Pizza vive num aquário instalado no centro comercial de Grandview, em Guangzhou, no sul da China. Está lá quase apenas para que as pessoas tirem selfies. Por isso era considerado o urso polar mais triste do mundo. Mas agora tem uma nova oportunidade de ser feliz…

O urso polar é o animal mais conhecido do aquário de Grandview, considerado também o “jardim zoológico mais triste do mundo“. Para sensibilizar as pessoas, a Animals Asia — associação que protege os direitos dos animais — partilhou um vídeo e várias fotografias onde se vê Pizza, que tem revelado ansiedade, stress e apatia, com um ar triste e cansado.

No “jardim zoológico mais triste do mundo” falta espaço e luz natural. E Pizza não é o único animal ali preso. Existem ainda outro urso polar, seis baleias pequenas, cinco leões marinhos e um lobo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, foi criada uma petição online, a exigir libertação de Pizza e o encerramento do aquário chinês, que já foi assinada por mais de 584 mil pessoas.

Muitos ativistas criticaram as condições em que os animais se encontram:

Não existem desculpas para um animal estar preso desta maneira. Os ursos polares precisam de muito espaço, o suficiente para que consigam andar, correr e caçar”, afirmou David Neale, diretor da associação Animals Asia.

Após a denúncia internacional da Animals Asia, e do caso do urso polar mais triste ter corrido mundo, Pizza pode agora ter uma nova casa. O urso polar recebeu o convite para se mudar para o Reino Unido, mais concretamente, para o Yorkshire Wildlife Park, em Doncaster. No parque inglês, Pizza viverá num habitat especialmente criado para ursos polares com mais de 40 mil metros quadrados e dois lagos.

A boa notícia para o Grandview é que agora eles têm a hipótese de corrigir o seu erro. Graças à incrível oferta do Parque de Vida Selvagem de Yorkshire pode haver um final feliz”, disse Neale ao The Guardian.

A oferta foi feita com a condição do aquário chinês não substituir Pizza por outro animal. Não foi oferecido qualquer pagamento pelo urso polar e os custos da sua transferência serão suportados pelo parque inglês e pelo aquário de Grandview.

Será que é desta que o urso polar mais triste do mundo se torna feliz?