O ministro da Cultura, João Soares, visitou neste sábado o Museu dos Coches, em Lisboa, deixando palavras de apreço para os trabalhadores que não tiveram direito a tolerância de ponto de forma a manter abertos os museus nesta época festiva.

“O que é importante deixar aqui é um testemunho para as pessoas que trabalham nos museus, dão o melhor de si próprias e, sobretudo, neste contexto de tolerância de ponto generalizada, possibilitam que os museus possam corresponder àquilo para que foram criados”, disse à Lusa o governante.

João Soares realizou esta visita acompanhado pela sua família, tendo visitado os dois espaços do museu (as instalações antigas e as novas), ambos localizados em Belém e separados por poucos metros, apontando para a importância de manter estes espaços abertos em dias de grande afluência de turistas, portugueses e estrangeiros.

“As pessoas dos museus e de outros equipamentos públicos, apesar de nós termos dado tolerância de ponto durante este período, foram os únicos a quem pedimos que viessem trabalhar e por isso quis dar este testemunho de apreço pelo trabalho que aqui é feito”, reforçou.

E acrescentou: “Para além do mais, este museu está em mutação, como é sabido, uma vez que há um novo edifício – da autoria de um prémio Pritzker, o brasileiro Paulo Mendes da Rocha – que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente”.

O ministro deixou ainda palavras muito elogiosas para a diretora do Museu dos Coches, Silvana Bessone, que “tem feito uma obra admirável” num dos museus mais visitados de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR