Nas peças de roupa há memórias presas em padrões, cortes, cores e texturas. Há características que conduzem quem as usa – ou quem as vê — a lugares, pessoas e até músicas do tempo em que eram vestidas. São por isso muitas as histórias que moram na Retro City Lisboa, uma nova loja vintage onde os artigos vão dos anos 50 aos 90.

Casacos Adidas, polos Fred Perry, ténis Converse, botas Dr. Martens, calças Levi’s, lenços coloridos, óculos quadrados ou em tons fluorescentes são algumas das pérolas que rapidamente se associam ao estilo retro e que se podem encontrar no espaço da Rua Maria Andrade, em Lisboa. No que toca a preços, há peças únicas que começam nos 8€ e conjuntos completos que se podem compor por 50€ ou até menos.

15 fotos

Conciliar a variedade, qualidade e originalidade a preços reduzidos é um dos elementos diferenciadores da Retro City Lisboa. Outro dos pormenores que caracteriza a loja é a música para criar o ambiente perfeito. Por isso, enquanto vê uma e outra blusa e experimenta saias rodadas, vestidos compridos e calças à boca de sino, pode ouvir rock e artistas como AC/DC, Mondo Drag, Mars Red Sky, All Them Witches ou Brian Jonestown Massacre. Outro elemento diferenciador? Japan, o cão que recebe todos os visitantes com simpatia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira loja Retro City abriu em Madrid mas as criadoras do conceito, a catalã Esther e a inglesa Shann – que se conheceram a dançar em Barcelona e que decidiram abrir uma loja retro numa viagem à América Latina — quiseram vir para uma das cidades de que mais gostam para dar a conhecer o que há de vintage pelo mundo aos portugueses.

retro city lisboa,

A catalã Esther, a inglesa Shann e o simpático Japan. Foto: Hugo Amaral/Observador

Aquilo que estão a fazer é, como dizem, “reciclar com estilo, trazendo para tempos modernos o que é antigo e que continua a fazer sentido. O que não gostamos é de nada que se pareça com fast fashion.”

No total são seis mil as opções para quem visitar a loja. Em segunda mão, as peças expostas vêm de sítios tão distintos como América, Holanda, Bélgica e França. Haverá “atualização” de modelos sempre que as duas proprietárias viajarem, à procura das melhores histórias de roupas de outros tempos.

O quê: Retro City Lisboa
Onde: Rua Maria Andrade, 43, (Anjos), Lisboa
Horário: Segunda a sábado, das 12h às 20h
Contactos: 21 809 9932; retrocitylisbon@gmail.com
Instagram: instagram.com/retrocitylisboa