O fabricante japonês de veículos Suzuki Motor quer comercializar a primeira moto de hidrogénio fabricada em série e planeia começar a testá-la na estrada no próximo ano, informa esta segunda-feira o diário económico Nikkei.

O Ministério dos Transportes japonês poderá ter aprovado, em janeiro, uma normativa para este tipo de veículos – que seria a primeira do mundo – em matéria de segurança e meio ambiente, o que permitiria à Sukuzi começar a testar o seu produto.

O fabricante japonês estabeleceu uma empresa com a Intelligent Energy Holdings — companhia britânica que fabricou o primeiro protótipo de motocicleta a hidrogénio em meados da década passada — através da qual desenvolve a ‘scooter’ de hidrogénio (com base no atual modelo de 120cc de Suzuki) que promete ser a primeira moto do tipo comercializada no mundo.

Utilizando o modelo compacto de célula de combustível (chamada célula Burgman) a Suzuki espera também desenvolver veículos ligeiros de hidrogénio de quatro rodas.

Em dezembro do ano passado, o também japonês Toyota Motor transformou-se no primeiro fabricante de veículos a comercializar um carro que funciona com hidrogénio — o Mirai — e que emite vapor de água em vez de gases com efeito de estufa.

A Suzuki espera seguir os seus passos no setor dos motociclos e converter a ‘scooter’ Burgman num dos seus produtos de referência depois que as autoridades japonesas aprovem um quadro regulatório que certifique a segurança dos depósitos de combustível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR