289kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Restaurante português na Califórnia ganha estrela Michelin

Este artigo tem mais de 4 anos

O Guia Michelin está definitivamente rendido à cozinha portuguesa. Mesmo quando esta é praticada além-fronteiras, como no caso do Adega, em San Jose, na Califórnia, que acaba de ganhar uma estrela.

O restaurante fica numa zona da cidade conhecida como Little Portugal e não dispensa os elementos típicos como os azulejos ou as louças Vista Alegre e Bordallo Pinheiro.
i

O restaurante fica numa zona da cidade conhecida como Little Portugal e não dispensa os elementos típicos como os azulejos ou as louças Vista Alegre e Bordallo Pinheiro.

www.adegarest.com

O restaurante fica numa zona da cidade conhecida como Little Portugal e não dispensa os elementos típicos como os azulejos ou as louças Vista Alegre e Bordallo Pinheiro.

www.adegarest.com

É em San Jose, a terceira cidade mais populosa do estado da Califórnia e a décima dos Estados Unidos, que se concentra uma das maiores comunidades de portugueses e lusodescendentes do país, muitos deles habitantes de um bairro humilde conhecido por Little Portugal. Pois bem: quem quiser experimentar a cozinha do único restaurante da cidade com estrela Michelin é precisamente a Little Portugal que se deve dirigir e procurar pelo Adega, que acaba de receber essa distinção.

Durante mais de 30 anos, o espaço que desde 2015 acolhe o Adega foi ocupado por Leonel Sousa e a mulher Aida. O seu restaurante Sousa’s era pouso frequente dos portugueses da cidade, graças a especialidades como Coelho à Caçador ou Bacalhau à Gomes de Sá. Mas a doença de Aida obrigou Leonel a reformar-se e este acabou por vender o espaço a outro casal português, Carlos e Fernanda Carreira.

ADEGAMICHELIN530

O polvo à lagareiro do Adega há-de ter contribuído para esta estrela Michelin.
(foto: www.adegarest.com)

A filha destes, Jessica, nascida em San José, estudou pastelaria na Le Cordon Bleu College of Culinary Arts, em Los Angeles, e mudou-se para Portugal onde passou por alguns restaurantes de nomeada, casos de Alma, Assinatura ou Eleven, onde chegou a chef de pastelaria, com apenas 20 anos. Foi aí que teve o primeiro contacto com as estrelas Michelin. O segundo teve-o agora, na companhia do marido David Costa, o chef do Adega, também ele com passagens por Eleven e Assinatura. Ao Mercury News, Jessica revelou-se “muito surpreendida, chocada até, mas muito feliz”.

View this post on Instagram

Chocolate yum yum desert????????????????

A post shared by c-alex-e2 (@ialex5) on

Do menu fazem parte alguns dos maiores clássicos do receituário nacional, caso dos Pastéis de Bacalhau, Polvo à Lagareiro, Carne de Porco à Alentejana, Arroz de Pato, Arroz de Marisco ou Bife à Portuguesa, entre outros. A apresentação, contudo, é mais contemporânea que tradicional. As sobremesas de Jessica exibem a sua escola fine dining, sempre sem esquecer os sabores ou as influências nacionais, como no caso da famosa Calçada de Chocolate. Já a garrafeira é uma das mais bem-recheadas de vinhos portugueses fora de Portugal. Nem podia ser de outra forma — Carlos e Fernanda Carreira estão há vários anos ligados ao negócio da importação de vinhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Adega é o segundo restaurante português — ou de influências assumidamente portuguesas — a receber uma estrela Michelin, depois do nova-iorquino Aldea, do luso-americano George Mendes, que a tem desde 2012.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.