A fábrica, loja e bar da LX Brewery na Estefânia, pertíssimo do Arco do Cego, em Lisboa, só está aberta desde setembro. Mas a marca já tem alguma história anterior a esse momento. Previamente conhecida como Sant’Ana LX Brewery, assumia-se como a primeira marca de cerveja artesanal lisboeta, tendo nascido sem grandes ambições de vir a sair da cidade.

E mesmo dentro dela, diga-se, não estava disponível em muitos sítios, para além de um carrinho parado, aos fins-de-semana, no Príncipe Real e da presença em algumas lojas, restaurantes e eventos de comida de rua. Na antiga fábrica e loja, na Rua Bernardim Ribeiro, perto do Conde Redondo, a atividade concentrava-se sobretudo nos ingredientes e equipamento para fazer cerveja, a parte mais importante e visível da operação, sendo um local de romaria quase obrigatório para adeptos do homebrewing.

No ano passado, Duarte da Cunha e Silva, que vem do mundo da consultadoria e gestão e negócios, juntou-se a Gonçalo Sant’Ana, o fundador da marca, homem cujas experiências neste campo se iniciaram há mais de dez anos. Dessa união resultou o projeto de expansão da marca.

IMG_3846 (1)

A LX Brewery junta várias vertentes: cervejeira, bar e loja para produtores artesanais.
(foto: © Rodrigo Nogueira)

O nome perdeu o “Sant’Ana” e ganhou toda uma ambição de extravasar os limites da cidade, com garrafas novas, disponíveis em muitos mais sítios, colaborações com cervejeiras estrangeiras, como a espanhola Ballut, e um novo espaço aberto ao público instalado numa antiga oficina automóvel dentro de um prédio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E se antes as cervejas eram muito dadas ao experimentalismo, com relutância em fixar as receitas e afins, a mentalidade também mudou ligeiramente. Duarte explica: “Começámos a definir umas receitas, mas mantivemos os objetivos experimentais, por isso é que fazemos variedades como kölsch, mega-bock, ou smoked. Ainda fazemos uma coisas giras.” O nome, esse, mudou “por ser mais fácil a nível internacional”.

Foi já a partir deste espaço que organizaram a Lisbon Beer Week, em Setembro, que envolvia várias outras cervejeiras, como a 8ª Colina e a Dois Corvos, duas outras marcas de Lisboa que também oferecem visitas às respetivas fábricas – no caso da Dois Corvos, também com direito a bar de provas, ou tap room.

Na passagem da Bernardim Ribeiro para a Rua da Ilha Terceira ou a Rua do Funchal (há duas entradas), a parte da produção caseira não ficou esquecida. À esquerda de quem entra estão expostos lúpulos, malte, cevada e tudo o que é preciso para fazer cerveja em casa. Quem quiser produzi-la ali também pode. “Temos a porta aberta para quem quiser fazer 50 ou 30 litros, pequenos lotes, com mais ou menos ajuda”, conta o responsável.

https://www.instagram.com/p/BMnEmDqARWg/?taken-by=lxbrewery

No Lx Brewery estão representadas todas as vertentes da marca, incluindo o tap room. Ou seja, à direita de quem entra há um bar com torneiras de onde saem copos a um e dois euros com cervejas da casa — esta parte pode até funcionar o dia e a semana inteira, mas é mais seguro experimentá-la às sextas e sábados, das seis à meia-noite, que é quando a casa funciona como bar.

Por bar entenda-se uma coisa a sério, com comes, música ao vivo e tudo o que se tem direito. Nessa altura são também colocadas mesas e cadeiras – e é quando funciona em pleno a mesa de matraquilhos que existe entre estas duas vertentes do espaço.

Também se podem comprar garrafas e combinações de garrafas com copos, ao preço mais barato do mercado (duas garrafas com copo custam 7,5€, três garrafas o mesmo preço). Por fim, a parte de fábrica, que tem capacidade para produzir 20 mil garrafas por mês, está visível para toda os que queiram ver como é que uma pequena cervejeira funciona. E, talvez, aprender qualquer coisa.

Nome: Lx Brewery
Morada: Rua Ilha Terceira 42D ou Rua do Funchal 5 (Estefânia), Lisboa.
Telefone: 93 790 1315
Horário: Aberto de segunda a sábado, das 09h às 19h (segunda-quinta), das 09h às 00h (sexta) e das 09h30 às 00h à meia-noite( sábado)
Site: www.lxbrewery.pt; facebook.com/lx.brewery