Por alguma razão as rulotes de cachorros quentes e hambúrgueres estão sempre lotadas no final da noite — e não é porque são sete da manhã e as pessoas não comem desde as nove da noite do dia anterior — é mesmo porque o álcool e a comida andam de mãos dadas.

O excesso de álcool e o aumento de peso já foram relacionados no passado e alguns investigadores acreditam que o álcool pode influenciar os “desejos alimentares”. Mas segundo um novo estudo publicado na Health Psychology, os investigadores sugerem também que o álcool prejudica o controlo inibitório, o que faz com que as pessoas comam mais.

Os investigadores juntaram 60 mulheres jovens e pediram a umas que bebessem vodca com limonada e a outras que bebessem limonada num copo que tinha sido borrifado com vodca (o que levaria as participantes a achar que a sua bebida continha álcool). Depois de beberem tinham de preencher um questionário sobre o que lhes apetecia comer e fazer uma outra tarefa. Nessa outra tarefa as palavras azul, vermelho, amarelo e verde apareciam associadas a outras cores — por exemplo, a palavra vermelho vinha escrita com a cor amarela e às mulheres cabia dizer em voz alta em que cor estavam as palavras escritas.

Depois dessa fase inicial foram-lhes dadas bolachas de chocolate e foi-lhes dito que podiam comer as que quisessem. De acordo com a Time, as mulheres que beberam a mistura de vodca e limonada tiveram mais dificuldade na tarefa das cores do que as que beberam o placebo, além de terem comido mais bolachas.

Os investigadores acreditam que a razão pela qual as mulheres ingeriram mais calorias foi porque o seu controle inibitório estava afetado, o que foi comprovado pelo teste das cores. No entanto, as mulheres que tinham mais cuidado com o que comiam porque queriam perder ou manter peso não foram afetadas pelo álcool. A justificação é que as mulheres que controlam muito o que comem esforçam-se muito mais para resistir à comida.

Apesar de a amostra ser muito pequena e serem necessários mais estudos, os investigadores concluíram que a razão pela qual o álcool está ligado ao aumento de peso é porque o autocontrole das mulheres estava em baixo e não porque tiveram desejos de comida. Mas que o álcool destrói o autocontrolo dos seres humanos, isso não é novidade nenhuma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR