Aviso: este artigo pode conter spoilers do filme “Guerra das Estrelas: O Despertar da Força”. Continue a ler por sua conta e risco.

Se já estava com saudades das piadas de Han Solo e dos grunhidos de Chewbacca, então prepare-se. O novo episódio da Guerra das Estrelas, com estreia marcada para dia 17 de dezembro, irá fazer regressar algumas das personagens mais queridas do fãs da saga de ficção científica: Luke Skywalker, Leia Organa, o irreverente Han Solo e o seu eterno companheiro, Chewbacca. Nem os robôs C-3PO e R2-D2 irão faltar.

Para além dos suspeitos do costume, o filme, que se passa 30 anos depois da batalha que deu a vitória à Aliança Rebelde, irá também dar a conhecer novas personagens. As mais importantes foram apresentadas em maio deste ano e, ao longo dos meses que se seguiram, apareceram alguns pormenores sobre as suas vidas. Outras, menos importantes, foram sendo descobertas pelos fãs a partir do novo merchadising da saga, que entretanto foi posto à venda.

Apesar de a poucos dias da estreia de O Despertar da Força muitas dúvidas permanecerem (naturalmente) no ar, as informações divulgadas até agora ajudam a compreender o que podemos (e devemos) esperar do episódio VI daquela que é a mais famosa saga de ficção científica de todos os tempos. E quem são as suas personagens, claro.

starwars-personagens-finn

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Finn começa por ser um um membro da Primeira Ordem (First Order, na versão inglesa), uma organização militar inspirada no antigo Império Galático. Porém, por razões que permanecem desconhecidas, Finn acaba por abandonar a sua posição de stormtrooper, uma vez que já não existe nada “porque valha a pena lutar”. Mais tarde, despenha-se no planeta desértico de Jakku, onde conhece uma das personagens principais de O Despertar da Força — Rey.

Imagens de promoção do novo episódio, mostram o antigo stormtrooper a segurar o sabre de luz que pertenceu a Anakin Skywalker e, mais tarde, a Luke Skywalker. As fotografias e trailers levaram muitos fãs a especular que, no decorrer da nova trilogia, Finn poderá vir a tornar-se num guerreiro jedi.

Personagem interpretada por: John Boyega

starwars-personagens-rey

Pouco se sabe sobre Rey. Filha de pais desconhecidos, a jovem cresceu no planeta desértico de Jakku, uma grande lixeira repleta de escombros deixados pela Batalha de Jakku (entre o Império e a Aliança Rebelde), onde foi deixada quando tinha cinco anos.

Para sobreviver, Rey dedica-se à recolha e venda peças de ferro-velho. Porém, à medida que a Primeira Ordem vai ganhando força, decide deixar para trás a vida de sucateira e juntar-se à resistência. Apesar de não se saber ao certo que papel irá desempenhar na luta contra os sith, espera-se que a jovem se torne num dos elementos principais das forças da resistência.

À semelhança de Finn, o apelido de Rey também não foi divulgado. Em entrevista à Entertainment Weekly, J.J. Abrams, realizador do novo episódio, revelou que a omissão é “completamente intencional”.

Personagem interpretada por: Daisy Ridley.

starwars-personagens-poedameron

Poe Dameron é um dos membros da nova resistência. Piloto talentoso, é líder do Black Squadron, um esquadrão de naves T-70 X-Wings que lutam contra as forças da Primeira Ordem. De acordo com o merchandising da saga, o seu nome de código é “líder negro”.

Personagem interpretada por: Oscar Isaac.

starwars-personagens-bb8

Entre as novas personagens de O Despertar da Força inclui-se BB-8, um robô que terá ligações a Poe Dameron e ao trabalho da resistência. Vários rumores têm vindo a sugerir que BB-8 poderá mesmo pertencer ao piloto, com quem costuma viajar a bordo de uma das naves X-Wing do Black Squadron. (Lembra-se de R2-D2 e Luke Skywalker nos primeiros três filmes de George Lucas?).

O nome do robô foi escolhido por J.J. Abrams durante a fase de desenvolvimento do novo episódio e, ao contrário de muitos outros, nunca chegou a ser alterado. À revista Entertainment Weekly, o realizador explicou que chamou ao robô “BB-8 porque era quase uma onomatopeia”. “Era como me parecia ser — com um 8, obviamente, seguido de dois Bs”, salientou Adams.

Segundo o site de cinema Screen Rat, alguns rumores sugerem que o robô poderá estar na posse de uma importante peça de tecnologia jedi, que estará a ser procurada pela Primeira Ordem. Porém, uma coisa parece certa: BB-8 acaba nas mãos de Rey, que o liberta das garras de Teedo, uma luggabeast originária de Jakku. A informação foi confirmada pelo próprio J.J. Abrams, ficando apenas por explicar o que é, afinal, uma luggabeast.

No episódio VII, o mau da fita é Kylo Ren. Membro dos Cavaleiros de Ren, um grupo criado depois da Batalha de Endor e do fim do Império Galático, e aliado da Primeira Ordem, liderada por um poderoso sith conhecido por Snoke, Ren tem como objetivo destruir todos os jedi e terminar o que Darth Vader começou.

Quando a personagem foi revelada, muitos fãs pensaram tratar-se de outro guerreiro sith, semelhante ao Darth Maul do episódio I. Porém, J.J. Abrams esclareceu que Kylo Ren não é exatamente um sith, mas antes um guerreiro sensível à Força que ainda não domina por inteiro os poderes do lado negro. Apesar disso, as imagens divulgadas mostram Ren armado com um sabre de luz vermelho, em forma de cruz.

Personagem interpretada por: Adam Driver.

Outras personagens do lado negro da Força

Entre as personagens do novo filme, encontram-se ainda três nomes ligados à Primeira Ordem: o General Hux, o Capitão Phasma e o Líder Supremo Snoke.

Pelas imagens divulgadas, Hux parece ser uma espécie de Moff Tarkin, comandante da Estrela da Morte. O general, interpretado pelo ator Domhnall Gleeson, é o responsável pela Base Starkiller, o quartel-general da Primeira Ordem, localizado num planeta gelado das Regiões Desconhecidas.

O Capitão Phasma é o líder da nova geração de stormtroopers, à qual Finn começou por pertencer. Pouco se sabe da personagem, que será interpretada por Gwendoline Christie, uma atriz britânica que ficou conhecida pelo papel de Brienne, na série A Guerra dos Tronos. Os primeiros rumores referiam que Phasma poderia ser uma espécie de caçador de jedi, ou então um soldado enviado para matar Finn, depois de este desertar da Primeira Ordem.

Em entrevista à Entertainment Weekly, J.J. Abrams explicou que o nome “Phasma” foi inspirado na bola assassina (e cromada) do filme de terror Phantasm (1979). “Chamei-lhe ‘Phasma’ por causa do incrível design cromado feito pela equipa de guarda-roupa do Michael Kaplan. Fez-me lembrar da bola do Fantasma, e então pensei ‘Phasma soa mesmo bem'”, contou o realizador.

Snoke é o líder da Primeira Ordem e o novo mestre sith da saga Guerra das Estrelas. A personagem será interpretada por Andy Serkis, o Sméagol/Gollum da trilogia O Senhor dos Anéis.

Ilustrações por Andreia Reisinho Costa.