909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Maria João Avillez

Colunista

Iniciei a minha actividade profissional ainda estudante, com 17 anos, na RTP, no “Programa Juvenil” e desde  então não mais parei de fazer jornalismo. Fui redactora principal do Expresso, trabalhei no Público e colaborei em diversos meios de comunicação -  do Diário Noticias à revista Sábado, da TSF à Rádio Renascença, da RTP à SIC Noticias. Coube-me a autoria e a apresentação de  centenas de programas semanais  - radiofónicos e televisivos - de debate político ou grandes entrevistas. Em 1982 ganhei o Prémio EFE de Jornalismo, com “Sá Carneiro – o Ultimo Retrato”. Entre 1987 e 1989 trabalhei como assessora no Gabinete do então Ministro da Educação, engenheiro Roberto Carneiro. Tenho dez livros publicados entre os quais se contam as biografias de Sá Carneiro e Mário Soares; um volume sobre Álvaro Cunhal e um longo diálogo com Vítor Gaspar, para além de dois livros de entrevistas e de duas obras dedicados ao trabalho desenvolvido pela Fundação Gulbenkian no espaço geográfico onde se fala português.

Artigos publicados

Eleições Presidenciais

Considerações melancólicas

Com o gosto dos portugueses pelas fardas, a necessidade de uma autoridade superior a velar por eles e a omnipresença mental do sebastianismo, Gouveia e Melo pôs-se a caminho, usando a farda e o cargo
Marcelo Rebelo de Sousa

Ele sabe

Não, isto não é uma lenga-lenga, é simplesmente, num resumo abreviadíssimo, fazer a parte das coisas. Não quero que a nossa amizade, a minha e de Marcelo se despenhe nos socalcos da passagem por Belém
Eleições Presidenciais

O jardim presidencial (e uma simples pergunta)

Quando se fala de um almirante a navegar para a doca de Belém julgo poder ser também do Chega que se trata. Era bom que fosse claro que no PSD e no PS é mais depressa de contra almirantes que se fala.
50 de Abril

A ideia, os protagonistas e aquele... eu estive lá

São 16 protagonistas de 50 anos de democracia, 16 testemunhas empenhadas que Maria João Avillez entrevistou para o podcast do Observador "Eu Estive Lá" e agora foram reunidas em livro. Pré-publicação.
Política

Moçambique, o PS e um elogio

Não foi por acaso que António Costa - desde sempre um político de facção - se permitiu escrever agora o que escreveu. Fê-lo num gesto difícil de classificar em alguém prestes a tomar posse na Europa.
Política

Um e outro

Seja como for será com estes dois homens muito diferentes e à roda deles que gravitará a vida política social e económica de Portugal. Goste-se ou não deles, tenha-se ou não votado neles.
Congresso do PSD

Coisas sérias

A indignação ia fazendo as paredes do Congresso irem pelo ar: em nome de quê e com que autoridade política e ideológica é que o Governo se propunha rever “aquela” disciplina (de Cidadania)?
Política

Afinal, Portugal raramente foi mais do que “isto”

Não há um português que suporte um minuto mais “disto”. Dançaram-se demasiadas valsas no verão, o outono continuou com polcas desastradas mas ambas, valsas e polcas, já não podem mais ser dançadas.
Livros

Regresso à entrevista-memória de Mário Soares

Estes livros não são memórias que depois se transformariam num monólogo; não são de modo algum mais entrevista. Foram uma longuíssima conversa no tempo que permanece hoje, pela memória e pelo legado.
Verão

Crónica demasiado intimista

Dois cavalheiros frente a frente, Eriksson e Artur Jorge, servindo o desporto e a competição. O que é outro modo de evocar um Portugal esquecido onde estas pessoas existiam e estas coisas aconteciam.
Luís Montenegro

Oposição?

As coisas são difíceis nas oposições mas não era preciso serem tão más: os últimos dias anunciam-nos justamente que o estado da mediocridade é para continuar.
Livros

Climas, estalajadeiras, livros (e mais desabafos)

Por agora esta estalajadeira atirará para um desejado entre parêntesis, a casa, os compromissos, o clima, os supermercados, os netos e os primos dos netos e levantará voo para outro poiso no Atlântico
Livros

Livros para todas as estações (e um desabafo)

Marcello Mathias, a “Desoras” , num xadrez consigo próprio, através da escrita: servidor público, cosmopolita, lúcido, intransigente, observador, sarcástico. Paisagista de almas. A ler absolutamente.
Governo

Cem dias, ou muitos mais? (Parte II)

Ora tudo isto que é imenso – quase brutal – vai ter de fazer a quadratura do circulo: juntar a estabilidade politica e parlamentar que não há à utilidade política que não tem havido.
Política

Cem dias? Ou muito mais? (parte I)

O que ocorreu na Grã Bretanha e em França pode ter deixado Pedro Nuno Santos nervoso: o Labour foi para um lado, o PS francês para outro: inspirar-se em qual? Escolher quem? Lidar com o quê?
António Costa

Santo António Costa (e também São Diogo Costa)

Na primavera de 2021, quando iniciei os meus comentários na ainda TVI24, escolhi para tema de estreia a possível ida de Costa para Bruxelas. A fonte era boa, o sonho desejado: não hesitei na “notícia”
História

Tanto Portugal tão longe

O século XVI foi português, Portugal esteve, para o bem e para o mal, pelas lonjuras do mundo. Ter-me apercebido disto, tê-lo visto com os meus olhos, foi um dos maiores presentes que a vida me deu.
25 de Abril

25 de Abril com Soares

Vida fora, muitos foram os que quiseram seguir Mário Soares. Outros, também muitos, quiseram combatê-lo. Deve ter valido a pena para todos: Soares valia como escolha e como adversário.
Política

E até quando?

Para aquele meu interlocutor eu estava a sair fora do perímetro demarcado que a esquerda consente à direita. Definitivamente eu não possuía o cartão da “direita com quem se pode conversar”.
Legislativas 2024

Mudar (de uma vez por todas, caramba!)

Pedro Nuno Santos não é capaz do impossível: tendo estado dentro do governo, esconder o que não fez, disfarçar o que fez e iludir-nos de que agora, agora sim, fará.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.