A aplicação para smartphones Prisma, cujos filtros estão a transformar fotografias tiradas com telemóvel em obras de arte, está a ter um sucesso tremendo. Tanto que muitos dos seus utilizadores estão a pedir que a aplicação — gratuita para iPhone e Android — acrescente uma funcionalidade para aplicar os mesmos filtros em vídeos.

Enquanto os russos da Prisma Labs não criam uma versão dos seus filtros (que usam inteligência artificial) para os vídeos, uma outra empresa já se antecipou e criou a Artisto, que está a transformar os nossos vídeos do telemóvel em quadros de Vincent Van Gogh e Pablo Picasso em movimento. Se quiser experimentar os vários filtros disponíveis, pode fazer o download da aplicação para iPhone aqui ou para Android aqui.

Quer espreitar como fica um dos filtros? Experimente o vídeo abaixo.

A aplicação funciona de forma simples e é possível aplicar os filtros diretamente sobre uma filmagem feita na hora ou sobre um vídeo antigo que tenha no seu smartphone. Alguns dos filtros são parecidos com os do Prisma, outras são mais originais. Depois de aplicado o filtro, o novo vídeo fica disponível para guardar ou partilhar nas redes sociais.

Se está de férias, esta é uma boa oportunidade para experimentar esta app com os vídeos que tem no telemóvel. E, já sabe, se tem um iPhone e começar a escassear o espaço disponível, pode tentar o truque estranho para libertar gigabytes e gigabytes na smartphone.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR