Se no verão nos queixamos do calor e do suor que acaba por fazer a maquilhagem desbotar ao longo do dia, no inverno sofremos com a humidade, com a chuva e com o frio que nos resseca a pele. Além disso, os dias escuros são, para muita gente, espelho de uma maquilhagem, digamos, aborrecida. Se esse é o seu caso — pára tudo — antes de sair à rua de cara pálida, está na hora de fazer uns ajustes na sua gaveta de maquilhagem e perder o medo de arriscar em cores fortes. O pico do inverno não tem de ser mais chato que uma tarde na sala de espera do departamento de finanças.

Diga adeus às cores convencionais. Os dias frios podem, e devem, ser cheios de cor e, para o outono e inverno de 2015, as tendências apostam nos lábios de ameixa, cor de vinho, vermelhos e até pretos. É um pouco dramático e “vampiresco”, é verdade, mas rostos limpos e lábios fortes dão vida até a um dia de temporal.

Para quem gosta de brilhos, temos boas notícias. Na Semana da Moda de Nova Iorque, grande parte dos desfiles apresentaram algo que há muito tempo não era visto na maquilhagem: o velhinho e clássico gloss labial. Prenda o cabelo (para evitar desastres com madeixas coladas aos lábios) e saia à rua com o melhor gloss que tiver em casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma das grandes tendências em sombras vão ser os tons corais, alperce e laranja. Nos desfiles de Alexander McQueen, Emilio Pucci, Rodarte, Boss, Stella McCartney e Bottega Veneta, os olhos sobressaíram com cores que lembram o sol de outono e criam contrastes quentes com os dias frios. Razão mais do que suficiente para voltar a dar vida às sombras que guarda no fundo da gaveta e que não usou este verão.

Por outro lado, e a contrastar com a suavidade pastel destes tons, os azuis, os dourados e os metalizados vão voltar em grande.

View this post on Instagram

?

A post shared by Jourdan Dunn (@jourdandunn) on

Se pensa que os eyeliners já são coisas old school, eles estão de volta. Chanel, Dior e Fendi apresentaram maquilhagens gráficas ao redor dos olhos com linhas precisas e, pela primeira vez em muito tempo, os famosos smoky-eye são, este ano, mais subtis e sofisticados. Isso significa que pode apostar em linhas bem desenhadas durante o dia e “esfumá-las” suavemente para visuais à noite.

Por mais pálida que esteja, a ideia é jogar contra os elementos dos dias frios. Ou seja, aposte em coberturas que dêem algum brilho e blushes que proporcionem rubor e um bocadinho — nada de exageros — de bronze. Qualquer coisa como “fui ali passar uns dias à neve e voltei”.

Não há nenhum ano em que os brilhos fiquem de fora — e o fim de 2015 não foge à regra. Brilhos, tatuagens temporárias e sombras pigmentadas e brilhantes não são demasisados. Talvez para o dia a dia, claro. Mas em festas e eventos especiais, dê à sua caixinha dos brilhos algum uso. Os maquilhadores sugerem que se faça uma mistura entre um olho esfumado de preto com um pouco de brilho por cima. Será que isto já é um “cheirinho” do que aí vem para a passagem de ano?

View this post on Instagram

Trap Queen wit my fetty waps @etienneortega @jenatkinhair

A post shared by Khloé (@khloekardashian) on

Se ainda não aprendeu a colocar pestanas como uma profissional, vale a pena voltar a ler o nosso guia porque esta estação vai trazer de volta as pestanas XXL, quer seja com cílios postiços ou camadas e camadas de máscara para um efeito “olhos de boneca”.

É bom ser prudente mas arrojar e sair, de vez em quando, da zona de conforto, faz bem. E se gostamos de ver, no Instagram, todas estas tendências, fotografias e sugestões, este é o momento certo para experimentar algumas das cores que vão dar vida aos dias frios que aí vêm.