Escândalo da Fifa

Comité de ética da FIFA. Platini será “suspenso por vários anos”

Michel Platini "vai ser suspenso por vários anos", diz o porta-voz do comité de ética da FIFA, Andreas Bantel, em declarações criticadas pelos advogados do dirigente francês.

LAURENT GILLIERON/EPA

Michel Platini “vai ser suspenso por vários anos”, disse esta sexta-feira à noite o porta-voz do comité de ética da FIFA, Andreas Bantel, em declarações criticadas pelos advogados do dirigente francês.

“Platini vai certamente ser suspenso por vários anos”, revelou Bantel em declarações ao jornal desportivo francês L’Équipe.

O presidente da UEFA, tal como o ainda presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, cumprem ambos suspensão de 90 dias enquanto decorre uma investigação sobre um pagamento de 1,8 milhões de euros pela instituição que lidera o futebol mundial ao dirigente francês.

“Quanto a Blatter, não há diferença entre uma suspensão de alguns anos ou irradiação”, completou o porta-voz.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) recusou na sexta-feira as pretensões de Platini em ver levantada a sua suspensão para se candidatar à presidência da FIFA, o que complica as suas ambições para o ato eleitoral de 26 de fevereiro, que definirá o sucessor de Blatter.

Os advogados de Platini reagiram, recordando que o seu cliente é inocente até se provar a sua eventual culpa.

“Recebemos com raiva e consternação os comentários de Andreas Bantel”, referem, em comunicado, considerando que foi “violado o princípio da presunção de inocência, o que demonstra a política e objetivos do comité de ética da FIFA”.

Platini deve enfrentar o comité de ética a 18 de dezembro, esperando que a sua proibição seja levantada para poder começar a campanha.

“A audição vai ser manifestamente inútil”, advertem os seus advogados.

Blatter, que lidera a FIFA desde 1998 e que optou por se afastar depois de um conjunto de acusações de corrupção, vai ser ouvido no dia anterior, quinta-feira.

“O senhor Platini, para quem a punição parece já ter sido definida pelo Comité de Ética da FIFA, mesmo antes de suas explicações, condena fortemente estas práticas que mostram as práticas a que tem sido submetido nas últimas semanas”, conclui o documento.

Bantel insiste que “neste caso, a questão da corrupção está bem fundamentada”, sendo que uma decisão deve ser anunciada antes de 21 de dezembro.

“Mesmo supondo que a acusação de corrupção não é aceite, há muitos outros delitos como conflito de interesses, má gestão ou falsificação de contas. Tudo isto é suficiente para suspender Blatter e Platini por vários anos”, vincou.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
China

Vamos mesmo ignorar isto? /premium

Sebastião Bugalho

A Europa assumiu pela primeira vez que o expansionismo da China representa uma ameaça para o continente e os jornais portugueses, que tão competentemente cobriram a visita de Xi, não fazem perguntas?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)