Um jovem espanhol de 15 anos uniu-se ao Estado Islâmico para lutar ao lado do pai e dos dois irmãos, que já integram a organização. A informação foi avançada, esta segunda-feira, pela juíza Carmen Lamela e publicada pelos meios de comunicação de Espanha.

Segundo relata o canal Antena 3, a entrada do jovem no Estado Islâmico foi descoberta a partir da detenção do alegado yihadista, Fouad Bouchihan, que mantinha relações com combatentes do grupo em zonas de conflito na Síria, entre os quais se encontrava o cidadão espanhol.

Ainda não foram divulgadas mais informações sobre o jovem, a não ser que nasceu em Madrid e que um dos seus irmãos “encontra-se falecido”, segundo lê-se na decisão da juíza, citada pelo jornal La Vanguardia.

A magistrada avançou ainda alguns detalhes da investigação a Bouchihan. O homem tem 26 anos, foi preso em Barcelona este sábado e sentia-se “plenamente identificado com os métodos violentos e as crenças totalitárias” do Estado Islâmico. Ter-se-á gravado em vídeo com o filho, de dois ou três anos, a ensinar-lhe a repetir expressões de “admiração” à organização e terá sete perfis em redes sociais, com as quais ameaçava de morte os seus “inimigos”, descreve o canal espanhol.

Bouchihan trabalhava com Ilyass Chentouf, de 19 anos, detido em Madrid, este sábado, durante a mesma operação policial. Tinha dois perfis em redes sociais, nos quais publicava conteúdos relacionados ao Islamismo radical e à atos de violência em nome do Estado Islâmico. Sentia-se identificado, sobretudo, pelo grupo terrorista Brigadas de Ezzedine al-Qassam – uma facção armada do movimento radical palestiniano Hamas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR