771kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sente-se perdido na história de "Star Wars"? Então este artigo é para si

Este artigo tem mais de 5 anos

Quase 40 anos depois da estreia da "Guerra das Estrelas", Luke, Leia e Solo regressam ao grande ecrã para uma mais uma aventura. Desta vez, sem George Lucas.

George Lucas, criador da "Guerra das Estrelas", realizou o último filme da saga em 2005
i

George Lucas, criador da "Guerra das Estrelas", realizou o último filme da saga em 2005

Getty Images

George Lucas, criador da "Guerra das Estrelas", realizou o último filme da saga em 2005

Getty Images

Aviso: este artigo pode conter spoilers do filme “Guerra das Estrelas: O Despertar da Força” (mas se estivéssemos no seu lugar leríamos na mesma).

“Houve um novo despertar. Consegues senti-lo?” Dez anos depois da estreia de “Guerra das Estrelas: A Vingança dos Sith”, o último filme realizado por George Lucas, os fãs de “Star Wars” vão poder voltar a ler no cinema as palavras “Há muito, muito tempo numa galáxia longínqua”.

O novo filme, “Guerra das Estrelas: O Despertar da Força”, com estreia marcada para esta quinta-feira, dia 17 , marca o regresso de algumas das personagens mais queridas da saga, como Han Solo, Leia Organa ou Luke Skywalker. A história começa 30 anos depois da Batalha de Endor, retratada em “O Regresso de Jedi”, o último filme da trilogia original, realizada nos anos 70 e 80. Para além disso, “O Despertar da Força” é o primeiro filme realizado sem George Lucas, o pai da “ópera espacial” que, em 2012, decidiu passar o testemunho a “uma geração mais nova de realizadores”.

Com a venda da sua produtora, a Lucasfilm, George Lucas pôs um ponto final a uma história que começou há quase 40 anos, quando era ainda um jovem realizador que ambicionava fazer cinema de forma diferente. Mas ele não parece preocupado com a partida do filho pródigo. “Está na altura”, escreveu.

[Clique nas setas para ficar a conhecer, por ordem cronológica, os diferentes episódios da saga]

A luta entre o bem e o mal

A estreia de George Lucas no cinema deu-se no início dos anos 70 com “THX 1138” (1971), uma “elegante distopia”, como lhe chamou Hank Stuever. Às corridas de carros (futuristas) de um jovem Robert Duvall, seguiu-se o inesperado sucesso de “American Graffiti” (1973), sobre os últimos dias de liberdade de Curt Henderson (Richard Dreyfuss), prestes a trocar as ruas de Modesto por um campus universitário.

Foi durante a pós-produção de “American Graffiti” que, de acordo com a lenda, Lucas começou a escrever as primeiras linhas de um conto “complexo de mais para ser compreendido”. Chamava-se Os Diários dos Whills, e contava a história de CJ Thorpe, um aprendiz “jendi bundu” do lendário Mace Windy. Para escrever o conto, Lucas inspirou-se em obras tão distintas como “Flash Gordon” ou “A Fortaleza Escondida” (1958), o filme de culto de Akira Kurosawa, que hoje nos parecem tão distantes do universo “Guerra das Estrelas”.

Quando Lucas voltou a pegar na caneta, em abril de 1973, transformou Os Diários dos Whills em A Guerra das Estrelas, uma ideia louca que tentou vender aos grandes estúdios. Ouviu muitas recusas até a “ópera espacial” ser finalmente aceite por Alan Ladd Jr., da 20th Century Fox, que nem por um segundo duvidou do potencial do jovem George Lucas. Anos mais tarde, o realizador faria questão de dizer isso mesmo – Ladd “não investiu no filme, investiu em mim”.

A história que George Lucas queria contar era intemporal. Havia um herói louro com sede de vingança, um vilão vestido de preto e uma princesa com o cabelo entrançado. Havia o bem e o mal, o certo e o errado. E, no meio, naves espaciais do outro mundo que roçavam sobre as cabeças dos espectadores, espadas luminosas e armas a laser. Era outro tempo, outro espaço, mas que Lucas acreditava que podia servir para ensinar ética às crianças.

MV5BMTY5MjUyODUxOF5BMl5BanBnXkFtZTcwNTMxMzA4NA@@._V1__SX1303_SY571_

Luke Skywalker (Mark Hamill), Leia Organa (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford) em “Guerra das Estrelas: Uma Nova Esperança”

“Queria ver se conseguia influenciar a vida deles numa altura particular, em que estão muito vulneráveis, e fornecer-lhes as coisas que sempre demos às crianças ao longo da história. A última vez que o tínhamos feito isso tinha sido com os westerns. E assim que os westerns desapareceram, não havia qualquer veículo para dizer ‘não se mata pessoas pelas costas’ e coisas desse género”, recordou numa entrevista com Hank Stuever.

A estreia do filme foi marcada para o natal de 1976. Porém, atrasos na produção obrigaram a adiar a data para o verão de 1977. Na Century Fox já todos esperavam o falhanço do filme, que ia já num orçamento de cerca de 11 milhões de dólares (10 milhões de euros). A certa altura, o projeto tornou-se tão exigente que Lucas foi diagnosticado com exaustão e hipertensão, e aconselhado a diminuir os níveis de stress.

O filme estreou a 25 de maio em 32 salas norte-americanas. A Portugal, chegou só em dezembro desse ano. O sucesso foi quase imediato — por cá e por toda a parte. Tinha nascido o fenómeno “Star Wars”.

Inicialmente, o primeiro filme de George Lucas chamava-se apenas “Guerra das Estrelas”. Sem o “episódio IV”. Só em 1981, quando o filme foi reeditado, é que foi acrescentada essa informação e adicionado o título “Uma Nova Esperança”.

O que Lucas não sabia na altura era que a aventura “Guerra das Estrelas” ocuparia os restantes 35 anos da sua vida. Inicialmente, o realizador tinha planeado fazer apenas um filme sobre as aventuras de Luke Skywalker (ou Luke Starkiller, como então se chamava). Mas não seria assim: “Quando comecei a escrever a ‘Guerra das Estrelas’ apercebi-me logo que a história era muito maior do que aquilo que um filme podia suportar”, admitiu no prefácio da reedição do livro Splinter of the Mind’s Eye, de Alan Dean Foster.

“À medida que a saga dos Skywalkers e dos jedi se ia desenvolvendo”, Lucas apercebeu-se de que a história poderia ser contada em, pelo menos, nove filmes. Ou seja, três trilogias. “Apercebi-me que, à medida que entrava na história passada e futura, tinha começado a escrever a parte do meio.”

MV5BOTcwMTg0NDcxMl5BMl5BanBnXkFtZTcwMjEyMTIyMw@@._V1__SX1303_SY571_

Os robôs C-3PO e R2-D2 em Tatooine

A “parte do meio” era “a mais interessante”, e foi por essa que decidiu começar. Os dois filmes que se seguiram, “O Império Contra-Ataca” (1980) e “O Regresso de Jedi” (1983), continuaram a explorar a história de Luke Skywalker e da sua luta contra o Império Galático de Palpatine. Por contar, ficou a história do vilão com respiração pesada, que afinal não era tão malvado quanto fazia parecer. Seriam precisos 16 anos para Lucas voltar àquela galáxia tão distante.

16 anos depois, numa galáxia tão distante

Durante 16 anos, Lucas recusou-se a olhar para o seu filho pródigo. Esgotado com a realização dos três primeiros filmes, em 1983 admitiu que iria tirar umas férias da saga, deixando em stand by a realização das prequelas. Quando já ninguém esperava voltar a ver aquelas letras amarelas na tela do cinema, uma notícia da revista Variety anunciou que o realizador iria regressar à “Guerra das Estrelas”.

Tinha passado mais de uma década e nesse período muita coisa havia mudado. No cinema, o stop-motion e as naves em miniatura, penduradas do céu por fios de nylon, tinham dado lugar às imagens geradas por computador; fora dele, a Guerra das Estrelas tinha ganho uma nova popularidade com as histórias aos quadradinhos da Dark Horse Comics. Isso permitiu a George Lucas ultrapassar muitos dos obstáculos que tinham surgido durante a realização da saga original, nos anos 70 e 80. E acima de tudo: Yoda pôde finalmente lutar com um sabre de luz.

A chamada “prequel trilogy”, lançada entre 1999 e 2005, começa 35 anos antes do episódio IV, o primeiro filme da “Guerra das Estrelas”. Esta segue o rasto de Anakin Skywalker, descoberto ainda em criança pelo mestre jedi Quin-Gon Jinn em Tatooine. Quin-Gon Jinn acreditava que Anakin era “o escolhido” e que estava destinado a trazer equilíbrio à Força. Porém, aliciado pelo lado negro, o jovem acabou por fazer exatamente o contrário. “Tu eras o escolhido! Estava escrito que irias destruir os sith, não juntar-te a eles. Era suposto trazeres equilíbrio à Força, não deixá-la na escuridão”, gritou-lhe Obi-Wan Kenobi em Mustafar.

“É uma história sobre Ben Kenobi e Anakin Skywalker e como chegámos ao ponto em que Obi-Wan Kenobi estava no meio do deserto à espera que qualquer coisa acontecesse”, explicou George Lucas em 1995. “É também sobre como o Darth Vader se tornou quem é, e como o Imperador chegou ao poder.”

Para aqueles que tinham crescido durante os anos 80, os novos filmes eram uma oportunidade única. Podiam finalmente sentir de novo a febre “Guerra das Estrelas”. Porém, para a grande maioria, as prequelas foram uma deceção. Todos esperavam ver a queda de um grande homem, que nunca chegou a aparecer. “Em vez disso, levámos com o conto de um pirralho chorão e arrogante que desafiou sucessivamente os seus professores e que empinou o nariz à tradição. Esperávamos um mestre jedi sábio e poderoso. Em vez disso, recebemos uma caricatura unidimensional do Maverick do Top Gun, se excluirmos a frieza”, escreveu Antonio del Drago, autor de The Mythic Guide to Characters. E a personagem Jar Jar Binks só fez piorar tudo.

