Muito tempo antes do previsto, Paulo Futre teve razão. “Vão vir charters da China” e vão mesmo. Não para o Sporting, mas para a II Liga. De acordo com o acordo assinado hoje por Pedro Proença, as equipas melhor classificadas serão obrigadas a incluir jogadores e treinadores chineses.

A II Liga já tem patrocinador: será a empresa multinacional chinesa Ledman, fabricante de lâmpadas LED. No acordo, assinado esta segunda-feira por Pedro Proença em Pequim, está prevista a inclusão de 10 jogadores e 3 treinadores-adjuntos chineses na segunda divisão do futebol nacional – que se passará a chamar Ledman Proliga, a partir da próxima temporada, relata a empresa em comunicado publicado no seu site.

Mais: os 10 futebolistas chineses terão de ser integrados “nos dez clubes de topo da Segunda Liga, tendo a Liga de garantir uma taxa de utilização dos jogadores e comprometer-se a melhorar o nível dos atletas chineses”, segundo explica a empresa chinesa em comunicado. A empresa chinesa será a “patrocinadora exclusiva” da Segunda Liga, afirma a Ledman no mesmo comunicado.

Os pormenores do negócio, revelados pela Ledman, não foram ainda confirmados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Em comunicado, esta afirma que “os pormenores da parceria a celebrar entre Ledman e a Liga Portugal serão divulgados em tempo oportuno” e que se trata mais um passo para a “valorização da Segunda Liga”.

Este é mais um investimento oriundo da China no futebol português. Um dos principais responsáveis pelo crescimento investimento chinês no futebol nacional é o empresário Qi Chen, que no ano passado se tornou acionista maioritário da SAD do Torreense (clube que milita na divisão Campeonato de Portugal).

O mesmo empresário criou ainda a empresa Wsports Seven, em parceria com as associações de futebol de Lisboa e Setúbal, segundo relata o Sapo Desporto, e o Oriental Dragon Football Club, uma equipa que milita na segunda divisão da Associação Futebol de Setúbal. Qi Chen é ainda o responsável pela ida do jovem chinês Yu Dabao para o Benfica, onde, contudo, nunca se impôs em escalões séniores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR