[Este artigo foi publicado originalmente a 26 de novembro de 2015 e atualizado e republicado a 11 de março de 2019]

Barbie. Inconfundível, sim. Não haverá quem não a saiba descrever: bonita, elegante, de ar fresco e simpático e com um rosto sempre familiar. Contudo, a boneca da Mattel que nasceu nos anos 50 nem sempre teve a mesma figura.

Houve tempos em que a alta-costura parisiense falou mais alto e o requinte foi visível na roupa que usou. Noutras alturas, o espírito descontraído da sociedade fez-se sentir, e aí a Barbie atou o cabelo. E na era em que a maquilhagem se tornou essencial, não fugiu ao lápis carregado e às sombras coloridas. Agora, há até uma coleção que promove a diversidade do mundo moderno e tenta aproximar-se da beleza real de forma clara: bonecas Barbie com oito tons de pele, 18 cores de olhos e 22 cortes de cabelo.

A Barbie acompanhou as tendências femininas ao longo de décadas, já lá vão 60 anos. Em cada momento, a boneca refletiu – e continua a refletir – moda, padrões de beleza e costumes. Foi por essa razão que o autor da conta de Tumblr tenaflyviper decidiu fazer um género de “descubra as diferenças” com imagens do rosto da Barbie de 1959 a 2015. E o Observador acrescentou-lhe mais três anos, 2016, 2017 e 2019 (em 2018 não foi lançada nova boneca). As diferenças são, realmente, grandes. Espreite a evolução na fotogaleria inicial.