "Dúvidas sobre dados pessoais"

O presidente da Associação Portuguesa de Bioética afirma que o documento ainda levanta dúvidas sobre questões de proteção de dados. Ainda assim, Rui Nunes elogia a "eficácia" e "justiça" da medida.
Coronavírus

"Ninguém pode garantir que não se volta atrás"

141
António Costa diz que Portugal está a avançar bem na vacinação, mas diz que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás nas restrições.
Coronavírus

Irão autoriza uso de emergência da sua 1.ª vacina

Os investigadores asseguram que a vacina provoca efeitos secundários escassos e que atua contra as diferentes variantes do novo coronavírus, embora não tenham revelado a percentagem da eficácia.
CP

CP repõe lotação máxima em comboios com lugares

Os comboios Alfa Pendular, Intercidades, Internacional e os Comboios Históricos das Linhas do Douro e Vouga passam, assim, a ter disponível para venda a capacidade total de lugares sentados.
Pandemia

Nenhuma variante quebrou "efeito das vacinas"

O virologista Pedro Simas afirma que até agora não houve uma variante do SARS-CoV-2 que "quebrasse o efeito protetor" das vacinas contra a Covid-19. Todas são eficientes, assegura.
Coronavírus

Avaliada de forma rápida de vacinar imigrantes

Segundo fonte da task force o plano de vacinação dos imigrantes não legalizados "está em curso, estando a ser avaliada a forma mais rápida de trazer estes imigrantes ao processo".
Coronavírus

Pessoas com 40 ou mais anos poderão agendar vacina

971
Os portugueses com 40 ou mais anos podem agendar a vacinação a partir desta segunda-feira, é expectável que os maiores de 30 anos possam começar a inscrever-se no domingo.
Coronavírus

Boletim DGS: R(t) e incidência continuam a subir

Tanto o R(t) como o índice de transmissibilidade voltaram a subir face aos valores de sexta-feira. O R(t) está a 1,1 a nível continental. Lisboa e Vale do Tejo com 401 dos 625 novos casos.
Coronavírus

Covid cancela quinceañeras, que movimentam milhões

É um ritual nas famílias latinoamericanas e que marca o 15º aniversário de várias jovens. Sendo um evento que junta multidões, várias quinceañeras foram adiadas em 2020, o que fez mossa na economia.
Coronavírus

Variante indiana provoca doença grave mais rápido

311
A testagem e quarentena em massa ainda não foram capazes de conter o surto com a variante Delta. Os médicos dizem que há mais pessoas a sofrerem de doença grave em poucos dias.
Coronavírus

Vacina da Novavax com eficácia de 90% 

Os dados preliminares mostraram que a vacina é segura. A empresa revelou que conta ter autorização para utilização nos Estados Unidos, Europa e outras regiões no fim de setembro.
Coronavírus

Portugal. População residente subiu menos em 2020

O Instituto Nacional de Estatística indica um aumento de 2.343 pessoas (0,02 por cento) na população residente em 2020, que totalizou 10.298.252 pessoas, 5.439.503 mulheres e 4.858.749 homens.
Coronavírus

Londres planeia adiar desconfinamento por um mês

Afinal, o desconfinamento em Inglaterra vai ser adiado. Em causa estão as preocupações com a variante Delta. Espera-se que o primeiro-ministro aprove a resolução esta segunda-feira.
Tempestade Perfeita

Regulação independente: vamos assumir que não dá?

Não temos cultura nem dimensão para ter uma prática consistente de reguladores independentes. Por isso, mais vale assumir em vez de andarmos a enganar-nos.
Coronavírus

As polémicas campanhas à vacinação na Alemanha

Para incentivar a vacinação no país, o governo alemão fez várias campanhas publicitárias, mas tem sido criticado pelas suas escolhas, que passam por um ator norte-americano a um apoiante do Hamas.
Coronavírus

Alunos do superior pioraram o seu estado mental  

640
53% dos inquiridos demonstra ter indícios de problemas do foro mental graves e 28% teve necessidade de tomar medicação. Apenas 17% procuraram ajuda na área da saúde mental.
Coronavírus

Certificado Covid-19 permite viajar em liberdade

O primeiro-ministro diz que "temos a oportunidade de viajar em liberdade e segurança", salientando a necessidade de continuar a cumprir as regras "porque é preciso continuar a combater esta pandemia".
Coronavírus

Teletrabalho deixa de ser obrigatório

O teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado na maioria do país a partir desta segunda-feira, exceto para as empresas dos concelhos de Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra.
Explicador

"Governo com problema grave passa bola à polícia"

Críticas do presidente do OSCOT sobre arraiais e possíveis ajuntamentos para assistir aos jogos do Euro. Restauração pede mais policiamento. Especialista defende locais específicos com testagem.
Sangue

Dadores de sangue querem dispensa de serviço

"A autorização para os dadores se ausentarem das responsabilidades laborais a fim de darem sangue", sem perderem "quaisquer direitos ou regalias" é urgente, diz o presidente da federação.
BES

BES. Lesados exigem ser ressarcidos 

Os investidores querem "ter informação do que se passa", ser ressarcidos do que perderam e ter "garantias da reparação e de tratamento equitativo" antes de financiarem o fundo de recuperação.
Coronavírus

Português aposta em restaurante em Toronto

O empresário inaugurou no dia 10 de junho a Portuguese Bake Shop e a Portuguese Chicken House, atendendo cerca de cinco mil clientes. A ideia é "dar um pouco de Portugal" a "sul de Etobicoke", diz.
Coronavírus

Viagens, vacinas e variantes: uma corrida a ganhar

136
O modo mais eficaz de impedir o desenvolvimento ou a disseminação de variantes é continuar a reduzir as taxas de infeção e transmissão do vírus na comunidade, incluindo atenção redobrada aos turistas.
Cultura

Associação pede mais lotação nos espectáculos

"Não pode ser um custo nem nosso nem dos espetadores fazer esses testes" e os testes "têm de permitir o aumento de lotação das salas", pede a Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses.
Coronavírus

Covid-19 "fora de controlo" na Venezuela, diz ONG

"Não há controlo da informação, dos óbitos, do que acontece nos hospitais e da vacinação. Este é um alerta: A pandemia na Venezuela está fora de controlo", diz a ONG Médicos Unidos da Venezuela (MUV).
Fact Check

Não há registos de efeitos adversos das vacinas?

Não só existe informação atualizada sobre as reações adversas à vacinação contra a Covid-19, como está publicada pelos organismos oficiais. Até maio houve 6. 695 efeitos negativos registados.
Fact Check

Vacina. Bula em branco prova falta de informações?

Vacina contra a Covid-19 com bula em branco criou a ideia de que a farmacêutica responsável pelo medicamento podia estar a esconder informações. Não é assim e em Portugal não estão confirmados casos.
Coronavírus

2.ª pandemia já chegou: 80 mil vão ter Covid longo /premium

117
Uma em cada dez pessoas que tiveram Covid-19 vão ter sintomas para além dos 3 meses. Alguns podem ser irreversíveis. Podem afetar o cérebro, os pulmões, o coração, os rins e até a pele.
Iniciativa Liberal

Os dardos no arraial da IL: "Foi uma brincadeira" /premium

115
No arraial da IL, este sábado, fez-se mira a adversários políticos: Costa, Rio, Catarina ou Jerónimo (sem Ventura ou Chicão). "Foi uma brincadeira de uma barraquinha", defende-se Bruno Horta Soares.
Coronavírus

Certificados digitais emitidos a meio desta semana

O detentor deve cumprir um de três requisitos para viajar sem restrições adicionais: ter sido vacinado, ter recuperado de uma infeção ou ter testado negativo à Covid-19.
Resposta Pronta

Cancelo testa positivo. "As bolhas são falíveis"

322
Virologista explica que os jogadores, mesmo vacinados, estão sempre sujeitos a contrair o vírus Sars-CoV-2 e diz que, agora, é tempo de estar alerta a eventuais novas infeções no grupo de trabalho.
Coronavírus

Pior semana em casos desde desconfinamento /premium

Durante os meses de abril e maio, o número de casos por semana manteve-se relativamente estável, mas a partir do início de junho voltou a subir, superando agora o número de antes do desconfinamento.
G7

G7: UE reivindica "liderança" na vacinação global

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, manifestou satisfação por os países do G7 terem seguido a "liderança" da UE e aceite acelerar a produção e distribuição mundial de vacinas.
Coronavírus

G7 promete milhões de vacinas para países pobres

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas anti-Covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes.
Coronavírus

"Comigo não haverá" volta atrás no desconfinamento

775
Marcelo diz que, no que depender do Presidente, não haverá "volta atrás" no processo de desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do "virar de página".
Coronavírus

Países devem deixar de dar vacina da AstraZeneca

Alto funcionário da Agência Europeia de Medicamentos que seria melhor deixar de administrar a vacina da AstraZeneca a todos os grupos etários quando houver alternativas disponíveis.
Coronavírus

O idoso que recuperou da Covid-19 (e um enfarte)

Aos 76 anos, Fernando Sequeira é considerado um caso de recuperação surpreendente da doença da Covid-19. Passou quase um mês em coma e a seguir sofreu um enfarte.
Pandemia

Negacionismo ou estupidez?

654
Não sou conspiracionista e não acho que estas medidas tenham sido escolhidas e impostas a todos nós graças a planos maquiavélicos para benefício de alguns. Não. Tudo isto mais não é do que estupidez.
Pandemia

Os sete pecados mortais da pandemia

A vacinação é, sem dúvida, a maior arma que temos neste momento, mas a qualquer momento, precisamente por causa das novas variantes, tudo poderá ser diferente.
Coronavírus

Açores. Críticas a fecho de restaurantes às 20h

"Os turistas estão a ser expulsos dos restaurantes quando há oito pessoas internadas no Hospital de Ponta Delgada", queixa-se o porta-voz do Manifesto Açoriano, que representa empresários de S. Miguel
Emigração

França. Aumentam pedidos de ajuda dos portugueses

"Aumento da angústia em geral na comunidade portuguesa foi sentido", diz psicólogo. "Todas as semanas há uma ou outra situação" de emergência social, garante o cônsul-geral de Portugal em Paris.
Sem-abrigo

Seis sem-abrigo portugueses morreram em França 

A informação foi avançada pela Santa Casa da Misericórdia de Paris, num balanço sobre dificuldades dos emigrantes portugueses em França na pandemia. Tinham entre 38 e 82 anos e 5 morreram na capital.
Coronavírus

Paquistão. Quem não se vacinar fica sem telemóvel

Um governo regional do Paquistão decidiu recorrer a medidas drásticas para vencer a resistência dos cidadãos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19: sinal de telemóvel pode ser bloqueado.
Coronavírus

BE. Catarina Martins critica redução de testes

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou hoje, em Salvaterra de Magos, a redução do número de testes à Covid-19, apesar dos sucessivos anúncios pelo Governo.
Iniciativa Liberal

Arraial da IL com parecer desfavorável da DGS

161
A autoridade de saúde deu parecer desfavorável a todas as atividades que extravasem o comício político, e recomendou distanciamento.
Presidente Marcelo

Marcelo. Vive-se um tempo "perigosamente egoísta"

Presidente da República elogiou o percurso de meio século de liberdade religiosa em Portugal, mas advertiu que se vive "um tempo perigosamente egoísta".
Banco Mundial

Vacinação desigual desequilibra recuperação

A diretora-geral do Banco Mundial, Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou que a distribuição desigual de vacinas vai ter impacto na recuperação económica mundial, em especial em África e na América Latina. 
Coronavírus

Covid-19. Lisboa com 61% dos novos casos

Já na sexta-feira a DGS tinha avisado que várias festas de aniversário, casamentos e outros eventos sociais estavam a provocar um agravamento da pandemia na região da capital.
Coronavírus

Sesimbra não avança no desconfinamento

Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de Covid-19, disse o presidente da autarquia, Francisco Jesus.
Coronavírus

Almada. GNR encerra festa com 200 pessoas

A GNR encerrou um estabelecimento comercial no concelho de Almada onde estava a decorrer uma festa com cerca de 200 pessoas, em incumprimento com as medidas em vigor devido à pandemia de Covid-19.
Coronavírus

Lisboa. PSP termina com festa ilegal de 45 pessoas

561
a PSP diz que foi alertada pelas 03h00, para a existência de uma festa a decorrer num armazém, na freguesia de Estrela, onde haveria um grande número de indivíduos.
Praia

Época balnear abre na maioria das praias do país

Entre as regras estabelecidas (e cujo incumprimento está sujeito a coimas), está o uso de máscara nos acessos à praia e na utilização dos apoios, restaurantes ou instalações sanitárias.
Açores

Bolieiro: decisões do Governo estão validadas

O presidente do Governo dos Açores garante que "as decisões do governo foram científica e politicamente validadas", acreditando que o arquipélago está "no bom caminho" no combate à pandemia.
Coronavírus

Centro de Controlo de Doenças vai monitorizar Euro

O Centro Europeu de Controlo das Doenças disse que "iniciou várias atividades de inteligência epidémica em 4 de junho e que continuará até 16 de julho", uma semana antes e uma depois do evento.
Lisboa

Casino. Trabalhadores acusam Estado de preconceito

O presidente da associação do setor estima que o encerramento do Casino de Lisboa prejudique cerca de 150 pessoas. Segundo o responsável o Estado "nunca deu rigorosamente nenhum apoio" ao setor.
Coronavírus

Mais de 3 mil ações de sensibilização nas praias

Polícia Marítima diz que "até ao dia 8 de junho foram efetuadas 3.833 ações de sensibilização, em todo o país". Entre 18 de maio e 8 de junho, nenhum banhista foi multado por incumprimento de regras.
Coronavírus

Reino Unido. Variante Delta 60% mais transmissível

As autoridades de saúde do Reino Unido indicam que a variante Delta é 60% mais transmissível. No entanto, a sua progressão não é acompanhada por um aumento de hospitalizações nas mesmas proporções.
A página está a demorar muito tempo.