894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bruno Bobone

Convidado

Artigos publicados

Democracia

A estupidez da política

Que duas pessoas estejam sempre de acordo em todos os temas é em todas as circunstâncias uma anormalidade e acreditar que isso deve ser a nossa realidade é apenas estupidez.
Extremismo

Afinal há Homens e Mulheres

A humanidade ganhou um líder imprevisível e pouco estruturado, mas o Mundo ganhou uma nova rota e uma enorme esperança.
Espanha

O Rei ao lado do povo

Pedro Sanchez mostrou que não tem e que, por outro lado, o Rei de Espanha mostrou ter o saber de fazer com a categoria de um grande líder.
Protestos

Justiça e autoridade: precisam-se

Não devemos ter preconceitos e não devemos dar por certo quem errou neste caso, mas também não devemos continuar a ser permissivos e permitir uma justiça popular que é sempre injusta.
Comportamento

A proximidade como critério de vida

Podemos ver-nos através de um ecrã, podemos ouvir a nossa voz chegar ao outro lado do mundo, mas não podemos nunca substituir estar presente se queremos amar alguém.
Israel

Quem tem medo do perdão e do amor?

A partir de determinado momento, e esse momento neste caso já passou há muito tempo, já não importa quem tem razão nem sequer quem ganha ou perde. Apenas a paz é necessária, desejável e exigível.
Desporto

Precisa-se: adultos e responsáveis

Portugal precisa de políticos responsáveis e os portugueses precisam de quem tenha o respeito de os tratar como cidadãos que merecem respeito.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos está politicamente morto

Aprovar o orçamento e deixar o governo afirmar-se ou chumbar o orçamento e levar o país para eleições? Pedro Nuno Santos não sai bem de nenhuma das opções.
Empresas

O futuro está no passado

Uma empresa com duzentos anos teve de passar por crises muito graves. Continuará se as pessoas que nela trabalham tiverem a consciência de que essa empresa é também o seu projeto de vida.
Relações Internacionais

Por que é que foi importante a questão de Olivença

Esta questão de Olivença veio apenas mostrar que com a falta de conhecimento se ataca quem afirma o que está desde sempre afirmado pelo nosso país.
Polícia

Saudades de um polícia ao pé de nós

Tenho saudades do polícia e da minha cidade bonita que tantos turistas atraiu porque era cuidada e simpática, segura e divertida.
Democracia

Combater o radicalismo, salvar a democracia

A maioria dos votantes dos partidos mais extremistas não tem a vontade de viver numa sociedade intolerante. Aquilo que pretendem é, tão só, que a tolerância não se torne em permissividade.
Mulher

Não há pessoas que menstruam, há mulheres

Somos homens e mulheres os que somos homens e mulheres, são transexuais os que o são, e são de determinada raça os que são de cada raça.
Eleições EUA

Kamala ou Trump

Não gosto do que propõe Kamala, nem acredito que o Mundo melhore com a sua governação, mas para mim ela está sozinha neste ato eleitoral.
Férias

Tranquilidade inesperada

Talvez eu esteja influenciado pela expectativa, mas realmente há muito tempo que não via tanta tranquilidade ao meu redor apesar das tristes realidades em que muitos estão a viver.
Lisboa

Não assassinem o porto de Lisboa

O desenvolvimento da cidade de Lisboa não passa por anular o seu porto, mas por aprender a conviver com ele, aproveitando as suas vantagens e promovendo o seu futuro.
Política

É tempo para dizer NÃO

O descrédito sobre quem nos conduz vai levar-nos, pouco a pouco, à destruição do que mais valorizamos: uma sociedade livre e em paz, que possa ser cada vez mais justa e defensora da verdade.
CDS-PP

CDS: as virtudes do Centro

Este CDS, que foge do pragmatismo para defender a verdade, que usa o liberalismo para criar riqueza, mas que usa o social para a distribuir, vem trazer à política a alternativa de servir Portugal.
Futebol

Coragem para ganhar

Se temos entrado com a absoluta vontade de ganhar, se temos tido a humildade de reconhecer os recursos de que necessitávamos, se não tivéssemos medo de arriscar poder perder eu tinha visto outra final
País

Deus nos livre dos importantes

Aqueles que se tornam importantes acabam sempre por destruir a sua importância por se sentirem importantes e insubstituíveis e sem nunca compreenderem a importância da sua saída.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.