Quanto tempo o tempo tem? A pergunta é enigmática e desde o início da humanidade que o tema é algo que fascina o homem. Embora não se consiga responder à questão, o ser humano foi inventando mecanismos que medem a passagem do tempo. O mais comum é o relógio. O instrumento já era utilizado há pelo menos 3.000 anos, idade do relógio solar mais antigo de que há conhecimento, e continua a ser usado nos dia hoje, apesar dos telemóveis e afins. E graças ao físico Danny Hillis, podemos hoje dizer com certeza que ainda existirá daqui a dez mil anos.

Isto porque o inventor decidiu criar aquilo a que chama “um projeto a longo prazo” e está a construir um relógio que vai funcionar durante dez mil anos, conta o ABC. O prazo foi escolhido porque é essa a idade que a humanidade tem hoje. A ideia de Hillis é criar algo a pensar no futuro e dizer às pessoas que estarão vivas daqui a dez mil anos que alguém pensou nelas.

O relógio foi projetado em 1986 e está a ser construído desde então numa montanha do Texas. Deverá contar anos, séculos e milénios e diz as horas mostrando a posição dos planetas, Sol, Lua e estrelas. É composto de aço inoxidável, titânio e cerâmica. Vai também mostrar a data da última vez em que foi visitado por alguém.

Para visitá-lo vai ser preciso descer às profundezas, já que o relógio terá 600 metros de altura e é preciso descer 150 metros antes de encontrar a sua extremidade do relógio. Vão ser construídas escadas em caracol em torno da invenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR