O seu Instagram já não é o mesmo? Caso as publicações na sua conta já não apareçam por ordem cronológica quer dizer que é uma das pessoas que já tem a nova versão do Instagram.

A rede social de partilha de fotografias anunciou, em março, que iria fazer alterações no feed dos utilizadores. Segundo a empresa, na anterior versão cada utilizador “perdia cerca de 70%” das publicações das pessoas que seguem. Isto quer dizer que muitas vezes as pessoas podem não ver as publicações que mais lhe interessam.

Segundo o comunicado da empresa que foi comprada pelo Facebook em 2012, a nova ordem das fotografias e vídeos no feed do utilizador vai ser escolhida por um algoritmo que irá colocar em primeiro lugar as publicações que potencialmente tenham mais interesse para o detentor da conta. Essa ordenação é definida consoante a relação com a pessoa que faz a publicação e a “intemporalidade do conteúdo”. O Instagram garantiu que todas as fotografias continuariam a estar na conta, apenas com uma ordem distinta.

Como anunciou a rede social, esta medida permite ao utilizador ter as publicações que mais lhe interessam “à sua espera quando acordar”.

Esta atualização, que pretende promover a “melhor experiência possível” aos utilizadores da rede social, não foi recebida com o entusiasmo esperado por muitos dos utilizadores da rede social, como informa o jornal inglês The Guardian.

Muitos utilizadores mostraram preocupação por não terem a certeza se o algoritmo irá mesmo buscar as publicações nas quais estes tenham mais interesse.

Durante uns meses, a rede social, não realizou alterações no seu feed, embora tenha alterado o aspeto do seu logótipo e da aplicação. Mas o dia temido por muitos utilizadores haveria de chegar eventualmente e alguns dos instagrammers — nome atribuído aos que usam a rede social — já viram a nova organização do seu feed. O veredicto de muitos dos visados foi negativo, como se pode ver nas publicações reproduzidas a seguir.

Aparentemente, o algoritmo dá prioridade às publicações de pessoas com quem o utilizador já interagiu e a publicidade, o que tem deixado muito dos utilizadores insatisfeitos, existindo até quem ameace abandonar a sua conta, principalmente porque afirmam que as pessoas já não veem as suas fotografias.

É que esta nova organização do feed faz com que se torne mais complicado ver todas as publicações feitas desde a última vez que se fez scroll na rede social. Esta nova medida pode fazer com que os utilizadores passem mais tempo à procura de uma publicação nova, uma premissa que não deve desagradar à empresa, como deduz a jornalista do The Guardian.

O novo feed ainda não foi aplicado a todas as contas, sendo até que pessoas com mais de uma conta têm algumas contas com o novo sistema e outras com o antigo, como se pode perceber pela publicação abaixo.

Um porta-voz da empresa afirmou que o novo sistema vai ser aplicado “gradualmente e universalmente” ao longo das próximas semanas.