O Pokémon GO, um dos jogos mobile mais falados do momento, foi oficialmente lançado esta sexta-feira em Portugal. Na prática, isso apenas significa que já é possível descarregá-lo gratuitamente a partir das lojas oficiais App Store (em iOS) e Play Store (Android), tendo em conta que muitos portugueses já o tinham instalado recorrendo a lojas alternativas.

De facto, isso não passou despercebido à Nintendo, uma das três companhias que desenvolveram a aplicação. Num comunicado enviado ao Observador, a Nintendo Portugal recorda que “milhares de portugueses saíram à rua para procurar personagens como Pikachu, Charmander ou Bulbasaur nos sítios mais improváveis. E até hoje o jogo nem sequer estava disponível oficialmente em Portugal!”

O Pokémon GO recorre à realidade aumentada para misturar elementos virtuais com o mundo real. Assim, para encontrarem os pokémons, os jogadores são obrigados a sair de casa e irem para as ruas. Igrejas, monumentos, bibliotecas e outros locais públicos são, no jogo, convertidos em pokéstops, isto é, locais onde os jogadores podem encontrar outros itens e artefactos necessários ao jogo.

O jogo, lançado pela primeira vez há pouco mais de uma semana, alcançou um sucesso sem precedentes. Por exemplo, em pouco tempo conseguiu superar aplicações como o Tinder (em número de instalações, em Android) e estima-se que já tenha superado também o Twitter em número de utilizadores ativos diariamente (também em Android). Na loja da Apple, o jogo alcançou rapidamente o primeiro lugar da lista de aplicações gratuitas mais descarregadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Nintendo Portugal tenta ainda explicar o fenómeno: “Mas qual será a razão para tanto falatório? É muito simples. Tal como desde o seu lançamento original nas consolas GameBoy (com Pokémon Red e Pokémon Blue), os jogos protagonizados pelas criaturas criadas por Satoshi Tajiri tiveram sempre o mesmo encanto: o desejo de colecionar criaturas escondidas nos locais mais recônditos e a satisfação de poder trocá-las com os amigos”, escreve a empresa.

Esta quinta-feira, ensinámos-lhe passo a passo como instalar o Pokémon GO. Mas agora é tudo muito mais fácil. Basta escolher um dos dois caminhos: