Estava um dia quente em Agra, na Índia, quando um casal escolheu sentar-se naquele que ficou conhecido como o banco de Diana, em homenagem à falecida princesa do povo. Cerca de 40 graus celsius não demoveram os duques de Cambridge de posar para a lente fotográfica e, assim, recriar uma imagem icónica, tirada há quase 25 anos.

A história da realeza britânica reinventou-se este sábado, 16 de abril, com Kate Middleton e o príncipe William a sentarem-se no mesmo banco onde Diana marcou uma posição clara em 1992: sentada sozinha à frente do Taj Mahal, monumento edificado no século XVII para honrar uma história de amor, Diana quis mostrar ao mundo o quão infeliz estava. Não é por acaso que a dita fotografia — continuamente recriada pelos turistas que visitam o local, uma vez que tem um dos melhores pontos de vista do monumento — simboliza o fim do seu casamento com o príncipe Carlos. Apesar de o divórcio só ter chegado quatro anos depois, o casal separar-se-ia numa questão de meses.

(FILES) This combination photograph shows (TOP) Princess Diana of Wales as she poses at The Taj Mahal in Agra on February 11, 1992, and (BOTTOM) Britain's Prince William, Duke of Cambridge(R)and Catherine, Duchess of Cambridge as they pose during their visit to The Taj Mahal in Agra on April 16, 2016. Prince William and his wife Catherine arrived at the Taj Mahal, wrapping up their week-long trip to India and Bhutan with a visit that carries poignant echoes for Britain's royal family. / AFP / AFP AND POOL / Money SHARMA AND Douglas CURRAN (Photo credit should read MONEY SHARMA,DOUGLAS CURRAN/AFP/Getty Images)

Foto: Money Sharma/Douglas Curran/AFP

Kate surgiu diante do público com um vestido branco com motivos florais bordados a azul, uma peça de assinatura da designer indiana Naeem Khan acompanhada por uns sapatos de salto alto em tom nude. O look foi o escolhido para uma fotografia feliz, com a duquesa sentada de sorriso no rosto e joelho subtilmente encostado à perna do marido — um contraste evidente tendo em conta o retrato de Diana de há 24 anos, pelo que seria apenas uma questão de tempo até as mais diversas leituras surgirem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

(FILES) This combination photograph shows (RIGHT) Princess Diana of Wales as she poses at The Taj Mahal in Agra on February 11, 1992, and (LEFT) Britain's Prince William, Duke of Cambridge(L)and Catherine, Duchess of Cambridge as they pose during their visit to The Taj Mahal in Agra on April 16, 2016. Prince William and his wife Catherine arrived at the Taj Mahal, wrapping up their week-long trip to India and Bhutan with a visit that carries poignant echoes for Britain's royal family. / AFP / Douglas CURRAN AND Prakash SINGH (Photo credit should read DOUGLAS CURRAN,PRAKASH SINGH/AFP/Getty Images)

Foto: Douglas Curran/AFP/Getty Images

Conta a Vanity Fair que, segundo os assessores de William, a ideia do príncipe era visitar o Taj Mahal de maneira a criar novas memórias, uma decisão que alguns comentadores reais já consideraram ser corajosa. Mas nem todos pensam assim: no Mail Online, a cronista Jan Moir escreve um texto de opinião onde argumenta que Diana será sempre uma sombra capaz de abafar a presença e notoriedade de Kate.

“A partir do momento em que o rabo tonificado de Kate alcançou o banco do Taj Mahal ela estava, uma vez mais, na posição nada invejável de ser julgada e avaliada por comparação à sua falecida sogra”, argumenta Jan Moir. Mais do que comparações, a imagem em questão pode abrir feridas do passado e recordar com novo fulgor como o príncipe Carlos foi infiel com a amante de sempre, Camilla Parker Bowles.

Pondo de lado simbologias e leituras alheias, Kate e William celebram cinco anos de casamento no próximo dia 29 de abril. Apesar de ser muito raro mostrar afeto em público, o casal parece tão feliz como no dia em que subiu ao altar e protagonizou um dos eventos do ano.