Que as selfies são a nova obsessão da humanidade já todos sabíamos. O que não se podia prever era até onde é que essa obsessão podia chegar. Depois dos selfie sticks, chegam agora os selfie sticks voadores.

O conceito deixa qualquer um confuso, especialmente tendo em conta que já existe um aparelho que pode desempenhar uma função semelhante – os drones. Mas o ROAM-e não é um drone. O diretor executivo da empresa que desenvolveu o produto, o grupo australiano IoT, diz que a ideia era a de criar “um selfie stick em esteroides”. Missão cumprida.

O ROAM-e conecta-se ao telemóvel e pode ser programado para tirar fotografias a 25 metros de distância, usando uma tecnologia de reconhecimento facial. O aparelho consegue tirar fotografias panorâmicas de 360 graus e fazer stream de vídeos durante 20 minutos. O dispositivo vem equipado com um sensor CMOS de 5 Megapíxeis e um processador Quad Core ARM Cortex A7.

Em relação a um drone, tem ainda a vantagem de ser mais fácil de transportar, uma vez que os rotores que o mantêm no ar são dobráveis para que tudo caiba facilmente num bolso. Quando dobrado, tem o tamanho de uma garrafa de água de meio litro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

ROAM-e dobrada

O ROAM-e está disponível para pré-venda na Austrália a partir de quinta-feira e pode começar a ser comercializado internacionalmente em junho de 2016 pelo preço de 236 euros. No futuro, a empresa espera que o selfie stick voador consiga ser programado para ir até a uma localização (marcada com um pin numa aplicação de mapas) e voltar.

Atualmente, existe um produto semelhante, a Lily Camera. Este dispositivo ainda está em fase de desenvolvimento, mas quando estiver finalizado deverá acompanhar sempre o seu dono. Através de um GPS, que pode ser usado à volta do pulso ou, até, no bolso, a Lily Camera segue todos os movimentos de quem o usar. Para pô-la a voar, basta atirá-la ao ar. Os sensores fazem o resto.

Os criadores do produto garantem que a qualidade das imagens é boa. Este dispositivo é à prova de água e os estabilizadores fazem com que se aguente bem em zonas ventosas. O produto ainda está em desenvolvimento, mas o preço de venda está fixado em 795 euros. Para quem fizer uma pré-encomenda, o preço baixa para 441 euros.