Apesar da reação negativa dos fãs, os três filmes — “A Ameaça Fantasma” (1999), “O Ataque dos Clones” (2002) e “A Vingança dos Sith” (2005) — renderam 2,5 mil milhões de dólares em receitas de bilheteira. Nada mau para os três “piores” filmes da “Guerra das Estrelas”.

Um novo despertar

Durante muitos anos, George Lucas jurou que a história da “galáxia longínqua” tinha terminado no episódio III, “A Vingança dos Sith”. Contudo, em 2012, um anúncio inesperado pôs fim à especulação: a “Guerra das Estrelas” ia mesmo regressar — mas sem Lucas.

Tudo aconteceu muito depressa. No espaço de pouco mais de dois anos, Lucas escreveu a história para o episódio VII, vendeu a Lucasfilm Ltd. à Walt Disney e arrecadou 3,66 mil milhões de euros. A aquisição da produtora de cinema foi anunciada a 30 de outubro de 2012 e, no mesmo dia, foi divulgada a notícia da realização de uma nova trilogia, a lançar entre 2015 e 2019.

Tanto quanto se sabe, os novos filmes ficarão a cabo de diferentes realizadores — um para cada um. A J.J. Abrams coube realizar e escrever, em conjunto com Lawrence Kasdan, o primeiro filme, “O Despertar da Força”. Rian Johnson será responsável pelo episódio VIII. De acordo com o divulgado, Johnson será também o autor do guião do episódio IX. Porém, até ao momento, ainda não se sabe quem irá realizar a última prequela.

MV5BMjIxNjMzMzk2N15BMl5BanBnXkFtZTcwMjA2NzI4NA@@._V1__SX1303_SY571_

Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) em “Guerra das Estrelas: A Vingança dos Sith”

Uma vez fora da Lucasfilm, George Lucas não poderia (nem quereria) ser responsável pela realização dos novos episódios. Nem seria o autor da história, uma vez que a Disney acabou por optar por um enredo completamente original, descartando assim o guião que o realizador tinha começado a escrever em 2011.

Para além disso, os autores decidiram também não recorrer ao chamado “Expanded Universe”, isto é, ao material oficial da saga que foi sendo lançado ao longo dos anos e que serve de sequela aos episódios IV, V e VI e de prequela aos episódios I, II e III. O enredo do episódio VII é, por isso, completamente inédito e ninguém parece saber ao certo o que esperar.

A incerteza tem vindo a ser alimentada pela própria Disney, que, desde o início, fez de tudo para manter em segredo a história de “O Despertar da Força”. As poucas informações divulgadas, e que incluem o nome de algumas das personagens do filme, têm por isso provocado muita especulação — e muitas teorias da conspiração. Um dos rumores favoritos dos fãs parece ser o de que Jar Jar Binks seria um impiedoso sith lord. “Quem me dera ser esperto o suficiente para me ter lembrado dessa”, chegou a comentar Abrams numa entrevista.

O que parece ser certo é que “O Despertar da Força” promete começar onde “O Regresso de Jedi” terminou. A história passa-se 30 anos depois da Batalha de Endor. Uma nova força militar inspirada pelo antigo Império Galático, promete acabar com a paz. Para combater a Primeira Ordem, liderada pelo mestre sith Snoke, os heróis de antes — Leia Organa, Han Solo, Chewbacca e Luke Skywalker –, que permanecem membros ativos da resistência, aliam-se a novas personagens, como o piloto Poe Dameron, líder do Black Squadron, Rey, o ex-stormtroopper Finn, que tem na sua posse o antigo sabre de luz de Anakin Skywalker, e o carismático robô laranja BB-8.

Star-Wars-7-Force-Awakens-Teedo-Luggabeast

Rey e o robô BB-8 em Jakku

Do lado negro da Força estão personagens como o Capitão Phasma, líder da nova geração de stormtroopers, Hux, responsável pela Base Starkiller, o quartel-general da Primeira Ordem, e Rylo Ken, o mau da fita. Membro dos Cavaleiros de Ren, um grupo criado depois da Batalha de Endor, e aliado da Primeira Ordem, Kylo Ren tem como objetivo destruir todos os jedi.

Apesar de a história não ter nem um dedo de Lucas, o realizador não parece importar-se. Num comunicado emitido a propósito da venda da Lucasfilm, o realizador explicou que, “nos últimos 35 anos”, um dos seus maiores prazeres tinha sido ver “a ‘Guerra das Estrelas’ passar de uma geração para a outra”. “Está na altura de passar a ‘Guerra das Estrelas’ para uma nova geração de realizadores de cinema”, escreveu, citado pelo jornal USA Today. Que implicações é que isso terá, ainda é cedo para dizer. Ou não tão cedo quanto isso: no dia 17 descobriremos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos